Ao buscar notícias sobre política e economia, você pode encontrar o termo estagflação. Ele está diretamente relacionado com a inflação e influencia diferentes aspectos da vida da população de um país.
Logo, compreender o conceito é relevante para avaliar os seus efeitos no mercado e no dia a dia dos cidadãos. Com o conhecimento, existe a possibilidade de se proteger contra os riscos que o fenômeno pode representar.
Quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura e veja como proteger o seu dinheiro da estagflação!
O que é estagflação?
A estagflação é um fenômeno que combina estagnação e inflação, resultando em um cenário desafiador para a economia. O processo gera um ambiente em que o crescimento econômico é fraco ou inexistente, enquanto os preços continuam a subir.
De modo geral, o esperado é que a queda da inflação acompanhe o cenário de economia em desaceleração. Entretanto, na estagflação, a lógica não se aplica. O resultado é um impacto negativo sobre o mercado — afetando empresas e consumidores.
O conceito de estagflação não é novo. Ele foi introduzido em 1965 pelo político britânico Ian Macleod, que se referia à situação econômica do Reino Unido naquele momento. Desde então, o fenômeno ocorre em diferentes economias ao longo do tempo, sendo um desafio a ser enfrentado.
Como a estagflação afeta os investimentos?
Após entender o conceito de estagflação, vale saber como ele costuma afetar os investimentos. No Brasil, quando a inflação está elevada, é comum que o Banco Central eleve a Selic (taxa básica de juros). A medida tende a aumentar o rendimento de títulos de renda fixa.
Devido a esse movimento e ao ambiente de maior incerteza — com a estagnação afetando parte das empresas —, muitos investidores migram da bolsa de valores para a renda fixa. O intuito é proteger a carteira, enquanto se aproveita a alta dos juros.
Outros cenários comuns são o fortalecimento ou o surgimento de novas oportunidades de investimento no mercado financeiro. Nesse contexto, mesmo sem a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), o crédito privado pode ser mais buscado pelos investidores.
Uma das razões é que, geralmente, suas alternativas oferecem maiores retornos do que os títulos públicos, por exemplo.
Como proteger o dinheiro da estagflação?
Agora que você conhece um pouco mais sobre estagflação, chega o momento de saber como proteger o seu dinheiro durante esses períodos.
Confira as principais informações, a seguir!
Diversifique o seu portfólio
A diversificação do portfólio é uma estratégia que contribui para a proteção contra a estagflação. Distribuir o seu capital entre diferentes tipos de investimentos, classes e setores pode mitigar possíveis riscos.
No entanto, lembre-se de que a estratégia não significa apenas pulverizar as alternativas em sua carteira. Ela consiste em selecionar ativos descorrelacionados ou com correlação negativa. Assim, a tendência é que eles tenham desempenhos distintos em cenários econômicos similares.
Faça escolhas estratégicas
Você viu que a estagflação afeta os investimentos tanto na renda fixa quanto na variável. Assim, é preciso fazer uma análise aprofundada do cenário para tomar decisões estratégicas e otimizar o seu portfólio.
Por exemplo, é comum que os investidores considerem a internacionalização de parte do portfólio para se proteger das oscilações na economia brasileira. Afinal, nem sempre os períodos de crise doméstica estão diretamente relacionados a baixas no mercado global, o que pode contribuir para o equilíbrio nos seus investimentos.
Busque ajuda profissional
Por fim, você pode buscar o suporte de uma assessoria de investimentos para implementar as estratégias necessárias para proteger o seu dinheiro. Os profissionais são qualificados para orientar sobre as melhores práticas e os investimentos disponíveis conforme seus objetivos e perfil de investidor.
Neste conteúdo, você entendeu o que é estagflação e como preservar o seu dinheiro contra o fenômeno. Portanto, coloque o conhecimento em prática para se proteger desse cenário e aproveitar as oportunidades de investimento.
As informações foram úteis? Então compartilhe este post nas redes sociais para manter os seus amigos bem informados sobre estagflação!