TSLA34: vale a pena ter ações da Tesla na carteira?

Receba um diagnóstico personalizado dos seus investimentos e potencialize sua carteira!

Investir em grandes empresas mundiais pode ser uma oportunidade para diversificar e fortalecer o portfólio. Uma das companhias que chamam a atenção no mercado financeiro é a Tesla, atuante nos segmentos automotivo e de geração e armazenamento de energia.

Há como participar dos resultados da companhia a partir do Brasil por meio do BDR (brazilian depositary receipt) identificado pelo ticker TSLA34. Se você tem interesse em expor a sua carteira às ações da empresa, precisa avaliar seus pontos positivos e negativos para saber se o investimento vale a pena para seu caso.

Conheça mais sobre a Tesla e o TSLA34 para descobrir se a alternativa é vantajosa para você. Boa leitura!

Qual é a trajetória da Tesla?

Antes de ver se vale a pena investir em TSLA34, você deve conhecer as principais informações sobre a Tesla. A empresa norte-americana foi fundada em 2003, por Martin Eberhard e Marc Tarpenning. Originalmente, seu nome era Tesla Motors, mas, em 2017, ela passou a ser apenas Tesla.

O nome da companhia foi inspirado no proeminente engenheiro elétrico e mecânico Nikola Tesla. Ele foi precursor no desenvolvimento do sistema de fornecimento de eletricidade em corrente alternada.

Os veículos desenvolvidos pela empresa são movidos pela eletricidade, destacando-se pela proposta sustentável e pelo design vanguardista. 

Os segmentos explorados pela Tesla são, principalmente:

  • veículos elétricos;
  • energia solar e sistemas de armazenamento de energia;
  • infraestrutura e carregamento;
  • software e condução autônoma;
  • venda e leasing de veículos.

A marca recebeu investimentos de Elon Musk, que promove a Tesla como uma empresa de destaque no setor de tecnologia. Inclusive, parte da fortuna do bilionário vem dos resultados das ações que ele detém da companhia.

A abertura do capital da Tesla no mercado financeiro aconteceu em 2010, na Nasdaq (National Association of Securities Dealers Automated Quotations). A oferta pública inicial arrecadou cerca de US$ 226 milhões.

O que é TSLA34?

Sabendo um pouco mais sobre a Tesla, é o momento de conhecer o TSLA34, o BDR da empresa negociado na bolsa de valores brasileira, a B3. Você precisa ter em mente que essa é uma forma de exposição indireta às ações da companhia estadunidense.

Os BDRs são certificados de depósito de valores mobiliários lastreados em ativos no exterior. Por exemplo, eles podem estar atrelados a ações, fundos de investimentos, títulos de renda fixa, entre outros.

Para tanto, existe a participação de uma instituição depositária, que é intermediária na operação. Ela adquire os ativos internacionais, faz a sua custódia e negocia os certificados no mercado nacional. Desse modo, o TSLA34 é o BDR formado por ações da Tesla.

A alternativa faz parte da renda variável, o que significa que não existe previsibilidade de resultados e o ativo fica sujeito aos riscos de mercado. Outro ponto relevante é que, até outubro de 2024, a Tesla não pagava dividendos aos seus investidores, optando por reinvestir os seus lucros.

Também vale a pena avaliar alguns resultados da companhia. Naquele momento, o valor de mercado era de US$ 701,86 bilhões. As ações apresentavam uma relação entre preço e lucro de 67,06, considerando o período de 12 meses (outubro de 2023 até outubro de 2024).

É válido conhecer os dados financeiros da Tesla antes de considerar investir no BDR, mas você deve estar ciente de que o desempenho passado não garante o mesmo comportamento no futuro. Essa é uma referência para a sua decisão, porém, não existem garantias de retorno.

Além do investimento indireto pelo BDR, você pode fazer a compra direta das ações da Tesla. Nesse caso, o procedimento deve ser feito por meio de uma conta internacional, acessando os papéis pela Nasdaq.

Vale a pena investir em TSLA34?

Com a leitura até aqui, você conhece as principais informações sobre o TSLA34. Agora, é necessário avaliar se vale a pena investir na alternativa.

Veja os prós e contras desse BDR!

Vantagens

Entre os aspectos positivos de investir no BDR está a diversificação internacional investindo em reais — uma estratégia válida para alguns casos. Essa é uma forma de dolarizar a carteira de investimentos, expondo-se a um mercado diferente do brasileiro.

A abordagem pode contribuir para a redução de riscos e elevar o potencial de ganhos. A Tesla é uma empresa com relevância mundial e de destaque no ramo de veículos elétricos. Com a valorização da sustentabilidade no mercado, a tendência é de aumento na demanda por esse tipo de veículo.

O ecossistema integrado da empresa também favorece a retenção de consumidores e a inserção em cidades pequenas e áreas rurais. Portanto, há chance de os ativos da companhia apresentarem potencial para o futuro.

Desvantagens

Em relação aos pontos negativos, o investidor deve considerar que existem possibilidades de crises nas cadeias de abastecimento, assim como escassez de semicondutores. A atuação da empresa tem uma estreita relação com insumos da China, estando sujeita às condições do país asiático.

A expansão da companhia depende da criação de gigafábricas — as fábricas que produzem baterias para os veículos elétricos. No entanto, ainda existem entraves para a criação dessas grandes estruturas. Ainda, suas ações são voláteis e expostas à competição crescente — o que reflete nos resultados do BDR.

Como investir em TSLA34?

Se, a partir das informações vistas, você optar por investir no BDR TSLA34, o próximo passo é realizar o aporte. Mas, antes, é fundamental fazer uma avaliação da adequação da alternativa ao seu perfil de investidor, objetivos financeiros e estratégia.

Para tornar a decisão mais consciente, você pode contar com o auxílio da assessoria de investimentos — como a Elo Forte, que está vinculada à XP Investimentos e é parceira do Eu Posso Investir.

Assim, você tira todas as dúvidas e realiza a alocação de forma racional. Para seguir com o investimento, é preciso ter a conta aberta em uma corretora. No home broker, basta informar o ticker da alternativa, inserir a quantidade desejada e enviar a ordem de compra.

Neste artigo, você conheceu o TSLA34, o BDR atrelado às ações da Tesla. Analise as características da alternativa e veja se vale a pena adicioná-la à sua carteira. Essa pode ser uma oportunidade para quem busca exposição indireta aos papéis da Tesla, mas considere os riscos envolvidos.

Obtenha auxílio na hora de selecionar os seus investimentos, contando com a assessoria da Elo Forte. Entre em contato para saber mais!

Receba um diagnóstico personalizado dos seus investimentos e potencialize sua carteira!

Informações exclusivas por e-mail:

Baixe seu e-book

Investir com direção é muito mais seguro

Preencha o formulário para conversar com nosso time de especialistas:

Confira outros artigos

Converse com nosso time de especialistas:

Abra sua conta e tenha assessoria do time da Elo Forte para os seus investimentos. Preencha os dados abaixo e siga as orientações!

Abra sua conta e tenha assessoria do time da Elo Forte para os seus investimentos. Preencha os dados abaixo e siga as orientações!