Quais as principais criptomoedas que existem no mercado?

Receba um diagnóstico personalizado dos seus investimentos e potencialize sua carteira!

Se você costuma acompanhar o mercado financeiro, provavelmente já ouviu falar sobre as moedas digitais. Elas podem servir como opções de investimento, reserva de valor ou meio de pagamento. Com o aumento do interesse do mercado sobre elas e o avanço da tecnologia, mais criptoativos desse tipo surgiram.

Portanto, é comum se perguntar quais são as principais criptomoedas que existem e como elas funcionam. Para responder a essas questões, você precisa entender as diferenças entre as moedas, o que o ajudará a analisar se vale a pena aproveitar as oportunidades que elas proporcionam.

Neste post, você aprenderá o que é o mercado de criptomoedas, quais são as principais moedas virtuais disponíveis e como investir nelas.

Acompanhe a leitura!

O que são as criptomoedas e como funcionam?

As criptomoedas ou moedas virtuais são ativos digitais e criptografados, que não dependem de órgãos específicos para confirmar e verificar as transações. Em vez disso, a maioria delas conta com um registro em um banco de dados conhecido como blockchain.

Ele consiste em uma espécie de livro contábil público, que armazena com segurança todas as transações feitas com a moeda na rede. As informações são registradas em blocos, que são unidos a outros blocos de dados, criando uma corrente.

Além disso, a transação de criptomoedas ocorre de modo criptografado. Ou seja, há uma codificação avançada na transmissão e armazenamento dos dados de criptomoeda entre as carteiras. Cada investidor recebe um recibo das transações, que fica armazenado no sistema eletrônico.

Já para a criação das criptomoedas, é comum que seja usado um processo conhecido como mineração. Essa etapa consiste na validação dos dados da operação e uma das formas é por meio da chamada prova de trabalho.

Nesse caso, há o uso de potência computacional que resolve problemas matemáticos complexos, na base da tentativa e erro. Para tanto, é necessário utilizar um equipamento com alta capacidade de processamento.

Ademais, as criptomoedas podem apresentar um valor que poderá ser convertido para outras moedas, como real ou dólar. Esse valor depende do volume de negociação e do interesse do mercado pelos criptoativos.

Assim, em muitos casos é possível utilizá-las com o mesmo objetivo do dinheiro físico, como moeda de troca para o consumo de serviços e a compra de produtos.

Quais as principais criptomoedas que existem no mercado?

Agora que você já sabe o que são as criptomoedas e como funcionam, chegou o momento de conhecer as principais moedas digitais disponíveis no mercado. Aprenda mais sobre cada uma delas!

Bitcoin

O bitcoin é a criptomoeda mais popular do mercado. Em partes, isso se deve ao fato de ela ter sido a primeira moeda digital criada, em 2009. Sua criação foi uma resposta à crise financeira dos Estados Unidos em 2018, que afetou toda a economia global.

Ela foi desenvolvida por Satoshi Nakamoto, um pseudônimo para uma pessoa ou um grupo de programadores não identificados. O objetivo original do bitcoin é atuar como uma alternativa para o sistema bancário livre.

Litecoin

Outra criptomoeda famosa é o litecoin. Ele foi criado em 2011 por um ex-funcionário do Google conhecido como Charlie Lee. De modo geral, ela apresenta características parecidas com o bitcoin, com diferenças no processo de mineração.

Na prática, há uma diminuição do tempo para confirmar as transações realizadas com o litecoin. A moeda foi desenvolvida com a intenção de produzir mais unidades que o bitcoin. Enquanto a primeira criptomoeda do mercado tem um limite de 21 milhões, o litecoin tem um limite de 84 milhões.

Ether

O ether foi desenvolvido em 2015, como uma alternativa ao bitcoin. A moeda virtual faz parte da rede ethereum, que favorece o fomento dos DAPPs ou aplicativos descentralizados.

Essas são alternativas que geram segurança a diversos processos além dos pagamentos. Porém, esses apps funcionam tendo como base o blockchain, com código aberto.

Uma das diferenças para o bitcoin é que o ether remunera os desenvolvedores que utilizam a plataforma, indo além dos meios de investimentos e pagamentos da moeda.

Tether

O tether foi criado em 2014 e é um stablecoin. Isso significa que essa criptomoeda é lastreada em outro ativo. O objetivo dessa moeda virtual é manter proporções iguais ao dólar americano. Logo, ao emitir um tether, é necessário ter um dólar equivalente em caixa.

Então a cotação dessa moeda é semelhante ao valor do dólar, conferindo a ela uma volatilidade menor. Vale destacar que o tether é a stablecoin mais conhecida do mercado, podendo ser usada para facilitar a compra da moeda americana.

Como investir nas criptomoedas?

Para decidir se é interessante investir em criptomoedas, é fundamental começar considerando o seu perfil de investidor e os seus objetivos financeiros. Como as moedas digitais são mais voláteis, elas apresentam mais riscos.

Assim, é preciso estar disposto a abrir mão de parte da segurança para ter a chance de obter mais ganhos. Além disso, costuma ser indicado dedicar uma pequena parte do patrimônio a esse tipo de investimento.

Antes da decisão, também é essencial estudar, compreender e acompanhar o mercado cripto. Dessa maneira, você entenderá melhor quais são as oportunidades e se elas são interessantes para a sua estratégia.

Na hora de fazer o investimento, você tem a pode realizá-lo de modo direto ou indireto. Porém, considere que o investimento direto em cripto ainda não é regulamentado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), então a entidade não fiscaliza esse tipo de ativo.

Já o investimento indireto tem regulamentação, como é o caso dos fundos de criptomoedas. Uma das opções é o exchange traded fund (ETF) ou fundo de índice.

Esse veículo pode ser baseado em um índice de criptomoedas, garantindo exposição ao mercado. Ao mesmo tempo, você pode comprar as cotas diretamente pela bolsa de valores brasileira (B3).

Também é possível recorrer aos fundos multimercados que investem em criptomoedas. Eles apresentam diversos graus de exposição a esses ativos, indo de 20% até 100% do portfólio. Nesse caso, você pode fazer o investimento pela plataforma do seu banco de investimentos.

Ao conferir essas informações, você descobriu quais são as principais criptomoedas que existem e como esse mercado é amplo. Caso decida investir nesses ativos, lembre-se de pesquisar bastante sobre as moedas digitais e considerar o seu perfil de investidor para fazer as melhores escolhas.

Quer conhecer mais sobre criptomoedas? Então conheça a história do bitcoin e como ele surgiu!

Receba um diagnóstico personalizado dos seus investimentos e potencialize sua carteira!

Informações exclusivas por e-mail:

Baixe seu e-book

Investir com direção é muito mais seguro

Preencha o formulário para conversar com nosso time de especialistas:

Confira outros artigos

Converse com nosso time de especialistas:

Abra sua conta e tenha assessoria do time da Elo Forte para os seus investimentos. Preencha os dados abaixo e siga as orientações!

Abra sua conta e tenha assessoria do time da Elo Forte para os seus investimentos. Preencha os dados abaixo e siga as orientações!