A gestão patrimonial pode ser um desafio para pessoas físicas e jurídicas, afinal, ela abrange diversas obrigações e estratégias complexas. Mas adotar um planejamento organizado e com foco nos seus objetivos é fundamental para o cuidado adequado com os bens.
A partir de um gerenciamento eficiente, é possível proteger seus ativos financeiros de riscos e deterioração, além de alcançar metas, ampliando o potencial de rentabilidade da carteira de investimentos. A abordagem também consiste em uma forma de ficar em dia com as obrigações fiscais.
Neste artigo, você entenderá o que é a gestão patrimonial, como ela funciona e quais são as vantagens de realizá-la. Confira!
O que é gestão patrimonial?
A gestão patrimonial é um conjunto de estratégias e práticas que têm como objetivo administrar e preservar o patrimônio de pessoas físicas, jurídicas ou famílias. Desse modo, ela contribui com a proteção e o crescimento dos ativos financeiros, focando especialmente no longo prazo.
As decisões são tomadas conforme as características individuais do proprietário, considerando sua situação atual e objetivos. A gestão pode incluir o gerenciamento de bens como investimentos, dinheiro em conta, imóveis, terrenos, veículos etc.
Há diferentes tipos de gestão patrimonial, por exemplo:
- gestão patrimonial pessoal: abrange os bens de um indivíduo, buscando as melhores estratégias, conforme os seus objetivos;
- wealth management: realiza a gestão de fortunas, com estratégias específicas para patrimônios elevados;
- gestão patrimonial familiar: gerencia os bens da família;
- gestão patrimonial empresarial: é a gestão dos ativos e passivos de uma empresa.
Como a gestão patrimonial funciona?
Agora que você já sabe o que é a gestão patrimonial, também precisa entender como essa abordagem funciona. Como você aprendeu, as estratégias buscam proteger e ampliar os bens ao longo do tempo. Para tanto, é necessário executar uma série de tarefas.
Acompanhe as etapas!
Avaliação do patrimônio
A primeira etapa consiste na avaliação do patrimônio. Nela, o proprietário faz um levantamento de todos os seus bens e das obrigações, para elaborar um planejamento que atenda às suas demandas e objetivos.
Definição das metas financeiras
Posteriormente, ele deve estabelecer as metas, identificando as prioridades e os caminhos a percorrer para concretizá-las. A partir desses passos iniciais, o investidor pode definir as melhores formas de alocar os seus recursos.
Monitoramento e rebalanceamento da carteira de investimentos
Na gestão patrimonial, não basta investir. É preciso acompanhar ativamente a evolução da carteira de investimentos.
Para tanto, é preciso acompanhar a rentabilidade, os prazos de vencimento e momentos de reinvestir. Além disso, é preciso considerar o pagamento de tributos e taxas. Sempre que necessário, o investidor ainda deve fazer o rebalanceamento da carteira.
Nesse momento, ele deve verificar se a proporção de ativos permanece alinhada à estratégia e aos objetivos financeiros. Por fim, a gestão do patrimônio exige atenção ao mercado para aproveitar eventuais oportunidades e riscos que surgirem.
Planejamento sucessório
Outro aspecto que pode fazer parte da gestão do patrimônio é o planejamento sucessório. A partir de uma organização eficiente dos bens, o proprietário consegue atenuar a burocracia e facilitar a distribuição das posses após o falecimento, buscando reduzir os entraves burocráticos, como aqueles relacionados ao inventário.
Busca por auxílio profissional
Vale saber que você pode contratar o serviço de gestão patrimonial profissional, mas ele não anula a necessidade de participar ativamente das estratégias adotadas. Do mesmo modo, você pode contar com o suporte de uma assessoria de investimentos, por exemplo.
O assessor é capaz de sanar dúvidas, fornecer informações e apresentar oportunidades do mercado financeiro para preservar, proteger e ampliar o seu patrimônio. No entanto, as decisões e operações ainda ficam sob a responsabilidade do investidor, que tem autonomia para cuidar do portfólio e dos bens.
Quais são as vantagens da gestão patrimonial?
Após entender o que é e como funciona a gestão patrimonial, vale a pena conhecer as vantagens de participar ativamente desse processo. Como você viu, esse é um caminho para gerir os bens de maneira eficiente.
Confira os benefícios de realizar a gestão do patrimônio!
Organização das finanças
Ao realizar a gestão patrimonial, você tem mais consciência sobre os próprios recursos, entendendo quais são os bens e as obrigações. Como resultado, as finanças ficam mais organizadas, oferecendo mais chances de tomar decisões acertadas.
Estar à frente da gestão patrimonial permite ter mais controle sobre os investimentos e adequação ao planejamento pessoal. Além disso, o gerenciamento favorece a saúde fiscal e operacional, bem como a busca pela expansão do seu capital.
Proteção e preservação dos bens
Patrimônios de qualquer porte exigem cuidados de proteção e preservação. Isso inclui a manutenção do poder de compra, evitando a sua deterioração pelos efeitos da inflação. Da mesma forma, é necessário proteger a carteira de riscos.
Os investimentos ficam sujeitos às oscilações do mercado, riscos de crédito, entre outros fatores que podem prejudicar o seu desempenho. Uma gestão eficiente permite a composição de um portfólio com objetivos realistas e traçar o plano de ação para que eles sejam alcançados.
Você também aprendeu que essa é uma estratégia duradoura, logo, ela demanda o acompanhamento constante. Como resultado, é possível alcançar grandes objetivos, que dependem de tempo para se concretizarem, como a independência financeira, aposentadoria ou a geração de riqueza.
Ampliação do patrimônio
Por fim, uma boa gestão é fundamental para quem pretende ampliar o patrimônio. Com a seleção dos investimentos adequados ao seu perfil e ao seu planejamento individual, há a possibilidade de potencializar o desempenho da carteira.
Por exemplo, as escolhas para atender a metas de longo prazo podem reduzir os riscos e potencializar os efeitos dos juros compostos sobre o dinheiro investido ou a possibilidade de valorização dos ativos.
Como você pôde ver, a gestão patrimonial é uma estratégia válida para quem deseja ter melhores resultados na administração dos seus bens. Ela tem diversas funções, como proteger e ampliar o seu capital. Para auxiliar nessa jornada, você pode contar com uma assessoria de investimentos.
Precisa de ajuda para gerenciar a carteira? Entre em contato com a assessoria Elo Forte, vinculada à XP Investimentos e parceira do Eu Posso Investir e tire suas dúvidas!