Assessoria de investimentos: como escolher o melhor escritório para você?

Na hora de compor ou ajustar seu portfólio de investimentos, é possível contar com a importante ajuda da assessoria de investimentos. Formada por um time de profissionais certificados no mercado financeiro, ela oferece suporte tanto para investidores iniciantes quanto para quem já investe.

Porém, para explorar todas as características dessa assessoria, é necessário saber escolher o escritório certo. Como há diversas alternativas no mercado, saber quais critérios observar ajudará a orientar a decisão.

Se você tem dúvidas sobre o tema, descubra quais são os aspectos essenciais sobre a escolha da assessoria de investimentos e entenda como o serviço pode auxiliar a sua jornada.

Vamos lá?

O que é uma assessoria de investimentos?

A assessoria de investimentos, também conhecida como escritório de investimentos, é um serviço essencial no mercado financeiro. Essa é uma empresa que atua de forma atrelada a uma instituição financeira de referência com o objetivo de auxiliar os investidores em sua jornada.

Para tanto, ela é composta por profissionais chamados de agentes autônomos de investimento (AAI) ou, simplesmente, assessores de investimento. Eles possuem certificados específicos do mercado financeiro e trabalham com autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Como funciona a assessoria de investimento?

Para conhecer a assessoria de investimento, é importante entender sua composição e como ela funciona. Na prática, ela ocupa uma posição intermediária entre o investidor e a instituição financeira, como o banco de investimentos.

A assessoria só pode estar atrelada a uma instituição financeira e, a partir disso, é capaz de ligar a carteira do investidor ao portfólio do banco de investimentos. Além disso, sobre o atendimento, é importante lembrar que os assessores não fazem análises ou recomendações de ativos.

Em vez disso, atuam como um apoio para tirar dúvidas, esclarecer questões pontuais e facilitar a identificação de oportunidades no mercado. Quem conta com o serviço tem a chance de investir melhor por ter mais acesso às informações qualificadas e confiáveis sobre os investimentos disponíveis.

Vale saber, ainda, que a assessoria não tem custo para o investidor. O pagamento da remuneração do AAI é feito pela instituição vinculada. Assim, você pode contar com o apoio da melhor assessoria de investimentos sem precisar lidar com despesas adicionais.

Por que uma assessoria pode ser vantajosa para você?

Devido às características do serviço, a assessoria de investimento pode trazer diversos benefícios para a sua estratégia e sua experiência no mercado financeiro. Com isso, antes de escolher um escritório para contratar, vale a pena identificar quais vantagens podem ser obtidas.

A seguir, você descobrirá como uma assessoria pode ser vantajosa e quais os impactos que ela pode trazer para a sua estratégia. Confira!

Vínculo com instituição consolidada

Como você viu, a assessoria de investimento é vinculada a uma instituição financeira autorizada e consolidada. Portanto, é uma forma de aproveitar as oportunidades disponibilizadas no portfólio da do banco de investimentos vinculado.

Essa questão também proporciona maior segurança, pois todo o processo de assessoria ocorre de maneira regulamentada pelos órgãos competentes. Então você sabe que está diante de um serviço legítimo e que pode facilitar seu acesso às oportunidades do mercado financeiro.

Esclarecimento de dúvidas sobre investimentos

Uma das principais funções do assessor de investimentos é prestar esclarecimentos para quem deseja começar a investir ou já aporta seus recursos. Logo, você pode esclarecer dúvidas conceituais sobre os produtos ou ter respostas a respeito de questões operacionais, como o uso do home broker.

Aqui, o principal benefício envolve o fato de as respostas serem confiáveis e alinhadas à realidade do mercado de investimentos. Como os profissionais são certificados, você terá mais segurança sobre a qualidade das informações, o que nem sempre acontece ao pesquisar em outras fontes.

Ajuda para conhecer o perfil de investidor

A assessoria de investimentos não se limita a apresentar e esclarecer o funcionamento das alternativas do mercado. Com o serviço, também é possível entender, de forma completa, em qual classificação do perfil de investidor você se encaixa.

Isso porque, ao abrir conta em um banco de investimentos, você terá a oportunidade de realizar a Avaliação de Perfil de Investidor (API), por exemplo. É esse teste que demonstra se o investidor se encaixa como conservador, moderado ou arrojado.

Assim, é possível identificar quais são os investimentos mais adequados à sua tolerância ao risco, à volatilidade e à perda. E o assessor de investimentos pode ajudá-lo, na sequência, a entender os principais aspectos do seu perfil e a identificar como equilibrar a carteira para atender às suas características.

Apoio na identificação de oportunidades

Graças à atuação do assessor, portanto, você estará mais consciente sobre seu perfil de investidor e sobre os ativos disponíveis no mercado. Dessa maneira, surge a chance de avaliar melhor as alternativas que fazem parte do portfólio do banco de investimentos ou bolsa de valores, por exemplo, e identificar oportunidades condizentes com as suas características.

Caso surjam dúvidas, buscar o assessor é uma saída para esclarecê-las e identificar se o investimento faz sentido para sua estratégia. Assim, é possível ser mais assertivo na alocação do seu capital.

Ao mesmo tempo, a assessoria pode ajudar o investidor a identificar investimento que mais se alinham a cada objetivo, considerando as características de cada investimento — e do próprio investidor. Se a sua intenção for construir patrimônio, por exemplo, opções voltadas ao longo prazo podem se destacar.

Já se quiser cuidar bem da reserva de emergência, investimentos líquidos e seguros se tornam mais interessantes. Contudo, existem muitos outros objetivos e interesses que podem ser considerados nas decisões.

Note, ainda, que um assessor não fará um planejamento financeiro ou de investimentos e, como você viu, não dará indicações de aportes. Porém, todo o suporte em relação ao conhecimento poderá fazer com que você aprimore seu processo de escolha.

Facilidade de acompanhamento do mercado

Além de conhecer os investimentos disponíveis e suas características, é importante compreender o andamento do mercado. Esse acompanhamento faz a diferença, já que permite entender quais são os impactos das notícias, crises e projeções sobre a carteira de investimentos.

Ainda que a intenção seja no longo prazo, estar ciente das mudanças e das condições permite que você entenda melhor as movimentações do mercado e as oportunidades que surgem. Ao mesmo tempo, pode não ser fácil conferir tudo o que é relevante e processar tantas informações.

Nesses casos, a assessoria pode simplificar a tarefa, pois os profissionais fazem o acompanhamento do mercado de forma contínua. Logo, se surgirem dúvidas sobre uma tendência ou movimento, a atuação dos AAIs pode ser essencial.

Atendimento exclusivo e personalizado

A maneira como a assessoria de investimentos atua também merece destaque, especialmente devido ao modo como o atendimento é prestado. Na prática, você terá atendimento exclusivo e personalizado, pensado para se alinhar às suas necessidades.

Portanto, a melhor assessoria de investimentos deve oferecer diversos meios de contato e prestar um atendimento sempre focado nas características do investidor. Assim, você se aproxima de maneira mais intensa do mercado financeiro e das possibilidades oferecidas.

Ademais, você não precisará lidar com soluções prontas e que podem não funcionar para o seu perfil ou para os seus objetivos financeiros.

Abordagem diferenciada para clientes private

Investidores de alta renda também encontram, nas melhores assessorias de investimento, acesso a oportunidades diferenciadas.

É por isso que o serviço private é uma das vantagens oferecidas por alguns escritórios — como é o caso da Aquiraz Investimentos, vinculada ao BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina.

Assim, clientes com patrimônio elevado têm acesso a soluções completas e exclusivas para cuidar do seu capital. É possível, por exemplo, acessar fundos exclusivos, private equity, entre outras alternativas do mercado financeiro. Serviços como wealth management também podem compor a assessoria private.

Caso você se encaixe nessa condição, considere contar com o melhor escritório de investimentos para o público private. Dessa forma, você terá à sua disposição uma atuação personalizada e alinhada às suas necessidades de maneira mais ampla.

Suporte exclusivo da mesa de operações

Embora o assessor de investimentos não faça análises ou recomendações, ele tem um papel importante para quem busca facilidade ao investir.

Afinal, o profissional pode repassar ao banco de investimentos as ordens de compra e venda de ativos e derivativos, por exemplo. Essa dinâmica é possível graças às mesas de operações dos escritórios.

Para viabilizar o processo, é preciso ter autorização expressa do investidor a cada ordem a ser executada pela instituição financeira. Dessa forma, investidores que não dispõem de tempo ou conhecimentos necessários para executar ordens e montar operações específicas podem usufruir da praticidade e expertise do serviço.

Além disso, uma mesa de operações robusta também pode ajudá-lo a identificar oportunidades disponíveis no mercado.

Na mesa de operações de renda variável, por exemplo, é possível contar com o apoio do assessor qualificado para conhecer estratégias diferenciadas — como as operações estruturadas com opções. Assim, você pode usar a expertise da mesa tanto para rentabilizar a carteira quanto para fazer hedge do patrimônio, por exemplo.

Como escolher a melhor assessoria de investimentos para você?

Como você viu, existem inúmeros benefícios de contar com o suporte de um escritório de investimentos ao investir. Mas, usufruir das vantagens da assessoria de investimentos depende, necessariamente, da escolha do escritório mais adequado às suas necessidades.

Para ter sucesso nessa tarefa, é fundamental considerar alguns aspectos importantes que podem balizar sua escolha. Por isso, os próximos tópicos mostram o que ponderar para encontrar o melhor escritório de investimentos para você.

Confira!

Saiba a qual instituição ela está vinculada

O primeiro passo é entender qual é a instituição financeira à qual a assessoria analisada está vinculada. Quanto mais sólida for essa instituição — considerando portfólio, história, expertise, atendimento, entre outros aspectos — mais a sua carteira de investimentos poderá ser beneficiada.

Ao buscar a melhor assessoria do BTG Pactual, por exemplo, você pode contar com a estrutura do maior banco de investimentos da América Latina. Assim, será possível ter acesso a um portfólio mais robusto, incluindo alternativas exclusivas.

Verifique quais são os serviços disponibilizados

Outro aspecto consiste em entender o que a assessoria financeira tem a oferecer. Se o seu objetivo for contar com uma assessoria private, veja se o serviço é disponibilizado pelo escritório.

Conheça também o modo de atuação da equipe de assessores e recursos disponibilizados, como mesas de operações. Ainda, é essencial identificar os serviços que podem ser acessados a partir da instituição financeira à qual o escritório é vinculado.

No BTG Pactual, por exemplo, o investidor tem acesso a um home broker estável e intuitivo, a plataformas de operações profissionais, conta 100% digital e alternativas diversificadas de investimentos, na renda fixa e variável. Ainda, poderá contar com uma estrutura completa para atendimento ao segmento private.

O investidor assessorado por um escritório ligado ao BTG também conta com a expertise de um time de analistas premiado. Esse tipo de diferencial agrega mais valor ao escritório e pode ajudar a balizar sua tomada de decisão pela melhor assessoria de investimentos.

Busque referências de outros investidores

Há diversas características de uma assessoria — e da instituição financeira à qual ela é vinculada — que ficam mais claras quando você conta com o serviço no dia a dia. Porém, vale a pena recorrer às referências e opiniões de outros investidores.

Ao conhecer a experiência de investidores com o serviço de assessoria e com o banco de investimentos escolhido, ficará mais fácil identificar o nível de qualidade e excelência que você encontrará ao se tornar cliente. Outra dica é considerar o histórico e a robustez das organizações.

Por exemplo, o BTG Pactual tem quase 40 anos de história, mais de R$ 379 bilhões em ativos sob gestão em wealth management.

Tenha expectativas realistas

Na busca pela melhor assessoria de investimentos, também é fundamental alinhar as expectativas ao que realmente pode ser alcançado.

Lembre-se de que o assessor de investimentos estará ao seu lado fornecendo todo o suporte necessário ao longo da sua jornada enquanto investidor. Contudo, a decisão de investimento será sempre sua.

Apesar disso, com apoio profissional, fazer escolhas de investimentos alinhadas ao seu perfil, objetivos e necessidades se tornará uma tarefa muito mais simples — e tende a ser mais acertada e assertiva ao longo do tempo.

Agora você sabe como funciona e quais são as vantagens da assessoria de investimentos. Seguindo essas dicas de como fazer a sua escolha, você terá mais chances de obter uma experiência muito mais positiva no mercado financeiro — aproveitando as oportunidades e cuidando melhor do seu patrimônio!

Quer contar com o apoio da melhor assessoria private vinculada ao BTG Pactual? Então abra sua conta e aproveite os benefícios que esse serviço pode oferecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *