NYSE, NASDAQ, SSE e Euronext: conheça as principais bolsas de valores internacionais

Se você é um investidor de renda variável ou tem interesse pelo mercado financeiro e quer expandir seus conhecimentos, vale a pena saber quais são as principais bolsas de valores internacionais.

Afinal, muitas delas possuem relevância global, contando com ações de grandes empresas sendo negociadas nesses ambientes. Mas ainda que você não pense em internacionalizar parte dos seus nesse momento, vale a pena conhecê-las, já que elas podem impactar a economia nacional.

Quer saber quais são as principais bolsas de valores internacionais e qual a importância de acompanhá-las? Basta continuar a leitura!

O que é uma bolsa de valores e como ela funciona?

O mercado financeiro oferece diversas possibilidades para investidores, tanto na renda fixa quanto na renda variável. Em relação à segunda classe de investimentos, existem diferentes alternativas negociadas na bolsa de valores.

Na B3 (a bolsa de valores brasileira), por exemplo, você encontra ações, cotas de FIIs (fundos de investimento imobiliário), ETFs (exchange traded funds), BDRs (brazilian depositary receipts), entre outras alternativas.

Portanto, trata-se de um tipo de mercado organizado que oferece uma grande variedade de alternativas para que investidores possam investir seu capital.

O funcionamento de uma bolsa de valores ocorre por meio da negociação de ativos e derivativos. Assim, empresas, gestoras de fundos e instituições depositárias disponibilizam seus papéis, cotas e certificados para que os investidores interessados possam adquiri-los.

Dessa forma, eles podem incluir esses investimentos em suas carteiras, visando ganhos com a oscilação nos preços e com a distribuição de proventos. Ainda, podem ser aplicadas estratégias com foco no longo prazo ou visando especulação.

De qualquer modo, ainda que a B3 ofereça diversas alternativas aos investidores, ela não tem o mesmo tamanho e relevância das principais bolsas de valores do mundo.

Quais são as principais bolsas de valores do mundo?

Existem bolsas de valores internacionais localizadas em diferentes partes do mundo. A seguir, você conhecerá as principais. Veja só!

NYSE

A principal bolsa de valores do mundo é a New York Stock Exchange (NYSE). Ela foi fundada em 17 de maio de 1792 e fica no distrito financeiro de Lower Manhattan, na famosa Wall Street da cidade de Nova York.

Nessa bolsa, estão listadas mais de 2.500 empresas. Entre tantas organizações, vale destacar a presença de grandes companhias globais de diversos setores. Confira alguns exemplos:

  • Coca-Cola;
  • General Motors;
  • 3M;
  • McDonald’s;
  • Pfizer;
  • Johnson and Johnson;

Além disso, o principal indicador da New York Stock Exchange é o NYSE Composite Index. Ele reflete o desempenho de todas as ações listadas nessa bolsa de valores.

Porém, existem outros índices relevantes do mercado norte-americano que funcionam como um termômetro da economia e reúnem também ativos de outras bolsas do país. Um dos principais exemplos é o S&P 500.

NASDAQ

Presente também na cidade de Nova York, a segunda principal bolsa de valores do mundo é a National Association of Securities Dealers Automated Quotation (NASDAQ). Ela foi fundada em 8 de fevereiro de 1971 e está localizada na Broadway.

A NASDAQ é mundialmente conhecida por ajudar a revolucionar o mercado financeiro global. Isso porque ela trouxe a automação das negociações por meio do pregão eletrônico.

Além disso, ela reúne ações de grandes empresas do setor de tecnologia e telecomunicações, como Amazon, Apple, Alphabet (Google), Microsoft, Netflix e Tesla. Seu índice mais importante é o Nasdaq 100. Ele é formado pelas ações das 100 maiores companhias dessa bolsa norte-americana.

SSE

Em terceiro lugar a Shangai Stock Exchange (SSE) — a bolsa de valores da China.  Ela foi fundada em 25 de novembro de 1990 e, ao contrário das duas bolsas anteriores, grande parte das empresas listadas na SSE são estatais.

Ou seja, são organizações pertencentes ao Governo e  controladas parcial ou totalmente por algum nível governamental. O seu principal índice é o SSE Composite que, assim como o NYSE Composite Index, é constituído por todas as ações que fazem parte dessa bolsa.

Euronext

Por fim, a quarta principal bolsa de valores do mundo é a Euronext. Ela surgiu originalmente na Holanda, em 1602, porém passou por diferentes fusões nos anos 2000.

Devido a essa situação, ela é composta pela união de bolsas de diversos países, sendo eles Bélgica, França, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega e Portugal.

Por isso, inclusive, há diferentes índices relacionados à Euronext. Contudo, um dos mais importantes é o Euronext 100, formado pelas 100 maiores blue chips da Europa.

Por que acompanhar as bolsas internacionais?

Agora que você já sabe quais são as principais bolsas de valores internacionais, vale a pena entender porque é relevante acompanhá-las — mesmo que você não invista nelas.

O acompanhamento das bolsas internacionais ajuda a identificar o comportamento do mercado e a entender os movimentos que podem impactar diretamente os seus investimentos.

Além disso, vale ressaltar que essas bolsas de valores servem como um termômetro referente à economia mundial. Elas estarem em alta ou em baixa tende a refletir a situação geral dos países e afetar o mercado de maneira geral.

É possível investir em ativos listados nessas bolsas a partir do Brasil?

Conforme você viu, as bolsas de valores internacionais são importantes por diversos motivos. Por isso, muitas pessoas investem ou pensam em investir em ativos negociados nelas. Afinal, essa pode ser uma forma de diversificar e dolarizar a carteira, trazendo mais proteção e ampliando o potencial de retorno.

Há duas maneiras principais de atingir esse objetivo. A primeira é abrir uma conta em um banco de investimentos no exterior. Trata-se de uma forma direta de se expor a esses ativos, mas o processo costuma ser mais burocrático, exigindo também operações de câmbio e outras medidas.

Já a segunda opção consiste no investimento via alternativas negociadas na própria B3, como BDRs, ETFs, ou em plataformas das instituições financeiras, por meio de fundos de investimentos internacionais.

Essas são formas de investir no exterior de maneira indireta, sem a necessidade da abertura de uma conta internacional. Assim, as alocações são feitas em reais, trazendo mais praticidade para a sua estratégia de investimentos.

Neste artigo, você conferiu quais são as principais bolsas de valores internacionais. Além disso, você entendeu como investir no exterior a partir do Brasil, o que pode ser uma alternativa mais alinhada às suas necessidades.

Quer aprender mais sobre finanças e investimentos? Acesso o nosso site e confira outros posts!

 

André Barbirato

Formado em marketing, encontrou no mercado financeiro sua verdadeira vocação. Possui certificação ANCORD e mais de 10 anos de experiência no mercado de capitais. Atualmente é head de sales B2B e B2C em renda variável em um banco de investimentos. É também o criador do blog Eu Posso Investir!?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *