Investimento onshore e offshore: quais as vantagens e riscos?

Receba um diagnóstico personalizado dos seus investimentos e potencialize sua carteira!

Se você é um investidor e pensa em diversificar o seu portfólio, é comum ficar em dúvida entre o mercado onshore e o offshore. Afinal, além de investir no país, é possível encontrar outras opções para aportes em nações estrangeiras.

Por esse motivo, vale a pena entender as diferenças entre os termos e descobrir o que deve ser considerado na hora de investir. Assim, você passa a conhecer as vantagens e os riscos desses investimentos, optando pela alternativa mais adequada ao seu perfil e objetivos.

Quer saber quais são as vantagens e os riscos dos investimentos onshore e offshore? Então continue a leitura!

O que é o mercado onshore?

O termo onshore se refere a tudo que acontece dentro da costa de um país, ou seja, no seu território. No contexto financeiro, esse tipo de mercado abrange todas as operações financeiras e investimentos realizados internamente em uma nação.

Em relação ao mercado financeiro brasileiro, ele oferece diferentes opções para os investidores, divididas entre as classes de renda fixa e renda variável. Na primeira, você conta com uma maior previsibilidade, já as condições dos retornos são acordadas no momento da aplicação. 

Alguns exemplos são títulos do Tesouro Direto, CDBs (certificados de depósito bancário) e debêntures. No vencimento dos títulos, o investidor recebe o montante aportado acrescido de juros. Já a renda variável não oferece a mesma previsibilidade. 

A razão é que os preços dos ativos oscilam conforme a oferta e demanda do mercado. Embora os riscos sejam maiores, as possibilidades de ganhos também são ilimitadas na renda variável. Desse modo, ao assumir mais riscos, você pode potencializar a rentabilidade esperada com os ativos.

O que é o mercado offshore?

Agora que você sabe o que é o mercado onshore, é hora de conhecer o conceito de mercado offshore. O termo, traduzido como fora da costa, está relacionado aos investimentos feitos fora do país de residência do investidor. 

Ou seja, ao investir offshore, você aloca os recursos em ativos disponíveis no exterior, ampliando as possibilidades de ganho além das fronteiras nacionais. Ao contrário do que muitos pensam, fazer investimentos no exterior é uma prática legal. 

Assim, não há restrições que impeçam os brasileiros de aplicar recursos em mercados internacionais, desde que isso seja feito de forma transparente e em conformidade com as regras fiscais. Portanto, mesmo investindo offshore, você ainda deve cumprir com as obrigações tributárias.

O objetivo é evitar a evasão de impostos ou qualquer outra fraude. O mercado offshore também conta com opções de renda fixa e renda variável. Logo, você encontra investimentos em que existe previsibilidade na rentabilidade e alternativas em que há maiores oscilações.

Quais são as vantagens dos investimentos onshore e offshore?

Entendendo o que são os mercados onshore e offshore e as diferenças entre eles, vale a pena saber quais são as vantagens desses tipos de investimento.

Veja os principais pontos positivos!

Vantagens do investimento onshore

Um dos principais benefícios do investimento onshore é o maior conhecimento da economia doméstica. Estar inserido no mercado nacional facilita o acompanhamento dos cenários econômicos e políticos brasileiros que impactam os investimentos no país.

A maior facilidade em conhecer as regras do mercado nacional também tende a ser um ponto que proporciona conforto para o investidor. Ainda, ao investir dentro do país, você contribui para o crescimento da economia local, ajudando a fortalecer as empresas e os setores regionais.

Vantagens do investimento offshore

Investir no mercado offshore também traz vantagens para quem busca diversificar o portfólio. Uma delas é a proteção contra oscilações cambiais e instabilidades político-econômicas locais. 

Ao investir fora do Brasil, é possível minimizar os impactos de crises internas nos resultados da carteira, podendo proporcionar maior estabilidade ao seu patrimônio. Você ainda consegue acessar mercados financeiros mais estáveis e com potenciais de retorno superiores. 

Algumas economias mais maduras — como a dos Estados Unidos e as de países da Europa — contam com diferentes opções de investimento. Nelas, há como se expor aos resultados de empresas de setores inexistentes ou incipientes no Brasil.

Além disso, muitos países com regimes fiscais favoráveis oferecem uma redução de impostos, o que contribui para aumentar os ganhos líquidos dos seus investimentos.

Quais são os riscos dos investimentos onshore e offshore?

Embora investir nos mercados onshore e offshore ofereça vantagens, vale ressaltar que existem riscos que precisam ser mencionados.

Confira quais são os pontos de atenção mais relevantes!

Riscos dos investimentos onshore

De modo geral, concentrar os recursos somente no Brasil pode gerar riscos importantes. O mais relevante é concentrar a exposição à economia e às condições políticas locais. Há chance de eventos como crises econômicas, instabilidade política ou mudanças nas políticas fiscais impactarem os investimentos. 

Além disso, investir apenas no mercado onshore limita o potencial de diversificação. Trata-se de uma estratégia implementada por muitos investidores que buscam diluir os efeitos dos riscos e potencializar os retornos dos investimentos. 

Riscos dos investimentos offshore

Um dos pontos de atenção de investir offshore é a variação cambial. Como os investimentos são feitos em moedas estrangeiras, uma flutuação pode afetar os rendimentos. Mas cabe mencionar que essa influência pode ser tanto positiva quanto negativa, a depender dos movimentos do mercado.

Como uma assessoria pode ajudar você a investir?

Por fim, se você deseja ter auxílio para investir onshore e offshore, saiba que uma assessoria está apta a ajudar. O suporte especializado da Elo Forte Investimentos possibilita alinhar as suas escolhas ao seu perfil de investidor e metas financeiras. 

A equipe ajuda você a identificar as oportunidades mais adequadas, diversificando os investimentos de maneira estratégica — tanto no mercado onshore quanto offshore. 

Neste conteúdo, você conheceu as vantagens e os riscos dos investimentos onshore e offshore. Não deixe de avaliar o seu perfil de investidor e de contar com uma assessoria especializada para auxiliar no processo.

Gostou do post e quer suporte para investir com mais confiança? Então entre em contato com a Elo Forte, assessoria vinculada à XP Investimentos e parceira do Portal Eu Posso Investir!

Receba um diagnóstico personalizado dos seus investimentos e potencialize sua carteira!

Informações exclusivas por e-mail:

Baixe seu e-book

Investir com direção é muito mais seguro

Preencha o formulário para conversar com nosso time de especialistas:

Confira outros artigos

Converse com nosso time de especialistas:

Abra sua conta e tenha assessoria do time da Elo Forte para os seus investimentos. Preencha os dados abaixo e siga as orientações!

Abra sua conta e tenha assessoria do time da Elo Forte para os seus investimentos. Preencha os dados abaixo e siga as orientações!