Dividendos em dólar: descubra como receber!

Diagnóstico financeiro gratuito!

A moeda norte-americana é referência global, com um papel determinante no mercado financeiro internacional. Logo, é natural que investidores tenham interesse em fazer investimentos que rendam dividendos em dólar.

Diferentemente do que muitos imaginam, a possibilidade não está tão fora do alcance quanto parece. Existem meios variados de obter esses proventos na moeda estrangeira em seus investimentos, especialmente acessando a bolsa de valores.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira este artigo para entender como receber dividendos em dólar em sua carteira!

Quais são as vantagens de receber dividendos em dólar?

Investir em ativos que pagam dividendos em dólar pode trazer benefícios que vão além da simples geração de renda passiva. A maioria das vantagens está relacionada à diversificação da sua carteira. Ao optar por receber esse tipo de provento, você se expõe a uma moeda globalmente forte. 

Assim, a exposição ao dólar é uma forma de se desvincular da dependência da economia brasileira em seus investimentos. Por exemplo, ao contar com ativos americanos em sua carteira, os seus rendimentos podem ser menos afetados por momentos de crise política ou econômica no Brasil.

Porém, é preciso considerar o risco cambial. Afinal, caso o dólar se valorize em relação ao real, os seus retornos aumentam — mas o contrário também pode ocorrer, já que as variações entre o real e o dólar afetam o valor recebido.

Apesar das vantagens, considere que não costuma ser uma boa prática concentrar todos os seus investimentos nesse tipo de ativo. Pense que a exposição tanto a alternativas brasileiras quanto americanas permite se beneficiar do crescimento em ambas as economias.

Como receber dividendos em dólar?

Agora que você entendeu quais são os benefícios de receber dividendos em dólar, vale saber que existem diferentes modos de atingir o objetivo. Inclusive, há alternativas para se expor à moeda norte-americana disponíveis na bolsa brasileira.

Antes de escolher, não se esqueça de avaliar as características de cada ativo para escolher aqueles que estejam mais alinhadas ao seu perfil de investidor e aos seus objetivos financeiros.

A seguir, conheça as principais maneiras de receber dividendos em dólar ao investir!

Investimento direto em ações americanas

A forma mais direta de receber dividendos em dólar é comprar ações de empresas listadas nas bolsas de valores dos Estados Unidos. A abordagem oferece mais controle sobre as movimentações em sua carteira e a possibilidade de selecionar companhias que atendam aos seus critérios.

Para tanto, você precisa abrir conta em uma corretora no exterior ou em uma instituição brasileira que disponibilize conta internacional. Elas oferecem acesso às bolsas de valores dos EUA, como a NYSE ou a Nasdaq.

Depois de transferir os seus fundos para a conta, você pode selecionar papéis de empresas que tenham histórico de distribuição de dividendos. Contudo, tenha em mente que os resultados passados não dão garantia de que o pagamento se repetirá. 

BDRs (brazilian depositary receipts)

Se você quer se expor a dividendos em dólar sem tirar o seu capital do Brasil, os BDRs (brazilian depositary receipts) são uma opção a considerar. Eles são certificados disponibilizados na bolsa brasileira que podem representar ações de empresas estrangeiras e outros ativos.

Quando os papéis pagam dividendos, o valor correspondente é repassado para você pela instituição que emitiu o BDR. Mas, por mais que o provento originalmente seja pago em dólar, ele será convertido em reais para o investidor.

ETFs (exchange traded funds)

Outra opção para receber dividendos em dólar são os ETFs (exchange traded funds). Existem alternativas nas bolsas de valores — tanto a brasileira quanto as internacionais, no investimento direto — que replicam índices de ações norte-americanas, como o S&P 500.

Nesse exemplo, você investe em um fundo que possui uma carteira diversificada de ações de empresas dos EUA. No investimento direto em ETFs negociados nas bolsas norte-americanas, você pode receber dividendos em dólar — desde que o fundo faça essa distribuição. 

Invista em REITs (real estate investment trusts)

Os REITs (real estate investment trusts) são ativos negociados nos EUA que compartilham semelhanças com os fundos imobiliários (FIIs) brasileiros. Trata-se de empresas voltadas a negociar e investir em imóveis, que podem incluir shopping centers, prédios comerciais, entre outros.

A principal vantagem dos REITs é que, por lei, eles são obrigados a distribuir pelo menos 90% de seus lucros tributáveis como dividendos aos acionistas.

Como uma assessoria de investimentos pode ajudar?

Uma assessoria de investimentos pode ser uma aliada para orientar você em seu objetivo de receber dividendos em dólar. A sua principal vantagem é a experiência e o conhecimento que os profissionais oferecem para auxiliar nas suas decisões.

Assim, uma assessoria consegue ajudar a identificar as oportunidades de investimento no mercado americano mais adequadas a seu perfil de investidor e objetivos financeiros. Como visto, há diferentes opções que exigem um olhar qualificado para investir com mais segurança.

Você pode contar com a assessoria da Elo Forte para esclarecer as suas dúvidas e ter suporte para fazer o acompanhamento contínuo em suas estratégias. Assim, você tem a confiança de ter profissionais qualificados auxiliando no momento de potencializar os seus retornos e a proteger o seu capital no mercado global.

Agora você conhece as principais maneiras de receber dividendos em dólar. Para aproveitar os benefícios da estratégia, avalie as alternativas e escolha aquelas que mais façam sentido para o seu perfil e objetivos financeiros.

Quer encontrar ativos que oferecem a chance de receber dividendos em dólar? Abra a sua conta na XP Investimentos e conte com a assessoria da Elo Forte, parceira do portal!

Diagnóstico financeiro gratuito!

Informações exclusivas por e-mail:

Baixe seu e-book

Investir com direção é muito mais seguro

Preencha o formulário para conversar com um assessor de investimentos:

Confira outros artigos

Converse com um assessor de investimentos: