BDR do Facebook (FBOK34): dividendos, cotação e como se expor às ações da empresa

Graças à popularização da educação financeira, cada vez mais pessoas tem se interessado por investir em empresas que fazem parte do seu dia a dia. Entre elas, está o Facebook. Sabia que você pode investir na gigante americana sem sair do Brasil? Isso é possível por meio do BDR FBOK34.

Com ele, você amplia a diversificação da sua carteira e se expõe ao mercado internacional. Mas é importante lembrar que isso representa um risco. Portanto, suas decisões devem ser tomadas com cautela.

Quer saber como montar uma carteira com exposição às empresas estrangeiras? Então continue a leitura e aprenda o que é BDR, como funciona o ativo FBOK34 e o que considerar antes de investir em ações do Facebook!

Acompanhe!

O que são BDRs?

BDRs — ou brazilian depositary receipts — representam uma oportunidade para brasileiros exporem seu capital de investimento a outros países sem a necessidade de sair do Brasil. Contudo, vale destacar que comprar BDRs não é o mesmo que possuir diretamente a ação da empresa.

Investir no exterior por meio de BDRs significa comprar títulos lastreados pelo ativo internacional. Nesse caso, quem de fato adquire ações estrangeiras são as instituições depositárias. Essas instituições são responsáveis por manter os ativos em custódia e emitir os BDRs.

Além de ações, os certificados podem ser lastreados em outros investimentos, como títulos de renda fixa e ETFs (fundos de índice). Para garantir as operações, o mercado conta com a fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Quais os riscos e vantagens de investir em BDR?

Como estamos falando do mercado de renda variável, é importante ter consciência dos riscos envolvidos nessa classe de investimentos. Em especial porque BDRs expõem o capital dos investidores não apenas à performance da empresa, mas também ao mercado internacional.

Ou seja, há pelo menos dois contextos de volatilidade: o próprio desempenho dos ativos e a variação do câmbio. Isso significa que, no caso de um BDR como FBOK34, os resultados estarão ligados tanto à atuação da companhia quanto à eventual valorização do dólar.

Em relação às vantagens, o BDR é um investimento mais prático e acessível, pois não envolve abertura de conta internacional ou custos com câmbio. Além disso, são uma alternativa de diversificação de portfólio, permitindo acesso a mercados mais fortes que o brasileiro.

Como funciona o Facebook?

Agora você já sabe que os BDRs são uma alternativa para investidores brasileiros que desejam participar indiretamente do mercado internacional. Assim, é o momento de entender melhor acerca da oportunidade de investir no Facebook.

A seguir, conheça um pouco mais sobre a empresa!

História

Imortalizada no filme “A Rede Social” (do original “The Social Network”), a história do Facebook é um marco moderno. A empresa é o resultado da inovação de um grupo de universitários de Harvard.

Os principais nomes responsáveis por essa criação são os de Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Chris Hughes e o brasileiro Eduardo Saverin. Inicialmente, a ideia era reunir estudantes da universidade. Contudo, a rede social ultrapassou esse limite e se tornou uma das maiores do mundo digital.

Ao longo de sua história, o Facebook também adquiriu outras redes. O portfólio do grupo conta com plataformas como Instagram e WhatsApp — estando diariamente presente na vida de mais de 3 bilhões de usuários em todo o mundo.

Mercado

Nascido a partir da ideia de conectar pessoas, o Facebook cresceu a ponto de se tornar uma das empresas de tecnologia mais poderosas do planeta. No entanto, seu foco continua na conexão entre os usuários.

Atualmente, ele é o principal player no mercado das mídias sociais, e não para de aprimorar a experiência do usuário. Com 71% de market share no segmento só nos Estados Unidos, a gigante tem se mostrado imbatível desde seu IPO em 2012, absorvendo ou limitando a concorrência.

Graças a essa vantagem de posicionamento, muitos investidores veem nos negócios de Zuckerberg potencial de crescimento para a próxima década. Com a evolução da inteligência artificial e a digitalização da economia, a expectativa pode ser positiva — embora não haja garantias.

A principal fonte de receita da empresa são os anúncios, mas seus executivos têm experimentado modelos de negócio cada vez mais abrangentes. Por exemplo, criando marketplaces e sistemas exclusivos de pagamentos dentro de suas plataformas.

Vale a pena investir em FBOK34?

Quem deseja adicionar Facebook à sua carteira deve considerar alguns fatos importantes antes de tomar essa decisão. Em primeiro lugar, é fundamental conhecer seu perfil de investidor e sua tolerância a riscos.

Além disso, sem um planejamento financeiro adequado, não é recomendável fazer um investimento que comprometa a liquidez ou seu capital total. Sendo assim, trace um mapa das suas receitas e despesas, bem como dos seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Tenha, ainda, uma estratégia de investimento estabelecida.

Ter um plano traçado ajudará a saber se o investimento é adequado para determinado objetivo. Por exemplo, a exposição aos BDRs costuma ser mais alinhada ao longo prazo, pela diluição de risco.

Análise e dividendos

Além disso, vale a pena fazer uma análise de fundamentos da empresa antes de se expor a ela, mesmo que indiretamente, via BDR. Por exemplo, investir em Facebook pode não ser a melhor alternativa quem busca obter renda passiva na forma de proventos.

Isso porque o FBOK34 não paga dividendos. Diferentemente do Brasil, os Estados Unidos não obrigam as empresas a distribuir proventos. Assim, o Facebook não oferece essa remuneração aos acionistas, de modo que o lucro se dará apenas pela eventual valorização dos papéis.

Cotação BDR do Facebook (FBOK34)

Caso você tenha interesse no BDR da empresa de Mark Zuckerberg, pode querer acompanhar a movimentação do ativo na bolsa.

Para acompanhar a cotação em tempo real do FBOK34 no mercado brasileiro, basta acessar o home broker do seu banco de investimentos e buscar pelo ticker do BDR.

Também é possível acompanhar as oscilações por meio de sites especializados, como o Investing. Por meio dele, você também pode visualizar a cotação do Facebook no mercado norte-americano.

Como investir em FBOK34?

Depois de avaliar o cenário econômico, os fundamentos da empresa e as alternativas de investimento disponíveis, você pode se interessar pelo investimento no BDR FBOK34. Para comprar esse ou outro BDR, tudo o que você precisa é ter acesso a bolsa de valores para negociar os certificados.

Para isso, você deve ter conta em um banco de investimentos e transferir para ela seus recursos de investimento. Feito isso, basta abrir o home broker, buscar pelo código do BDR — como o FBOK34 — e emitir a ordem de compra da quantidade de BDRs desejada. Em alguns dias, o investimento fará parte da sua carteira.

Investir no Facebook pode ser uma oportunidade interessante para muitos investidores. Mas, como você viu, há riscos envolvidos. Portanto, continue estudando o mercado e suas novidades para avaliar se o FBOK34 e outros BDRs são estratégicos para compor o seu portfólio. E, se precisar de ajuda, conte conosco!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre Facebook e seu BDR FBOK34? Então compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais e discuta o assunto com seus contatos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *