O setor de tecnologia desempenha um papel central na economia global, graças à inovação constante inerente às companhias do segmento. E parte das empresas que mais se destacam no setor compõem a sigla FAANG — você já ouviu falar sobre ela?
Entender o seu significado e conhecer as empresas que dão nome à sigla pode trazer oportunidades para quem investe em ações. Portanto, se você tem interesse em investir parte do seu capital em grandes companhias mundiais, vale a pena continuar a leitura.
Neste artigo, você aprenderá o que significa e quais são as empresas FAANG e descobrirá como uma carteira de investimentos global pode beneficiar os seus resultados!
Afinal, o que é FAANG?
Conhecida também como MAANG, nos Estados Unidos, a sigla FAANG se refere a um grupo de grandes negócios do segmento de tecnologia listadas no mercado dos Estados Unidos.
O conceito é similar ao das Magnificent 7 — um grupo de companhias que inclui Apple, Microsoft, Alphabet, Amazon, Nvidia, Tesla e Meta. Assim, empresas que fazem parte desses grupos são conhecidas por trazerem inovações disruptivas, que mudam a forma de interação com a tecnologia no dia a dia.
Além disso, a reunião dessas empresas tem um peso especial sob a ótica dos investimentos. Afinal, trata-se de gigantes que conduziram e fortaleceram o mercado digital mundial nos últimos anos e atraíram a atenção dos investidores.
Quais empresas fazem parte das FAANG?
As gigantes do setor de tecnologia que compõem as FAANG têm histórias diferentes, mas todas são marcadas pela inovação. Conhecer o contexto de cada uma delas permite visualizar o seu valor para o setor e entender por que elas movimentam centenas de bilhões de dólares em ações no mercado mundial diariamente.
A seguir, veja as empresas norte-americanas listadas em bolsa que compõem as FAANG e acompanhe as suas principais características!
Facebook (ou Meta)
Fundado por Mark Zuckerberg em 2004, o Facebook começou como uma rede social universitária antes de se expandir para o público geral. Seu sucesso se deve à sua capacidade de conectar bilhões de pessoas ao redor do mundo.
Em 2021, a empresa passou a se chamar Meta, tendo incorporado o aplicativo de mensagem WhatsApp e a rede social Instagram. Investir na companhia também significa acompanhar o crescimento impulsionado por sua robusta plataforma de publicidade.
Amazon
Jeff Bezos fundou a Amazon em 1994, como uma livraria online. Mas sua visão era muito mais ampla. A empresa rapidamente diversificou suas ofertas para incluir diferentes produtos, desde eletrônicos até roupas — itens que começaram a ser negociados nos Estados Unidos.
Com os anos, a Amazon expandiu suas operações e chamou atenção do mercado. Hoje, as ações da empresa fazem parte do portfólio de muitos investidores — e um dos motivos é a sua capacidade de diversificar suas áreas de atuação.
Por exemplo, a Amazon Web Services (AWS) revolucionou o mercado de computação em nuvem, e a sua logística inclui armazéns automatizados e entregas rápidas.
Apple
Fundada em 1976, por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne, a Apple se destacou inicialmente pelo desenvolvimento de computadores pessoais inovadores. Mais tarde, seu maior sucesso veio com o lançamento do iPhone, em 2007, que transformou o mercado de smartphones.
Ao investir na Apple, existe a oportunidade de aproveitar o crescimento de uma empresa que já valia mais de US$ 3 trilhões, em 2024.
Netflix
Criada em 1997, Netflix começou como um serviço de aluguel de DVDs pelo correio a partir de uma ideia de seus cofundadores, Reed Hastings e Marc Randolph. No entanto, a verdadeira transformação ocorreu quando a empresa lançou seu serviço de streaming.
Ela também foi pioneira na criação de conteúdo original no segmento, com títulos de destaque além do catálogo de distribuidoras. Em 2024, a Netflix possuía mais de 277 milhões de assinantes ao redor do mundo.
Google (Alphabet)
O Google começou em 1998 como um motor de busca para melhorar a forma de encontrar informações na internet. Com o tempo, o negócio passou a expandir suas operações para outras áreas.
Entre os destaques, estão a compra do YouTube (adquirido em 2006) e do Android (negócio fechado em 2005). Em 2015, a companhia passou por uma reestruturação e criou a holding Alphabet.
Quais são as vantagens de investir em ações FAANG?
Como você já sabe, muitos investidores decidem incluir ações das empresas FAANG em suas carteiras de investimentos. Isso porque elas podem oferecer diferentes benefícios e atender a estratégias distintas de alocação.
A seguir, entenda os principais motivos que levam os investidores a ter ações FAANG na carteira e confira as vantagens que elas podem oferecer ao seu portfólio!
Crescimento robusto
As empresas FAANG têm um histórico de crescimento robusto e sustentável, por conseguirem se adaptar e prosperar em um ambiente de rápida mudança tecnológica. Para os investidores, a característica traz a possibilidade de bons retornos ao longo do tempo — lembrando que não há garantias de que os resultados se mantenham.
Domínio de mercado
Até 2024, as FAANG dominavam seus respectivos setores — como a Apple, no mercado de dispositivos móveis, e o Google, no que diz respeito à internet. Essa é uma vantagem competitiva que tende a transmitir segurança para os investidores.
Diversificação setorial
Embora todas as empresas FAANG sejam de tecnologia, elas atuam em diferentes nichos. Além disso, as companhias podem fazer parte de um portfólio exposto a outros setores que reajam de maneiras diferentes em um mesmo cenário econômico. Assim, a diversificação reduz o risco associado a investir em um único segmento.
O que considerar antes de investir?
Todo investimento possui riscos e características que devem ser consideradas. Quem tem interesse em investir em ações FAANG, portanto, também deve ter atenção a elementos que podem impactar o desempenho da carteira.
Por isso, veja a seguir quais são os principais pontos de atenção antes de investir em empresas FAANG!
Alta volatilidade
Por estarem bastante expostas à lei de oferta e procura, as ações das FAANG costumam ter variações no seu preço, a depender das condições do mercado. Fatores relacionados a mudanças no setor de tecnologia, notícias sobre a empresa ou alterações nas expectativas de lucro podem impactar as cotações.
Por isso, vale a pena avaliar se você está confortável com o nível de volatilidade que o mercado de ações oferece ao investidor.
Ameaças regulatórias
Devido ao seu tamanho e influência, é comum as empresas FAANG terem maior atenção dos Governos. O atributo pode resultar em leis e regulamentações que exigem mudanças operacionais ou geram multas, com risco de afetar diretamente a rentabilidade das companhias.
Portanto, considere acompanhar de perto esses e outros riscos que podem interferir no preço dos ativos.
Como investir em ações FAANG?
Se você tem interesse em se expor ao mercado norte-americano e ao setor de tecnologia — como é o caso das ações FAANG —, vale saber que existem muitas possibilidades para considerar.
Você pode montar uma carteira global a partir do investimento direto, por exemplo, adquirindo stocks — ações estrangeiras — por meio de uma conta internacional. A opção permite calibrar a exposição a cada ação e, caso elas distribuam dividendos, você os recebe em dólar em sua conta.
Mais uma alternativa de investimento a partir de uma conta global são os ETFs (exchange traded funds) negociados nas bolsas de valores internacionais. Essas são possibilidades para quem deseja dolarizar a carteira e encontrar mais oportunidades para a diversificação do portfólio.
Você também pode se expor aos resultados das ações FAANG indiretamente, na bolsa de valores brasileira. Entre as alternativas, estão os fundos internacionais, ETFs que sigam o desempenho de um índice como o S&P 500 — que inclui papéis dessas companhias — e BDRs (brazilian depositary receipts), certificados que representam ativos estrangeiros.
Se você está pensando em investir em ações FAANG, é preciso abrir uma conta em uma corretora de valores, como a XP Investimentos — que também oferece a conta global. Considere também aproveitar o suporte de uma assessoria, como a Elo Forte, para ter uma carteira de investimentos internacional alinhada ao seu perfil e objetivos.
Agora você conhece a importância e o valor das empresas FAANG. Dessa forma, será mais fácil avaliar se essas gigantes da tecnologia fazem sentido na sua estratégia de investimentos.
Quer dar o primeiro passo no mercado internacional? Aproveite a oportunidade para abrir a sua conta na XP Investimentos e contar com a assessoria da Elo Forte, parceira do portal Eu Posso Investir!