Quem busca exposição às alternativas do mercado acionário pode encontrar dificuldades no momento de escolher onde investir. Afinal, existem diversas ações listadas na bolsa de valores, o que exige análise de uma série de fatores para identificar os ativos mais adequados à sua estratégia.
Nesse cenário, pode ser interessante contar com uma carteira de ações recomendadas. Você já conhece essa possibilidade? Fornecidas por corretoras de valores, elas podem auxiliar no seu processo de tomada de decisão.
Quer saber mais sobre as carteiras recomendadas? Continue a leitura para descobrir como aproveitar as vantagens de contar com as recomendações de especialistas!
O que é uma carteira de ações recomendadas?
Em primeiro lugar, é necessário compreender o que é uma carteira de investimentos. Trata-se de um conjunto de investimentos realizados a fim de alcançar resultados, conforme uma estratégia. Ela pode contemplar títulos de renda fixa, ativos de renda variável, fundos de investimento etc.
Já as carteiras recomendadas são sugestões feitas por analistas de corretoras de valores. Elas são elaboradas com base em estudos realizados por profissionais especializados e autorizados a fazer indicações de investimento.
No caso das carteiras de ações recomendadas, os analistas pesquisam sobre o cenário macroeconômico e como ele afeta as empresas. Dessa maneira, eles montam um portfólio com os principais ativos relacionados aos objetivos pretendidos e o divulgam no mercado junto a um relatório com as razões para as escolhas.
Como ela funciona?
Para montar uma carteira recomendada, os profissionais pesquisam profundamente diversas questões ligadas aos ativos escolhidos. Os detalhes verificados vão desde o contexto político e econômico do país até as projeções mercadológicas de cada empresa ou fundo, por exemplo.
A partir desse estudo, é preparado um relatório que fundamenta as indicações da carteira. Uma das principais características dos portfólios recomendados é a possibilidade de diversificação dos ativos — inclusive de setores. O intuito é diminuir a exposição aos riscos das oscilações do mercado de ações.
Outra questão relevante é a frequência de atualização dos relatórios. O prazo depende dos profissionais que realizam a pesquisa. É comum encontrar carteiras revisadas a cada mês, exigindo o acompanhamento pelo investidor.
Porém, há dois pontos que merecem atenção antes de seguir uma carteira recomendada de ações. Primeiramente, é preciso conferir se os analistas têm certificação do mercado financeiro que permita essa atividade. Além disso, verifique se as características da carteira dialogam com seu perfil de investidor e objetivos.
Quais são os principais tipos de carteira recomendada de ações?
Como você já sabe, cada investimento deve ser feito considerando uma estratégia específica. Logo, uma carteira recomendada funciona da mesma maneira.
A seguir, confira os principais tipos de carteiras recomendadas de ações!
Carteira de ações com foco em valuation
Pela lei de oferta e demanda no mercado, muitas ações podem ser negociadas a preços diferentes do que elas realmente valem. Com isso, o valuation visa encontrar ativos que estão sendo negociados por um preço descontado — ou seja, inferior ao seu real valor.
Quando essa dinâmica acontece, a projeção de valorização no longo prazo costuma ser maior. Assim, carteiras focadas em valuation têm o intuito de analisar ações e indicar aquelas que apresentam esse potencial.
Carteira de ações focada em dividendos
Não é apenas por meio das oscilações de preços dos papéis que é possível ter rendimentos no mercado de ações. Também há chances de ter ganhos por meio de proventos, como os dividendos. Eles são parte do lucro líquido que a companhia distribui aos acionistas.
Muitos investidores têm interesse em investir com foco em dividendos como uma forma de obter renda passiva. Por isso, existem carteiras de ações cujas sugestões dos analistas se baseiam em empresas sólidas que costumam distribuir dividendos aos acionistas.
Carteira de small caps
Small caps são as empresas de menor capitalização no mercado. Trata-se de negócios de pequeno porte, com baixa capitalização — que podem ser iniciantes ou estar em processo de consolidação no mercado.
Isso amplia os riscos envolvidos no investimento, mas também pode aumentar o potencial de valorização da empresa. Afinal, caso ela consiga crescer e se consolidar no mercado, os ganhos serão significativos.
Seguir carteiras recomendadas de small caps tende a ser uma prática procurada por investidores mais arrojados. Eles são os que têm maior abertura ao risco em prol de tentar aumentar o potencial de retorno.
Quais são as vantagens que elas apresentam?
Após compreender como funcionam as carteiras de ações recomendadas, é comum se perguntar sobre os benefícios de investir nelas. Como foi possível perceber, o principal aspecto desses portfólios é contar com a experiência de analistas profissionais.
Inclusive, as carteiras são acompanhadas por relatórios feitos pelos especialistas certificados no mercado financeiro. Assim, os documentos trazem referências para que você entenda qual foi a tese que baseou a indicação.
Essa é uma vantagem porque nem todo investidor tem conhecimento e tempo para fazer as análises por conta própria. Além disso, investir em carteiras recomendadas é uma forma de simplificar a realização de investimentos, visto que não é preciso fazer tantas pesquisas e análises individualmente.
Porém, é preciso destacar que as carteiras recomendadas não oferecem garantia de ganhos ao investidor que opta por segui-las. Apesar da experiência dos analistas, o mercado é dinâmico e nem sempre as projeções se consolidam da forma como era esperado.
Como investir em uma carteira de ações recomendada?
O primeiro passo para realizar um investimento é compreender o seu perfil de investidor e objetivos financeiros. Esses fatores são relevantes para direcionar a sua estratégia e ajudar na análise das alternativas do mercado.
Depois, é preciso pesquisar carteiras de ações recomendadas de instituições e profissionais de confiança no mercado financeiro. Após encontrar um portfólio que se alinhe às suas necessidades, você pode adquirir os papéis.
Saiba que, ao seguir uma carteira recomendada, o investidor deve realizar as operações por conta própria, comprando e vendendo cada ativo individualmente. Desse modo, você confere as sugestões da carteira e realiza as transações por meio do home broker da sua corretora de valores.
Para ajudar a entender se a carteira recomendada faz sentido para as suas estratégias de investimento, você pode contar com uma assessoria de investimento. Esses profissionais do mercado financeiro também são certificados e estão aptos a entender o seu perfil e necessidades para apresentar as alternativas alinhadas aos seus objetivos.
Como você percebeu, a carteira de ações recomendadas é uma alternativa que simplifica e direciona os investimentos no mercado acionário. Ao contar com análises de profissionais experientes do mercado, você pode investir com maior praticidade, conforme os seus objetivos.
Restaram dúvidas sobre o funcionamento das sugestões de ativos? Então deixe um comentário para que possamos ajudar a esclarecer!