Stock picking: entenda como usar essa estratégia para escolher ações!

Receba um diagnóstico personalizado dos seus investimentos e potencialize sua carteira!

Os investidores encontram diferentes alternativas no mercado financeiro. Para escolher entre elas, é necessário considerar o perfil de quem investe, os seus objetivos e as estratégias disponíveis. Nesse sentido, uma abordagem comum é o stock picking.

O conceito está relacionado às empresas de capital aberto com ações negociadas na bolsa de valores. Com ele, é possível analisar os papéis disponíveis e elencar aqueles com maiores chances de valorização no longo prazo.

Para que isso aconteça, é indispensável compreender o funcionamento do stock picking. Continue a leitura e entenda em detalhes!

O que é stock picking?

Em tradução literal, stock picking significa seleção de ações. Trata-se de uma estratégia voltada à escolha e à gestão ativa dos papéis pelo investidor, que os avalia individualmente. Nessa abordagem, ele pode identificar eventuais oportunidades em empresas fora do radar dos índices. 

Afinal, eles englobam uma carteira teórica restrita. Por exemplo, o Ibovespa, principal índice da B3 — a bolsa de valores brasileira —, considera em sua composição cerca de 90 empresas. Elas são selecionadas predominantemente pela liquidez, mas há centenas de outras companhias cujas ações são negociadas.

Desse modo, a estratégia de stock picking propõe uma investigação mais aprofundada das alternativas. Ela atua como quem vasculha corredores menos movimentados de um supermercado em busca de produtos com melhor custo‑benefício.

Como o stock picking ajuda na escolha de ações?

O stock picking funciona como um mapa de navegação personalizado. Com ele, em vez de seguir rotas predefinidas — representadas pelos índices —, você traça o seu próprio itinerário. Desse modo, você tem a chance de identificar companhias promissoras para investir.

Ao analisar cada ação individualmente, existe a possibilidade de o investidor reduzir a probabilidade de surpresas negativas. Paralelamente, ele também aumenta as chances de selecionar ativos cujo preço de mercado esteja abaixo do que ele realmente vale. 

Como funciona o stock picking?

A escolha de ações por meio do stock picking se apoia em três pilares: fundamentos da empresa, avaliação de preço do ativo e gestão de prazos e riscos. Então é necessário compreendê-los para entender como a estratégia funciona.

Confira cada um dos elementos-base para a seleção de ações conforme essa abordagem!

Fundamentos da empresa

O stock picking depende da análise fundamentalista. Ela se baseia em um exame detalhado dos sinais vitais de uma empresa — os seus fundamentos —, avaliando elementos como:

  • demonstrativos financeiros;
  • fluxo de caixa;
  • níveis de endividamento;
  • indicadores de rentabilidade.

O objetivo da análise é estimar o valor intrínseco de um negócio e de seus papéis. A medida viabiliza projetar o potencial de crescimento da companhia e a atratividade das ações, conforme os objetivos de cada investidor. 

Para estudar os fundamentos de uma empresa, primeiramente é preciso coletar e interpretar dados sobre a sua saúde financeira. Em seguida, passa-se à comparação entre esses números e o preço de mercado das ações da companhia. 

Além disso, o estudo fundamentalista que compõe o stock picking considera variáveis qualitativas. Perspectivas setoriais, público-alvo do negócio e qualidade da gestão são exemplos. Assim, a decisão de investimento busca fundamentos sólidos, sem se restringir às oscilações de curto prazo. 

Avaliação de preço

A avaliação de preço é outra base da aplicação do stock picking, comparando o valor intrínseco de um papel com a sua cotação de mercado.

Se as ações são negociadas por um preço inferior ao valor estimado a partir da sua análise prévia, elas podem representar uma oportunidade. O estudo possibilita comprar os ativos com um investimento menor e, futuramente, ganhar com a valorização deles — se a projeção se concretizar.

Gestão de prazos e resultados

Por fim, abordar a compra de ações por meio do stock picking exige que o investidor estipule os seus objetivos. Ele deve refletir sobre os motivos que o levaram a investir e onde deseja chegar.

Essa clareza sobre a finalidade dos investimentos permite ao acionista escolher papéis de empresas cujos ciclos de crescimento e consolidação possam coincidir com o seu cronograma. Aliás, essa é uma postura capaz de evitar frustrações.

Ao projetar a duração do investimento em cada ativo, você estabelece parâmetros para sua atuação enquanto acionista. Eles facilitam sua resistência à volatilidade diária, ajudando a manter posições até que o valor real da empresa seja refletido na cotação dos papéis.

Como colocar o stock picking em prática?

Até aqui, você aprendeu o que é stock picking e por que a abordagem pode ser útil ao investir no mercado de ações. Resta saber como colocá-la em prática para obter os seus benefícios. 

Para tanto, siga esses passos:

  • conheça seus objetivos: como você viu, a escolha de seus investimentos e o desenvolvimento dos seus parâmetros dependem das suas expectativas. Por essa razão, saiba o que você deseja alcançar ao alocar recursos e qual é o tempo disponível para tanto;
  • avalie as opções: analise individualmente diferentes empresas disponíveis na bolsa e reúna informações sobre suas operações e saúde financeira;
  • estude o mercado financeiro: ele é impactado por diversos fatores, como inflação e taxa básica de juros. Assim, acompanhá-lo pode ser uma forma de estimar oscilações e procurar eventuais oportunidades;
  • diversifique seu portfólio: muitos investidores enriquecem seu portfólio com alternativas distintas para equilibrar riscos e buscar metas variadas;
  • acompanhe seus investimentos: após adquirir as ações do seu interesse, acompanhe o desempenho delas e tenha paciência. Tratando-se de uma estratégia de longo prazo, é importante ignorar a volatilidade diária dos papéis e seguir seu planejamento.

Como o stock picking envolve análise e acompanhamento constantes, contar com uma assessoria de investimentos tende a ajudar a tornar essa jornada mais tranquila. O assessor está apto a esclarecer dúvidas sobre estratégias e dar apoio na tomada de decisões mais alinhadas aos seus objetivos.

Neste conteúdo, você conheceu o conceito de stock picking e aprendeu como ele é útil no mercado de ações. Agora, você já sabe como aplicar a estratégia para escolher papéis e buscar transformar os seus sonhos em realidade.

Considere também contar com apoio profissional ao investir. Conheça a assessoria da Elo Forte e saiba como ela pode auxiliar você a buscar seus objetivos!

Receba um diagnóstico personalizado dos seus investimentos e potencialize sua carteira!

Informações exclusivas por e-mail:

Baixe seu e-book

Investir com direção é muito mais seguro

Preencha o formulário para conversar com nosso time de especialistas:

Confira outros artigos

Converse com nosso time de especialistas:

Abra sua conta e tenha assessoria do time da Elo Forte para os seus investimentos. Preencha os dados abaixo e siga as orientações!

Abra sua conta e tenha assessoria do time da Elo Forte para os seus investimentos. Preencha os dados abaixo e siga as orientações!