O mercado de ações traz muitas oportunidades para os investidores alcançarem os seus objetivos financeiros. Quem investe com foco no longo prazo e buscando construir um patrimônio, por exemplo, pode se beneficiar da bonificação de ações.
Com ela, é possível aumentar o número de ações da companhia sem que seja preciso realizar novos investimentos. Dessa maneira, você tem a chance de impulsionar a construção de renda passiva no futuro e de se aproximar dos seus objetivos financeiros.
Neste post, você entenderá o que é bonificação de ações e como ela funciona. Acompanhe!
O que é bonificação de ações?
A bonificação de ações é caracterizada pela oferta gratuita de novas ações aos investidores, em quantia proporcional ao capital investido. No geral, a distribuição desse provento acontece quando a empresa alcança bons resultados.
Com isso, o investidor pode aumentar a sua posição acionária sem ter que injetar mais dinheiro em novas compras de papéis.
Ao mesmo tempo, vale considerar que a bonificação é um benefício e, portanto, não é uma obrigação da companhia. Ela consiste em uma ação voluntária e ajuda a incentivar a permanência dos atuais investidores, além de atrair novos interessados nos ativos.
Como funciona essa distribuição?
Após entender o conceito de bonificação de ações, chegou a hora de saber como essa distribuição funciona. Nesse caso, a empresa deve deliberar, por meio de uma assembleia, a data e a quantidade de papéis que serão distribuídos.
Depois, é necessário informar ao mercado essas decisões. Esse processo é feito por meio da emissão de um fato relevante, que consiste em um tipo de anúncio que possibilita que investidores e demais interessados no benefício se preparem.
O anúncio precisa conter a data limite para a compra das ações que permitirão o recebimento da bonificação, chamado de data com. A partir do dia seguinte, conhecido como data ex, a pessoa que adquirir um papel da companhia não terá o direito de receber a bonificação naquela oportunidade.
Na data de distribuição, a empresa oferece as novas ações aos investidores, conforme o capital que eles têm investido. Assim, os beneficiários passam a ter uma quantia maior de ativos daquela corporação.
Quais são as vantagens da bonificação de ações?
Para os investidores, a bonificação de ações permite receber mais papéis de uma companhia sem que seja preciso nada por isso. Desse modo, eles podem ter acesso a mais dividendos e juros sobre capital próprio em eventuais distribuições futuras.
Assim, um investidor que tem 100 ações de uma empresa e, com a bonificação, recebe 20 papéis a mais, terá direito a receber proventos sobre 120 ativos.
Outra vantagem está relacionada com a possibilidade de valorização no preço da ação. Por exemplo, se houver um aumento na cotação dos papéis, o retorno do investidor será sobre 120 ativos, e não mais em 100.
Para a empresa, a bonificação é vantajosa porque tende a tornar os papéis mais atraentes para os investidores. Como a cotação das ações varia com a lei da oferta e da procura, essa decisão pode favorecer a valorização dos papéis.
A bonificação de ações é um benefício concedido por empresas aos seus acionistas, como uma maneira de recompensá-los ou incentivar o investimento contínuo. Ao entender como esse provento funciona, você terá mais facilidade para avaliar fatos relevantes das companhias sobre esse tema.
Gostou do conteúdo? Deixe um comentário no post e conte para gente quais foram as suas impressões!