Moedas digitais como bitcoin (BTC) e ether (ETH) ganharam espaço no mercado financeiro desde a sua criação, em 2008. Graças à sua capacidade de valorização exponencial, elas se tornaram alternativas visadas por investidores, principalmente, de perfil arrojado.
Entre as principais formas de expor seu patrimônio à criptomoeda está o ETF, uma alternativa que pode atrair pessoas que desejam começar a investir nesse segmento. No entanto, antes de adquirir cotas dos fundos de índice, você deve conhecer as suas características, vantagens e riscos.
Quer aprender sobre os ETFs de criptomoedas e saber se eles são alternativas de investimento válidas para o seu portfólio? Continue a leitura deste conteúdo!
O que é ETF de criptomoeda?
Os ETFs, sigla para exchange-traded funds, são fundos de investimentos negociados na bolsa de valores brasileira (B3). Também conhecidos como fundos de índice, eles visam acompanhar o desempenho de um indicador financeiro, espelhando a carteira teórica que compõe esse índice.
Além disso, eles possuem características semelhantes a outros tipos de fundo de investimento. Afinal, ele é um veículo de investimentos que agrupa recursos de diversos investidores, com a gestão de ativos realizada por um gestor profissional que seguirá a composição do índice usado como benchmark do fundo.
No caso dos ETFs de criptomoedas, são acompanhados os indicadores financeiros referentes às moedas digitais. Entre os principais índices de desempenho utilizados por esses fundos, estão o Nasdaq Crypto Index (NCI) e o S&P Bitcoin Index.
Como investir em ETF de criptomoedas?
Agora que você sabe o que é um ETF de criptomoeda, é fundamental entender como comprar as cotas desses veículos. Desse modo, será possível contar com a modalidade de investimento para a diversificação do seu portfólio, se ela fizer sentido em sua estratégia.
Como visto, os ETFs têm seus ativos negociados na B3, tornando prático o seu processo de negociação. Isso porque para comprar ou vender cotas dos fundos de índice, basta possuir conta em uma instituição financeira e negociar os fundos na plataforma.
Após realizar a abertura da conta, você terá acesso às cotas dos principais ETFs disponíveis na bolsa de valores. Veja quais são eles!
Hashdex Nasdaq Crypto Index (HASH11)
O HASH11 foi o primeiro ETF de criptomoeda lançado no Brasil. Ele é gerido pela gestora brasileira de criptoativos, Hashdex.
O fundo segue um indicador da Nasdaq que acompanha a performance de uma cesta de moedas com desempenhos relevantes no mercado. Em 2023, esse era o ETF de moedas virtuais mais negociado na B3.
Hashdex Nasdaq Ethereum Reference Price (ETHE11)
Outro ETF disponível na bolsa de valores brasileira é o ETHE11. Assim como o HASH11, ele é gerido pela Hashdex, e se baseia em um índice da Nasdaq (bolsa de valores estadunidense) ligado ao preço do ether.
Hashdex Nasdaq Bitcoin Reference Price (BITH11)
A Hashdex também é responsável pela gestão de outro ETF com grande volume de compras e vendas de cotas na B3, o BITH11. A diferença desse fundo para o ETHE11 é que, em vez de ether, ele está atrelado ao preço do bitcoin.
Outros ETFs disponíveis na B3
Além dos veículos já citados, a bolsa de valores disponibiliza diversas alternativas de ETFs para quem está interessado em expor o capital aos resultados das criptomoedas de forma indireta. Veja alguns deles:
- QR CME CF Bitcoin Reference Rate (QBTC11);
- Hashdex DeFi Index (DEFI11);
- QR CME CF Ether Reference Rate Fundo (QETH11);
- QR Bloomberg DeFi (QDFI11).
Vale a pena investir em ETFs de criptomoedas?
Após compreender como é possível investir em ETFs de criptomoedas e conhecer as principais alternativas do mercado, vale considerar as vantagens e desvantagens desses veículos. Dessa maneira, você poderá avaliar se a compra das cotas vale a pena e está alinhada ao seu perfil e objetivos.
A seguir, confira os prós e contras de investir em ETFs de criptomoedas!
Vantagens desse tipo de investimento
Os ETFs podem ser alternativas interessantes para investidores que desejam começar a alocar seus recursos em criptomoedas. Veja as vantagens que esses fundos de índice são capazes de proporcionar!
Diversificação
Os ETFs permitem acessar diversos ativos comprando uma única cota. Dessa forma, você pode diversificar a carteira de investimentos de modo mais seguro e simples. Ademais, é possível contar com a gestão profissional, evitando a necessidade de acompanhar constantemente as movimentações do mercado.
Acessibilidade
Outra vantagem do fundo de índice de criptomoedas é a sua acessibilidade. Por serem negociados na B3, você não precisará se preocupar com o cadastro em exchanges (plataformas de criptoativos).
Liquidez
Fora a acessibilidade, as cotas dos ETFs também costumam apresentar boa liquidez. Mas vale lembrar que esse fator está relacionado ao interesse dos investidores, sofrendo a influência da oferta e da demanda. Também não há previsibilidade quanto à possibilidade de ganhos.
Baixo custo
Por fim, os fundos de índice de criptomoedas costumam se apresentar como opções viáveis para investidores que não possuam grandes recursos financeiros para investir. Afinal, pode ser mais acessível investir em cotas do que alocar o capital individualmente em diversas moedas digitais buscando os mesmos resultados.
Quais são os riscos desses investimentos?
As vantagens dos ETFs de criptomoedas podem chamar a sua atenção. No entanto, antes de escolher essa alternativa para seu portfólio, você precisa conhecer os riscos associados a esse tipo de investimento.
Observe quais são os principais!
Volatilidade
As criptomoedas são consideradas investimentos de alta volatilidade por pertencerem a um mercado descentralizado, que não sofre a interferência de Governos. Portanto, caso você opte por comprar cotas desses ETFs, principalmente os que acompanham o índice de uma única moeda virtual, é necessário estar preparado para enfrentar as oscilações.
Limitação de horário
Diferentemente de outras formas de investimento em criptomoedas, as cotas de ETFs não podem ser compradas e vendidas durante as 24 horas do dia. Como elas são negociadas na B3, só é permitido realizar essas transações durante os pregões.
Por esse motivo, os investidores podem acabar perdendo oportunidades de utilizar as oscilações diárias do mercado ao seu favor. Por exemplo, negociar determinada criptomoeda que esteja com condições atrativas aos finais de semana.
Neste artigo, você conheceu o conceito de ETF de criptomoeda, além das vantagens e desvantagens desse modelo de investimento. A partir dessas informações, você poderá compreender se vale ou não a pena adquirir cotas do veículo no seu portfólio.
Quer aprender mais sobre investimentos? Assine a newsletter e receba conteúdos diretamente no seu endereço de e-mail!