Como investir dinheiro e ter lucro mensal? Confira!

Receba um diagnóstico personalizado dos seus investimentos e potencialize sua carteira!

Saber como investir dinheiro e ter lucro mensal pode ser útil para seu planejamento financeiro. Afinal, com investimentos estratégicos no mercado, você tem a possibilidade de ampliar seus rendimentos no longo prazo.

O ponto positivo é que há diversas alternativas no mercado financeiro capazes de gerar lucro recorrente para os investidores, tanto na renda fixa quanto na renda variável. Saber quais são elas contribui para sua análise de investimentos para a carteira.

Neste artigo, você verá por que investir com foco em lucro mensal, quais alternativas permitem obtê-lo e como montar uma estratégia. Acompanhe a leitura!

Por que investir com foco em lucro mensal?

Investir com foco em lucro mensal costuma ser uma estratégia utilizada por investidores que buscam otimizar seu planejamento financeiro. Com essa abordagem, em vez de esperar um prazo até recolher os rendimentos, sua carteira gera retornos recorrentes. 

Esse lucro mensal pode ser vantajoso por diferentes razões, como:

  • proporciona uma renda complementar: investindo com esse foco, o capital gera retornos capazes de complementar seu orçamento pessoal e familiar;
  • permite fazer reinvestimentos: mantendo o foco no longo prazo, esse dinheiro que você recebe pode ser reinvestido no mercado. Assim, há como ampliar seus aportes periódicos e potencializar os retornos no longo prazo; 
  • deixa você mais próximo da independência financeira: para quem planeja viver de renda no futuro, iniciar uma estratégia com foco em retorno mensal é uma forma prática de se preparar para esse objetivo.

Quais investimentos podem gerar lucro recorrente?

Como visto, o foco no lucro mensal pode ser estratégico para seu planejamento financeiro. Mas quais investimentos oferecem essa oportunidade? 

Confira as principais alternativas!

Fundos imobiliários

Os fundos imobiliários (FIIs) são um tipo de fundo de investimento com cotas negociadas na bolsa de valores brasileira, a B3. Como o nome sugere, eles são ligados ao mercado de imóveis, podendo investir diretamente em propriedades ou em títulos do setor.

Entre os exemplos estão os certificados de recebíveis imobiliários (CRIs). Os FIIs são muito usados em estratégias com foco em renda passiva regular porque as regras do mercado determinam que eles devem distribuir 95% do lucro líquido, pelo menos, semestralmente aos cotistas.

Esse repasse é feito em forma de dividendos — isentos de Imposto de Renda (IR) para pessoas físicas em 2025. No entanto, em vez de fazer a distribuição semestralmente, muitos FIIs pagam dividendos todos os meses.

Contudo, vale reforçar que o processo só ocorre se o fundo registrar lucro líquido — o que não é garantido, visto que esse investimento é de renda variável. 

Ações

Outro tipo de ativo que pode gerar lucro recorrente mensal são as ações. Elas são frações do capital social de empresas listadas na bolsa de valores. Ao comprá-las, os investidores se tornam sócios da companhia. 

Diversos negócios optam por distribuir parte do seu lucro para os acionistas. Esse repasse pode ser em forma de dividendos (isentos de IR) quando feito a partir do lucro líquido. Também é possível receber juros sobre capital próprio (JCP), tributados em 15% na fonte. 

A diferença entre dividendos e JCP é que o segundo é contabilmente classificado como uma despesa. Os dois são distribuídos em dinheiro ao investidor. 

Ainda, vale saber que cada empresa tem suas próprias políticas de repasse, que determinam o percentual do lucro e a frequência dos pagamentos. Assim como acontece com os FIIs, o retorno não é garantido. 

Um aspecto relevante a considerar é que a compra e venda de ativos com lucro — tanto no caso de ações quanto cotas de fundos e demais investimentos — também é uma forma de buscar o lucro mensal. Porém, essa é uma estratégia que exige atenção ao cenário, aos riscos e aos custos.

CDBs

Saindo da renda variável, os certificados de depósito bancário (CDBs) são títulos de renda fixa emitidos por instituições bancárias. Normalmente, os lucros dos investidores se dão no vencimento da aplicação, a depender das regras de rentabilidade do CDB.

Entretanto, já existem CDBs que pagam juros mensais aos investidores. Assim, em vez de esperar o vencimento, você tem uma movimentação mais frequente. Como se trata de investimentos de renda fixa, os CDBs se destacam pela previsibilidade, já que têm regras predeterminadas de retorno. 

Também há cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) de até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ e instituição financeira, com um teto de R$ 1 milhão que se renova a cada 4 anos. Porém, o potencial de ganhos tende a ser menor em comparação com ativos de renda variável. 

Ainda, há incidência de IR sobre os rendimentos. As alíquotas variam entre 22,5% e 15% conforme o tempo que o dinheiro fica aplicado. 

Títulos do Tesouro com cupom semestral

De maneira similar aos CDBs, há os títulos do Tesouro Direto. Eles também são investimentos de renda fixa, com a diferença de que a emissão é feita pelo Tesouro Nacional, fazendo deles títulos públicos. 

Aplicações como o Tesouro IPCA+ e o Tesouro Prefixado têm alternativas com juros semestrais. Apesar de o pagamento não ser mensal, o investidor não precisa esperar até o vencimento e pode combinar diferentes títulos para aumentar a frequência de recebimentos. 

Embora não exista cobertura do FGC, a garantia dessas aplicações é do próprio Tesouro Nacional, posicionando-as entre as alternativas mais seguras do mercado. Porém, assim como os CDBs, há incidência de IR sobre os pagamentos de cupons. 

BDRs

Outra possibilidade para buscar lucro mensal é com brazilian depositary receipts (BDRs). Eles são ativos negociados na B3 com lastro em um investimento estrangeiro, como ações internacionais ou títulos de renda fixa de outros países. 

Para o investidor, a vantagem é internacionalizar a carteira com mais praticidade. Ademais, se o ativo internacional fizer repasse de lucros, você pode receber um percentual dessa quantia — em reais. Quanto ao IR, nesse caso, é preciso verificar as regras de imposto do país de origem e do Brasil.

Como investir dinheiro e ter foco em lucro mensal?

Para montar uma estratégia com foco em lucro mensal, comece definindo os objetivos claros para essa renda recorrente. Por exemplo, o dinheiro será usado para complementar o orçamento, reinvestir para acelerar o crescimento do patrimônio ou preparar uma aposentadoria mais tranquila? 

Essa resposta orienta a escolha do tipo de ativo, o prazo e o volume necessário de aportes para alcançar sua meta. Junto disso, considere seu perfil de investidor para medir quais riscos é possível assumir na sua carteira.

Outra boa prática comum entre muitos investidores é diversificar os investimentos. A estratégia contribui para o equilíbrio de riscos do portfólio, já que os ativos podem se comportar de maneiras distintas frente a um mesmo cenário desafiador.

Mais um ponto é que a diversificação permite combinar diferentes cronogramas de recebimento. Assim, se determinado investimento não gerar lucros no mês, existe a possibilidade de outro ativo da carteira fazer os pagamentos para garantir o fluxo recorrente. 

Para facilitar suas escolhas, contar com uma assessoria de investimentos faz toda a diferença. Na Elo Forte, nossa equipe atua de forma personalizada, entendendo seu momento de vida e seu perfil para contribuir para a busca de seus objetivos. 

Nesta leitura, você aprendeu como é possível investir dinheiro e ter lucro mensal no mercado financeiro. Portanto, se a ideia é transformar sua carteira em uma fonte de renda, vale a pena se planejar e colocar essas estratégias em prática.

Quer contar com o suporte da Elo Forte em seus investimentos? Entre em contato e saiba como podemos ajudar!

Receba um diagnóstico personalizado dos seus investimentos e potencialize sua carteira!

Informações exclusivas por e-mail:

Baixe seu e-book

Investir com direção é muito mais seguro

Preencha o formulário para conversar com nosso time de especialistas:

Confira outros artigos

Converse com nosso time de especialistas:

Abra sua conta e tenha assessoria do time da Elo Forte para os seus investimentos. Preencha os dados abaixo e siga as orientações!

Abra sua conta e tenha assessoria do time da Elo Forte para os seus investimentos. Preencha os dados abaixo e siga as orientações!