Buy and hold: conheça essa estratégia de investimento!

Diagnóstico financeiro gratuito!

Os objetivos financeiros são um fator que contribui bastante na hora de optar por um investimento. Quem investe pensando no longo prazo, por exemplo, costuma ser mais criterioso em sua escolha. Nesse sentido, o buy and hold pode fazer parte da sua estratégia.

Assim, se você tem metas que podem aguardar um tempo maior, ela é uma alternativa. Contudo, para colocar a abordagem em prática, é necessário conhecer o seu conceito e entender como ela funciona.

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe a leitura e descubra o que é buy and hold!

O que é buy and hold?

O termo buy and hold significa comprar e segurar. Ou seja, ele representa o ato de adquirir ações e outros ativos pensando em continuar com eles ao longo do tempo. 

Em contraste com abordagens de curto ou médio prazo, como a especulação, o objetivo é montar um portfólio pensando em um horizonte maior de tempo. A ideia por trás da estratégia é que, embora o mercado possa apresentar volatilidade no curto prazo, ele tende a se valorizar ao longo de períodos mais extensos — como anos ou até décadas. 

Um dos principais defensores da estratégia foi o economista Benjamin Graham. Ele influenciou diversos investidores renomados, como Warren Buffett — considerado uma lenda no mundo dos investimentos. 

Buffett é conhecido por sua abordagem paciente e disciplinada. O seu foco é identificar empresas com vantagens competitivas duradouras e mantê-las em sua carteira por longos períodos. 

No Brasil, o investidor Luiz Barsi também é um adepto do buy and hold, acumulando uma fortuna ao longo dos anos por meio da estratégia. A sua filosofia é baseada na seleção criteriosa de empresas com fundamentos sólidos e potencial de crescimento a longo prazo. 

Como funciona o buy and hold?

Como você viu, o objetivo do buy and hold é adquirir ativos para compor uma carteira de investimentos por um longo período. No entanto, para implementar a estratégia, é necessário saber como escolher as empresas mais adequadas para se tornar sócio delas.

Nesse sentido, um aspecto importante no funcionamento do buy and hold é a prática da análise fundamentalista. A abordagem envolve a avaliação dos indicadores e fundamentos das empresas para tirar conclusões sobre a sua capacidade de crescimento e prosperidade a longo prazo. 

Assim, a abordagem busca investir em companhias com negócios sólidos, resilientes em momentos de adversidade e com boas perspectivas de crescimento em um mercado competitivo. Uma análise abrangente dos fundamentos permite fazer escolhas de investimento mais eficientes e embasadas. 

Contudo, embora a estratégia do buy and hold tenha uma visão de longo prazo, é bom ressaltar que isso não significa que os ativos adquiridos nunca serão vendidos. Na verdade, existem momentos e situações em que faz sentido o investidor realizar a venda.

Ainda, a análise fundamentalista não se limita a uma avaliação inicial antes da compra das ações. O fato é que as corporações devem continuar sendo monitoradas para garantir que elas continuem fazendo sentido no portfólio ao longo do tempo. 

Quais são as vantagens do buy and hold?

Para entender melhor se o buy and hold faz sentido para sua estratégia de investimentos, vale a pena conhecer as suas vantagens. Confira com mais detalhes, a seguir!

Ajuda a potencializar os juros compostos

Uma das principais vantagens do buy and hold é a capacidade de potencializar os juros compostos ao longo do tempo. Ao manter os investimentos por prazos mais longos, os rendimentos gerados podem ser reinvestidos.

Com o tempo, o crescimento exponencial dos retornos tendem a resultar em ganhos na carteira de investimento.

Diminui o efeito da volatilidade do mercado

A estratégia buy and hold também permite evitar as consequências da volatilidade do mercado ao longo do tempo. Em vez de tentar prever e reagir às flutuações de curto prazo, os investidores que adotam a abordagem tendem a continuar investindo, confiando na resiliência do mercado a longo prazo. 

Economiza o tempo do investidor

Ao optar pelo buy and hold, os investidores conseguem economizar tempo. A razão é que eles não precisam monitorar constantemente os investimentos ou realizar operações de compra e venda com frequência. 

Assim, é possível focar no longo prazo, sem a necessidade de se dedicar diariamente à análise do mercado ou à tomada de decisões de curto prazo. 

Diminui os custos

Por fim, ao adotar uma visão de longo prazo, as operações de compra e venda de ativos são menos frequentes. Por consequência, o investidor paga menos taxas de corretagem e outras cobranças. 

O processo é bem diferente do trader, por exemplo, que faz diferentes negociações todos os dias ou semanas. Além disso, os custos com Imposto de Renda (IR) também costumam ser menores. 

Como aplicar a estratégia na carteira?

Você ficou interessado no buy and hold? Então a etapa seguinte é aprender como aplicar a estratégia na carteira de investimentos. A abordagem costuma ser muito utilizada por investidores que desejam em se expor à renda variável.

Ao contrário dos investimentos em renda fixa, em que os resultados são mais previsíveis, na renda variável, não há como estabelecer qual será o retorno obtido — e se haverá. Você deve entender que os investimentos da classe estão sujeitos à volatilidade do mercado.

Logo, os preços dos ativos podem subir ou cair conforme a dinâmica da oferta e demanda. Dessa forma, apenas comprar e segurar qualquer investimento na esperança de obter ganhos no longo prazo não é suficiente.

Saiba escolher com sabedoria, selecionando ativos com base em uma análise fundamentada de sua solidez e potencial de entrega de resultados ao longo do tempo. 

Ademais, avalie os ativos mais adequados ao seu perfil de investidor e objetivos financeiros antes de implementar a estratégia de buy and hold. Afinal, se você tem planos de curto prazo, a prática pode não ser a melhor alternativa.

Neste post, você entendeu o conceito de buy and hold e como funciona a estratégia de investimento. Não se esqueça de que a escolha por usá-la depende de você. Portanto, lembre-se de considerar os seus objetivos e perfil e de fazer uma análise fundamentalista.

Você conhecia a estratégia de buy and hold? Deixe um comentário no post e conte a sua experiência nos investimentos a longo prazo!

Diagnóstico financeiro gratuito!

Informações exclusivas por e-mail:

Baixe seu e-book

Investir com direção é muito mais seguro

Preencha o formulário para conversar com um assessor de investimentos:

Confira outros artigos

Converse com um assessor de investimentos: