Comprar fazenda vale a pena? Entenda se o negócio faz sentido para você!

Diagnóstico financeiro gratuito!

Com a valorização crescente do agronegócio, comprar uma fazenda é uma possibilidade que tem sido avaliada por alguns investidores. Mas será que vale a pena fazer esse tipo de investimento?

Analisar bem a resposta para a questão é essencial antes de avançar com a decisão. Afinal, apesar de existirem pontos positivos, há outros fatores que podem gerar complicações se você não estiver preparado para gerenciar esse tipo de propriedade.

Quer aprender mais sobre o assunto? Então acompanhe a leitura e saiba se comprar uma fazenda vale a pena!

Quais são as vantagens de comprar uma fazenda?

Existem diversos pontos positivos relacionados à compra de uma fazenda. Confira, a seguir, quais são as principais vantagens!

Rentabilidade

A chance de rentabilidade é um dos principais atrativos de comprar uma fazenda, principalmente se a propriedade for bem administrada. O agronegócio brasileiro é reconhecido em todo o mundo por sua eficiência e produtividade, contribuindo para a economia do país. 

O retorno financeiro para quem adquire uma fazenda pode vir de diferentes fontes, como:

  • produção de grãos, frutas e vegetais;
  • pecuária;
  • cultivo de plantas medicinais;
  • criação de peixes. 

Além disso, a demanda crescente por alimentos e commodities agrícolas no mercado global tende a manter os preços elevados, favorecendo os produtores rurais. A fazenda também pode proporcionar uma renda passiva estável por meio do arrendamento da terra para produtores ou empresas agrícolas. 

Potencial de valorização

Outra vantagem de comprar uma fazenda é o potencial de valorização. Com o crescimento da população mundial e a necessidade de aumentar a produção de alimentos, a demanda por terras agrícolas tem aumentado.

Investimentos em infraestrutura rural, como estradas, energia elétrica e sistemas de irrigação costumam elevar o valor de uma fazenda. Já as melhorias na infraestrutura facilitam o transporte de produtos, reduzem custos operacionais e aumentam a produtividade. 

Ainda, a adoção de novas tecnologias agrícolas, como agricultura de precisão, biotecnologia e sistemas de automação, pode ampliar a eficiência e a produtividade das fazendas. Logo, as propriedades que incorporam essas tecnologias tendem a se valorizar por produzirem mais com menos recursos. 

Maior privacidade e segurança

Comprar uma fazenda também gera privacidade e segurança. Ao adquirir uma propriedade rural, você e sua família podem aproveitar um ambiente mais tranquilo e reservado. Assim, é possível diminuir as preocupações com invasões de privacidade e problemas associados ao convívio urbano. 

Outro ponto é que as propriedades rurais tendem a ter um risco menor de violência e criminalidade. A razão é que elas costumam estar localizadas longe dos centros urbanos mais movimentados. 

Contudo, isso não significa que você não possa aprimorar a segurança da fazenda. Ao contrário, há como instalar sistemas de vigilância modernos, como câmeras de segurança e cercas elétricas. Aqui, o objetivo é garantir mais proteção aos moradores. 

Quais os pontos de atenção ao comprar uma fazenda?

Apesar das vantagens, existem alguns fatores a que você deve atentar ao comprar uma fazenda. Um dos principais aspectos a considerar são os custos de manutenção.

O processo envolve diversas despesas, como:

  • cuidados com o solo;
  • manejo de culturas;
  • manutenção de equipamentos e infraestrutura;
  • despesas com funcionários. 

Ainda, considere os custos com impostos e taxas relacionados à propriedade, que podem variar conforme a localização e o tamanho da fazenda. Outro ponto importante são os desafios operacionais. 

Gerir uma fazenda requer conhecimento sobre práticas agrícolas, clima, solo e doenças de plantas e animais. Assim, a gestão eficaz de uma propriedade rural envolve planejamento estratégico e operacional. 

A falta de experiência ou conhecimento no setor também tende a levar a decisões erradas e, por consequência, a prejuízos financeiros. Além dos aspectos técnicos, avalie o potencial de mercado e a infraestrutura da fazenda. 

Portanto, verifique se há acesso adequado a estradas e transporte, já que isso pode impactar a logística de escoamento da produção. A qualidade da água e a disponibilidade de recursos para irrigação são mais aspectos que devem ser considerados para o sucesso das operações agrícolas. 

Vale a pena comprar uma fazenda?

Após conhecer os benefícios e os pontos de atenção ao comprar uma fazenda, você já consegue ter uma noção se a decisão vale a pena. Logo, antes de escolher, faça uma ponderação entre os riscos e as oportunidades.

Avalie as possibilidades de lucro e crescimento do setor agrícola, que incluem o potencial de valorização das terras e as oportunidades de renda passiva. Como visto, a demanda crescente por alimentos e commodities agrícolas pode garantir retornos se a fazenda for bem administrada. 

Ademais, a possibilidade de diversificação em diferentes atividades agrícolas é um fator que costuma contribuir para um investimento bem-sucedido. Por outro lado, os riscos associados à compra de uma fazenda devem ser considerados. 

A manutenção e os custos operacionais, como você aprendeu, podem ser elevados e exigem uma gestão eficiente. Também pondere os riscos financeiros, como a volatilidade dos preços das commodities e as despesas inesperadas com infraestrutura e regulamentação. 

Portanto, ao ponderar se vale a pena investir em uma fazenda, faça uma análise detalhada e realista dos aspectos envolvidos, avaliando os benefícios e os desafios. Depois, considere o impacto dos fatores no seu objetivo de investimento e na sua capacidade de gerenciar a propriedade. 

Quais são as outras oportunidades de investimento no agronegócio?

A compra de uma fazenda é uma forma de investir no setor do agronegócio. Mas há mais oportunidades de investimento para quem deseja diversificar a carteira e aproveitar o potencial de crescimento do segmento. 

Algumas opções disponíveis são:

  • CRAs (certificados de recebíveis do agronegócio);
  • LCAs (letras de crédito do agronegócio);
  • Ações de empresas do agronegócio;
  • CCBs (cédulas de crédito bancário);
  • Fiagros (fundos de investimento nas cadeias produtivas agroindustriais).

Investir nessas alternativas pode ser mais vantajoso do que comprar uma fazenda devido à maior liquidez, ao menor custo inicial e à maior facilidade de diversificação. Elas permitem expor o seu patrimônio aos resultados do agronegócio sem passar pela complexidade de adquirir e administrar uma propriedade rural.

Trata-se de uma forma mais prática e acessível de investir no crescimento do setor. Existe até a possibilidade de isenção de Imposto de Renda para pessoa física, como no caso das LCAs e CRAs.

Neste conteúdo, você entendeu se vale a pena comprar uma fazenda e conheceu outras opções de investimento no agronegócio. Lembre-se de usar as informações fornecidas como base para aprofundar a sua pesquisa e fazer uma escolha adequada aos seus objetivos.

Gostou do post e quer investir em opções ligadas ao agronegócio? Então entre em contato com a Elo Forte, assessoria vinculada à XP Investimentos e parceira do portal Eu Posso Investir!

Diagnóstico financeiro gratuito!

Informações exclusivas por e-mail:

Baixe seu e-book

Investir com direção é muito mais seguro

Preencha o formulário para conversar com um assessor de investimentos:

Confira outros artigos

Converse com um assessor de investimentos:

Abra sua conta e tenha assessoria do time da Elo Forte para os seus investimentos. Preencha os dados abaixo e siga as orientações!

Abra sua conta e tenha assessoria do time da Elo Forte para os seus investimentos. Preencha os dados abaixo e siga as orientações!