Ao deixar o dinheiro parado na conta corrente, ele não terá rendimentos. Com isso, as quantias mantidas dessa forma tendem a se desvalorizar e perder o poder de compra. Portanto, se você tem 200 mil reais, vale a pena saber como investir a quantia para que ela trabalhe a seu favor.
Investimentos são oportunidades para quem não deseja perder poder aquisitivo e quer aumentar seu patrimônio. Porém, existem diversas alternativas no mercado financeiro, que variam em relação à rentabilidade, ao prazo e aos riscos.
Se você possui dinheiro guardado e deseja multiplicá-lo, continue a leitura! Aprenda como investir e o que considerar para escolher as alternativas mais adequadas, de acordo com seu perfil!
Como investir 200 mil reais?
Qualquer tipo de investimento, independentemente da quantia disponível para alocação, deve ser feito a partir de algumas reflexões. Elas ajudarão a identificar informações essenciais para a escolha dos tipos de ativos que fazem sentido para cada investidor.
Confira o que considerar antes de escolher seus investimentos para que seu dinheiro possa render!
Saiba qual é o seu perfil de investidor
O primeiro passo para decidir como investir 200 mil reais é conhecer o seu perfil de investidor. Existem três tipos, confira:
- conservador: prioriza a segurança e a preservação do capital. Esse investidor prefere investimentos de baixo risco, não tolera grandes oscilações e busca estabilidade nos retornos;
- moderado: busca o equilíbrio entre segurança das aplicações e rentabilidade delas. Para tanto, os investidores moderados estão dispostos a aceitar certos riscos. Assim, eles aceitam mais riscos, mas ainda valorizam a segurança;
- arrojado: também conhecido como agressivo, é o perfil que aceita maiores riscos em busca de rendimentos superiores. O investidor está ciente de que pode se deparar com oscilações e até perdas, mas analisa os investimentos em busca de retornos mais altos.
Para descobrir o seu perfil de investidor, é preciso responder a um questionário que aponta a sua tolerância aos riscos do mercado. Essa análise, conhecida como API (análise de perfil do investidor), é disponibilizada por instituições financeiras, como a corretora de valores.
As avaliações consideram diferentes fatores, como tolerância ao risco, objetivos e situação financeira atual. A partir dos questionários e de suas respostas, é possível escolher investimentos adequados para cada investidor.
Pense nos seus objetivos
Um fator importante ao investir 200 mil reais é saber quais são os seus objetivos com esse investimento. Existem diferentes motivos para aplicar o dinheiro, como uma aposentadoria confortável, viagens internacionais, estudos etc.
Cada propósito pode requerer um tempo específico para render o valor esperado. Assim, os prazos impactam o potencial de retorno dos investimentos, o aproveitamento de juros compostos e os riscos associados à estratégia.
Para entender melhor, são considerados investimentos de curto prazo aqueles mantidos por até 12 meses. Eles costumam atender a objetivos como a realização de uma viagem, eventos planejados, como a festa de um casamento, ou até a quitação de dívidas.
Já os investimentos de médio prazo são aqueles que permanecem na carteira por até 5 anos. Nesse caso, o dinheiro investido pode gerar renda, por exemplo, para a compra de um automóvel ou para a entrada em um financiamento imobiliário.
Aplicações de longo prazo são aquelas usadas para atender a objetivos em um horizonte de tempo mais amplo, acima de 5 anos. Comumente, os investimentos têm finalidades que exigem maior potencial financeiro, como a independência financeira ou a aquisição de um imóvel.
Conheça diferentes opções de investimentos
Existem diversas alternativas no mercado financeiro para quem deseja investir 200 mil reais. Para escolher, é preciso conhecer e avaliar cada alternativa, considerando os riscos, a rentabilidade, a liquidez, os custos da aplicação, entre outros fatores.
Os investimentos são divididos em duas classes: renda fixa e variável. A primeira é conhecida pela previsibilidade dos ganhos, ou seja, o investidor sabe qual será a forma de remuneração no momento do aporte.
Alguns exemplos nessa classe são:
- certificados de depósito bancário (CDBs);
- títulos do Tesouro Direto;
- letras de crédito imobiliário e do agronegócio (LCIs e LCAs);
- debêntures;
- alguns fundos de investimento, como o fundo DI.
Já na renda variável não há previsão de ganhos e nem a certeza de que eles ocorrerão. Como há mais riscos nos investimentos dessa classe, a tendência é que eles ofereçam retornos mais altos. Entre as alternativas mais conhecidas, estão:
- ações;
- derivativos;
- fundos de índice (ETFs ou exchange traded funds);
- criptomoedas;
- fundos de investimento imobiliário.
Tenha uma reserva financeira
Independentemente da intenção de investir 200 reais ou 200 mil reais, é fundamental construir uma reserva de emergência. Essa é uma quantia específica e exclusiva para dar cobertura financeira em situações de crise.
Assim, em caso de perda de renda, por exemplo, é possível arcar com as despesas sem necessitar mexer em outros investimentos. O ideal é que a reserva tenha o equivalente a pelo menos 6 meses do custo de vida de uma pessoa ou família.
Portanto, antes de decidir como investir os 200 mil reais, separe o valor necessário à reserva e considere também aportar esse recurso em alternativas do mercado financeiro para proteger o poder aquisitivo. Para tanto, busque aplicações que tenham liquidez diária e segurança.
Por que diversificar a carteira de investimentos?
Ao decidir como investir seus 200 mil reais, saiba que não é preciso escolher apenas uma alternativa de investimento. Uma possibilidade é diversificar a carteira. Essa estratégia é útil para mitigar riscos e otimizar os retornos do valor investido. Com a diversificação, há a distribuição do capital entre diferentes tipos de ativos.
Isso significa que, se uma parte dos ativos sofrer uma queda, outros podem compensar essa perda. Logo, diversificar a forma de investir 200 mil reais ajuda a equilibrar os riscos. Afinal, investimentos reagem de maneira distinta às mesmas condições econômicas e de mercado.
Além disso, você pode destinar parte dos recursos a diferentes objetivos financeiros. Por exemplo, é possível investir uma parcela para metas de curto prazo e a outra para atender ao seu desejo de ter uma aposentadoria mais tranquila.
Como uma assessoria pode ajudar você a escolher seus investimentos?
Conforme visto, investir seu dinheiro é a melhor escolha para quem busca manter e aumentar seu patrimônio. Diante da pluralidade de opções presentes no mercado, existem aspectos que devem ser analisados antes de escolher as alternativas de investimento.
Porém, nem sempre é fácil analisar cada tipo de investimento e suas características sem um suporte qualificado. Nesse sentido, uma assessoria de investimentos apresenta as alternativas ao investidor considerando seus desejos e necessidades para escolhas alinhadas e personalizadas.
Você entendeu que a decisão sobre como investir 200 mil reais envolve diversos fatores e que ela depende dos seus objetivos e do seu perfil de investidor. Agora, analise as alternativas do mercado financeiro e escolha aquelas mais adequadas ao que você deseja alcançar.
Precisa de ajuda para investir? Entre em contato com a Elo Forte, parceira do portal Eu Posso Investir, vinculada à XP Investimentos!