Investimento nos EUA: por que se expor ao mercado americano?

Diagnóstico financeiro gratuito!

Se você já pensou em buscar oportunidades de investimento fora do país, vale considerar investir nos EUA. Com sua economia robusta e uma moeda forte, os Estados Unidos oferecem oportunidades em múltiplos setores.

No entanto, nem todos os investidores entendem os benefícios dessa estratégia, em especial ao considerar as questões cambiais e os custos envolvidos. Se você tem esse tipo de preocupação, vale a pena conhecer melhor as vantagens envolvidas na exposição à economia americana.

Neste conteúdo, você verá os detalhes sobre o investimento nos EUA e saberá por que se expor a esse mercado pode ser interessante. Confira!

Por que se expor ao mercado americano?

No cenário global de investimentos, o mercado americano se destaca entre as opções atraentes para investidores de todo o mundo. 

Confira os principais motivos que podem justificar a escolha dos EUA para a alocação do seu capital!

Diversificação geográfica

Investir no mercado dos EUA é uma decisão estratégica que oferece aos investidores a oportunidade de diversificar suas carteiras além das fronteiras nacionais. A medida contribui para diluir os riscos inerentes às oscilações econômicas e políticas específicas de um país. 

Quando o seu portfólio é composto apenas de alternativas nacionais, eventuais crises internas e problemas políticos ou econômicos podem prejudicar todos os seus investimentos. Já ao se expor aos EUA, você tem a chance de aproveitar a robustez e a estabilidade econômica norte-americana.

Vale destacar que os mercados estadunidenses operam sem grandes influências de economias emergentes — como a brasileira. Portanto, mesmo que o mercado nacional passe por baixas, os investimentos realizados nos EUA não tendem a ser impactados, protegendo parte do seu portfólio.

Variedade de alternativas de investimento

Para ampliar o nível de diversificação da sua carteira, você pode aproveitar a grande variedade de alternativas de investimento presentes nos EUA.

Entre eles, estão:

  • stocks: ações de empresas norte-americanas, negociadas nas bolsas de valores dos EUA;
  • options: derivativos financeiros, usados por investidores que buscam fazer hedge ou obter ganhos com especulação;
  • bonds: títulos de renda fixa americanos, podendo ser públicos ou privados. Um exemplo são os Treasury Bonds, equivalentes aos títulos do Tesouro Direto brasileiros;
  • exchange traded funds (ETFs): fundos de índice que replicam o desempenho de indicadores de mercado, tanto americanos quanto globais;
  • real estate investment trusts (REITs): empresas que atuam no mercado imobiliário, permitindo investimentos indiretos no setor, de forma semelhante aos fundos imobiliários (FIIs).

A ampla gama de ativos permite que os investidores encontrem oportunidades que correspondam aos seus objetivos financeiros e perfil de risco. Ela também possibilita o investimento em setores que nem sempre estão disponíveis em mercados locais.

Por exemplo, nas bolsas americanas, há mais alternativas em segmentos como tecnologia, saúde, entretenimento e seguros. Logo, o investidor pode se posicionar em indústrias dos mais variados tipos e tamanhos.

Estabilidade econômica dos EUA

Investindo nos EUA, o investidor ainda se beneficia de um sistema financeiro reconhecido por sua solidez e estabilidade. Mesmo diante de crises, a economia americana geralmente consegue apresentar resultados econômicos consistentes.

Por exemplo, em 2020, quando a pandemia de covid-19 começou, o produto interno bruto (PIB) norte-americano apresentou um resultado muito próximo ao de 2019. Já nos anos seguintes, os dados foram cada vez melhores.

Veja o movimento, em um gráfico da Trading Economics:

Uma das razões para os resultados é que as políticas monetárias dos EUA são formuladas com precisão para manter a inflação sob controle e estimular o crescimento econômico. A capacidade de gestão transmite segurança aos investidores, que veem no país um destino confiável para investir seus recursos.

Potencial de crescimento das empresas americanas

A economia mais sólida e previsível cria um ambiente propício para o crescimento empresarial. Com acesso a um dos maiores mercados do mundo, infraestrutura avançada e recursos tecnológicos, muitas companhias dos EUA têm um potencial significativo de valorização.

Ao investir nessas empresas, você participa diretamente do desempenho de líderes globais em diversos setores, aproveitando o potencial de crescimento e lucratividade dos empreendimentos. Assim como acontece no mercado nacional, muitas companhias nos EUA pagam dividendos.

Nesse sentido, junto à possível valorização de seus papéis, o investidor pode obter proventos — pagos em dólar. Contudo, sua distribuição está condicionada à realização de lucros, logo, o pagamento de dividendos nem sempre é garantido.

Dolarização da carteira

Com a chance de receber proventos e juros em dólar, investir nos EUA proporciona a dolarização de sua carteira de investimentos. A vantagem é significativa, considerando que a moeda norte-americana possui aceitação global, sendo usada como reserva de valor de muitos países.

É pertinente destacar que o dólar também precifica diversas commodities negociadas ao redor do globo. Dessa forma, dificilmente a moeda estadunidense passa por problemas de liquidez, o que ajuda a manter o seu preço estável. 

A dolarização do seu portfólio ainda proporciona proteção cambial. A razão é que eventuais quedas do real podem ser neutralizadas com os ganhos em razão da valorização da moeda americana. O mesmo vale para baixas no Índice Bovespa, que costuma apresentar correlação negativa com o dólar.

Como investir nos EUA?

Depois de ver as vantagens do investimento nos EUA, se você ficar interessado na estratégia, precisará aprender a implementá-la. O primeiro passo é abrir conta em uma corretora que permita a realização de investimentos no exterior.

A XP Investimentos é uma delas, por disponibilizar uma conta global que facilita a realização de alocações de capital fora do país sem grandes custos. Além disso, a corretora fornece gratuitamente o suporte de uma assessoria de investimentos, como a Elo Forte.

O apoio de um assessor é útil para quem deseja explorar outros mercados, inclusive o estadunidense. Afinal, o profissional possui o conhecimento necessário para apresentar as alternativas mais adequadas ao seu perfil e objetivos, além de sanar dúvidas.

Dessa forma, a assessoria tende a simplificar a complexidade do cenário dos investimentos e trazer estratégias para a proteção do seu capital. Assim, você consegue tomar as decisões financeiras mais adequadas para a sua carteira e aumentar as suas chances de sucesso no mercado. 

Como você aprendeu, fazer um investimento nos EUA permite acessar uma das economias mais fortes e dinâmicas do mundo. Considerar a estratégia pode ser um passo para alcançar seus objetivos financeiros e se proteger das incertezas do mercado doméstico.

Você gostou de aprender sobre a exposição ao mercado americano? Aproveite para ampliar seus conhecimentos descobrindo se é possível fazer investimentos internacionais morando no Brasil!

Diagnóstico financeiro gratuito!

Informações exclusivas por e-mail:

Baixe seu e-book

Investir com direção é muito mais seguro

Preencha o formulário para conversar com um assessor de investimentos:

Confira outros artigos

Converse com um assessor de investimentos: