Um dos segmentos mais procurados para investir no Brasil é o do agronegócio, que é distribuído em diferentes setores. Esse é um ramo essencial para a economia, com uma ampla cadeia de atividades. Logo, ele conta com muitas oportunidades de participação do investidor.
Ao compreender as suas ramificações, você pode escolher aquela que tem as características mais alinhadas com as suas expectativas. Da mesma forma, é interessante avaliar quais setores estão em alta para aproveitar os seus resultados.
Quer saber mais sobre essas áreas? Conheça os 5 setores do agronegócio e confira quais são as atividades que fazem parte deles para identificar aqueles que se destacam no Brasil!
1. Insumos
As atividades do agronegócio necessitam de matérias-primas para se manter. Portanto, os insumos são uma das bases da área, formando um dos principais setores do agronegócio. Nesse sentido, eles viabilizam as atividades de toda a cadeia.
As empresas de insumos ficam responsáveis por itens como:
- fertilizantes;
- inseticidas;
- defensivos agrícolas;
- máquinas para produção e colheita;
- equipamentos de uso direto, como sprays, dispersores, equipamentos de rega e estufas;
- instrumentos tecnológicos;
- biotecnologia e pesquisas.
As cadeias produtivas do setor são compostas de diversas etapas. Assim, existem companhias que atuam em aspectos específicos, enquanto outras fazem parte de todo o processo produtivo. Vale destacar que diferentes insumos tendem a ser usados ao mesmo tempo pelos produtores.
Dessa forma, as companhias que conseguem ter um portfólio mais amplo tendem a se destacar. A razão é que elas estão aptas a atender a diferentes necessidades dos produtores simultaneamente, oferecendo soluções completas.
2. Produção
Tão importante quanto os insumos é o setor de produção, que abrange as diferentes culturas agrícolas e a criação de animais. No Brasil, a produção agropecuária é uma das mais diversificadas e eficientes do mundo.
Os resultados são sustentados por uma combinação de clima favorável, solo fértil e avanços tecnológicos, que impulsionam o país a uma posição de destaque no cenário global. Por esse motivo, o Brasil é considerado o principal exportador do futuro.
A produção agropecuária também tem um papel importante na economia brasileira, além de impactar o cotidiano dos brasileiros em outros aspectos. Por exemplo, o avanço na produção ajuda na redução do preço dos alimentos, melhorando a qualidade de vida da população.
Desse modo, o setor produtivo contribui para a segurança alimentar, o desenvolvimento regional e a geração de riquezas que sustentam inúmeras famílias e comunidades. O setor de produção do agronegócio busca se adaptar às regiões tropicais, além de ter responsabilidades ambientais.
Assim, trata-se de uma atividade essencial para o país, em busca constante de aprimoramento. As principais culturas da produção agropecuária brasileira são:
- soja;
- milho em grão;
- cana-de-açúcar;
- café;
- galináceos;
- bovinos;
- suínos;
- ovinos (ovelhas e carneiros).
3. Processamento e transformação
Você viu que o agronegócio precisa de insumos e da produção, mas os itens abrangidos nessas etapas iniciais devem ser preparados para chegar ao consumidor. Para tanto, existe o setor de processamento e transformação, que realiza o beneficiamento dos produtos.
As empresas desse setor do agronegócio adquirem o que foi produzido em seu estado bruto, fazendo com que as commodities se transformem em produtos de consumo. Na sequência, as mercadorias são revendidas para as distribuidoras, seguindo o fluxo da cadeia de suprimentos.
Na etapa de processamento e transformação, atuam as empresas conhecidas como agroindústrias. Elas podem ter diferentes funções, por exemplo:
- limpeza, secagem e armazenamento de grãos;
- padronização e empacotamento;
- transformação, por exemplo, da soja em óleo, da cana em açúcar e do trigo em farinha de trigo.
É por conta do trabalho da agroindústria que os produtos do agronegócio chegam aos consumidores em formas próprias para o seu consumo. Vale destacar que, além de transformar os produtos, essas empresas prolongam a sua vida útil.
4. Distribuição e consumo
Após passar pelo processamento e transformação, os produtos gerados pelos setores do agronegócio precisam ser distribuídos até os estabelecimentos para chegarem ao consumidor final. A etapa tem como atores os atacadistas e os varejistas.
As companhias de atacado comercializam os itens em larga escala, fazendo a aquisição diretamente da agroindústria. Já as empresas de varejo são os estabelecimentos que revendem os produtos ao consumidor final. Elas são, por exemplo, os supermercados, açougues e armazéns.
Na etapa de distribuição, a eficiência da logística é essencial para garantir que os produtos cheguem ao seu destino em boas condições, no tempo certo e com os custos controlados. Perdas e desperdícios precisam ser evitados no processo, devendo haver um controle rigoroso desses fatores.
Portanto, a cadeia de distribuição é responsável por conectar a produção agrícola e a transformação industrial ao consumidor final. Assim, ela desempenha um papel fundamental na acessibilidade e disponibilidade dos itens.
A ponta final do agronegócio é o consumidor, que apoia toda a cadeia ao consumir os seus produtos. Logo, a população faz parte do processo, ao adquirir e utilizar esses itens diariamente.
5. Serviços de apoio
Por fim, o agronegócio tem como quinto setor os serviços de apoio. Você conheceu as quatro etapas, desde o início da cadeia produtiva até que os itens cheguem ao consumidor final. Mas, no processo, as empresas envolvidas precisam ter o suporte de outros serviços.
Eles dão apoio às operações do agronegócio, incluindo serviços financeiros, consultorias, pesquisas e seguros. Nesse contexto, os serviços são essenciais para a inovação, a sustentabilidade, a segurança jurídica e a competitividade do agronegócio.
A partir de soluções personalizadas, adequadas às características do agronegócio brasileiro, as empresas de apoio ajudam as companhias da cadeia a aprimorar os seus resultados. Note que o seu trabalho pode estar presente em todas as etapas que você conheceu.
Como visto, há 5 setores principais do agronegócio, que contam com diferentes atores para viabilizar todo o trabalho realizado. Se você pretende investir no segmento, vale a pena entender quais deles se destacam e conhecer as alternativas disponíveis no mercado financeiro. Para isso, você pode contar com a assessoria de investimentos.
Quer investir com confiança? A Elo Forte Investimentos, parceira do Eu Posso Investir, pode ajudar você a encontrar alternativas adequadas aos seus objetivos e perfil de investidor. Entre em contato!