Como investir para receber proventos de FII e acumular patrimônio?

Receba um diagnóstico personalizado dos seus investimentos e potencialize sua carteira!

Muitos investidores têm como objetivo a obtenção de renda passiva a partir dos investimentos. Diante disso, uma alternativa é investir em um fundo imobiliário (FII) para ter acesso aos proventos pagos por ele aos seus cotistas.

Contudo, para que esse investimento cumpra essa função, é necessário considerar diversos aspectos. Assim, você será capaz de perceber a alternativa mais adequada para suas necessidades. Caso contrário, há o risco de tomar decisões equivocadas e ter prejuízos.

Quer saber como investir de maneira inteligente para receber proventos de FII e acumular patrimônio, além de desenvolver uma renda passiva? Então acompanhe esta leitura!

O que são proventos?

Antes de compreender como investir para receber proventos de FII, é necessário saber o que isso significa. Na prática, proventos são os benefícios que os investidores podem receber de uma empresa ou fundo de investimento.

Assim, muitos proventos estão relacionados com os lucros de determinada companhia ou veículo de investimentos. Portanto, depois de pagar os custos ou reinvestir parte dos lucros obtidos, as instituições e fundos podem dividir com seus acionistas ou cotistas parte de seus ganhos.

No mercado brasileiro, é possível encontrar diferentes tipos de proventos, tais como:

Dividendos

Um dos proventos mais comuns no mercado, os dividendos representam uma fatia dos lucros obtidos no negócio. Eles são distribuídos depois que a companhia ou fundo paga o Imposto de Renda (IR) correspondente. Por isso, há isenção de IR para o investidor que o recebe.

No caso das ações, o percentual e a frequência com que haverá a distribuição de dividendos dependem de cada empresa — e as informações devem constar em seu estatuto. Contudo, no caso de fundos de investimentos imobiliários, existem regras específicas que você conhecerá aqui.

Juros sobre capital próprio

Os juros sobre capital próprio, ou JCP, são um tipo de provento bastante semelhante aos dividendos — embora eles não sejam pagos pelos FIIs. A diferença mais marcante nesses casos é que a sua distribuição ocorre antes do pagamento de impostos por parte da empresa.

Com isso, eles não se referem ao lucro líquido, então os investidores ficam responsáveis por pagar o IR correspondente. É importante notar que tanto os dividendos quanto os juros sobre capital próprio são pagos em dinheiro, sendo o valor depositado na sua conta do banco de investimentos utilizado para investir.

O que são FIIs e como eles funcionam?

Agora que você entende o que são proventos, é necessário descobrir também o que são os fundos imobiliários. Desse modo, é possível saber como investir para receber proventos desses veículos de investimento.

Os FIIs são modalidades de investimento coletivo, em que os recursos de seus cotistas são alocados majoritariamente em alternativas ligadas ao mercado de imóveis. Por se tratar de um veículo coletivo, a gestão do capital é realizada por um gestor especializado.

Dessa maneira, a alocação dos recursos ficará a cargo de profissionais capacitados, que devem negociar os ativos de acordo com a estratégia definida para o fundo. Os investidores interessados no FII podem comprar suas cotas na bolsa de valores brasileira, a B3.

Considerando seu funcionamento, os FIIs podem ser interessantes para quem deseja se expor ao mercado imobiliário de forma prática. Além disso, eles atraem investidores que buscam renda passiva, uma vez que podem pagar proventos frequentes aos cotistas.

Todos os fundos imobiliários pagam proventos?

Como você viu, o investimento em fundos imobiliários (FII) permite que o investidor tenha acesso a proventos a partir da distribuição dos resultados obtidos pelo fundo. Para entender melhor essa possibilidade, é preciso saber como funciona o pagamento.

De acordo com as normas que regulamentam o funcionamento dos FIIs, a distribuição de dividendos aos cotistas deve ser de, pelo menos, 95% dos resultados obtidos semestralmente. Logo, se houver lucro, deve haver pagamento aos cotistas.

Mas nem todos os fundos imobiliários pagam proventos sempre. Afinal, é importante considerar que, caso o fundo não obtenha lucro, também não haverá repasses aos seus cotistas. Ou seja, não é possível garantir que todos os fundos imobiliários pagarão proventos.

Ademais, também vale a pena levar em consideração que o pagamento de dividendos pode variar de acordo com o tipo de fundo imobiliário. A principal divisão é feita em três grupos, sendo eles:

  • fundos de tijolo: investem principalmente em imóveis físicos, já construídos ou em construção. A renda é obtida a partir da valorização e venda, ou do pagamento de aluguéis;
  • fundos de papel: fazem aportes em títulos ligados ao mercado imobiliário;
  • fundos de fundos: nesse modelo, os recursos são alocados em cotas de outros fundos imobiliários.

De acordo com cada classificação, é comum que os fundos de tijolo distribuam mais proventos. Isso acontece principalmente quando o foco do investimento é em imóveis para locação. Afinal, essa modalidade tem maior probabilidade de ter ganhos recorrentes.

Como investir para receber proventos de FII e acumular patrimônio?

Depois de compreender as principais características dos fundos imobiliários e como eles podem lhe trazer proventos, é hora de analisar como investir para ter acesso a esses benefícios.

Nesse sentido, é preciso que você:

Identifique seu perfil de investidor

O primeiro passo é analisar sua tolerância ao risco. Dessa maneira, será mais fácil identificar quais alternativas são adequadas para você. Quem tem um perfil conservador, por exemplo, prefere opções mais seguras, e pode não ter abertura aos riscos da bolsa.

Já investidores arrojados aceitam maiores riscos em busca de melhores rendimentos. Também é possível ser um meio-termo entre os dois perfis, adotando uma postura moderada. Nesses casos, existe tolerância a riscos maiores, mas também a busca por alternativas seguras.

Considere seus objetivos financeiros

Além de compreender sua tolerância aos riscos, é necessário ter clareza com relação aos seus objetivos. Uma vez que o dinheiro é uma ferramenta, é importante saber para qual finalidade você quer destiná-lo. Então será possível avaliar se um FII pode ajudar na realização das suas metas.

Faça aportes frequentes

Para ter sucesso na acumulação de patrimônio, é importante manter aportes regulares. Assim, você potencializa seus investimentos e amplia sua capacidade de obter renda passiva.

Ainda, vale a pena adotar a política de reinvestimento dos proventos recebidos. No longo prazo, essa estratégia pode gerar efeitos positivos no seu capital e ajudar a impulsionar a sua carteira de investimentos.

Estude o fundo

Por fim, se você deseja receber proventos com o investimento em FII, é indispensável estudar profundamente a alternativa e conhecer as opções da bolsa de valores. Lembre-se de que nem todos os fundos imobiliários são capazes de distribuir resultados, então avalie com cuidado.

Conseguiu compreender como investir em FII para receber proventos? Como você viu, é possível desenvolver uma renda passiva a partir desses fundos. Contudo, para isso, não deixe de estudar as alternativas e buscar por aquelas que estejam alinhadas ao seu perfil e necessidades.

Para saber mais sobre como investir seu dinheiro e acumular patrimônio, cadastre-se em nossa newsletter!

Receba um diagnóstico personalizado dos seus investimentos e potencialize sua carteira!

Informações exclusivas por e-mail:

Baixe seu e-book

Investir com direção é muito mais seguro

Preencha o formulário para conversar com nosso time de especialistas:

Confira outros artigos

Converse com nosso time de especialistas:

Abra sua conta e tenha assessoria do time da Elo Forte para os seus investimentos. Preencha os dados abaixo e siga as orientações!

Abra sua conta e tenha assessoria do time da Elo Forte para os seus investimentos. Preencha os dados abaixo e siga as orientações!