Investir em BDR vale a pena? Confira os prós e contras

Muitas pessoas ainda têm dúvidas se o investimento em BDR vale a pena. Afinal, até o ano de 2019, essa era uma alternativa restrita ao chamado investidor qualificado. Isto é, aquele que possui mais de R$ 1 milhão investido ou certificação profissional para atuar no mercado financeiro.

Como nem todos possuem essa capacidade financeira ou a qualificação exigida, os BDRs possuíam baixa liquidez. Contudo, em 2020, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) mudou as regras a respeito do investimento e rapidamente ele ganhou mais popularidade.

Segundo o relatório da B3 (a bolsa de valores brasileira) de março de 2022, o investimento em BDRs contava com cerca de 1,4 milhão de investidores pessoas físicas. Isso representa um salto de 532% em relação aos 12 meses anteriores.

Se você quer conhecer melhor essa alternativa e ver se ela vale a pena para a sua carteira, confira os prós e contras do investimento em BDR.

Não perca!

O que é BDR?

A sigla BDR significa brazilian depositary receipts ou certificado de depósito de valores mobiliários, em sua adaptação ao português. Trata-se de um certificado de renda variável emitido no Brasil, mas que possui lastro em investimentos no exterior.

Ou seja, o BDR representa um investimento estrangeiro, sendo negociado na bolsa brasileira. Assim, caso você tenha o interesse de se expor aos mercados internacionais, não é necessário retirar o seu capital do país.

Antes de 2020, os BDRs podiam ter lastro apenas em ações emitidas por companhias abertas com sede e ativos preponderantemente localizados no exterior. Além disso, o investimento era restrito aos investidores qualificados — como você já viu.

Contudo, após a pandemia de covid-19, a CVM modificou diversas regras acerca do funcionamento desses certificados. Em agosto de 2020, foi permitido que eles tivessem lastro em títulos de dívida, cotas de fundos de índice (ETFs) estrangeiros, entre outros.

Além disso, a depender do mercado em que o ativo que dá lastro ao BDR está listado, a CVM permitiu o acesso a investidores em geral. Logo, essa é uma opção para você internacionalizar o seu portfólio sem precisar passar pela alta burocracia ou custos de investir no exterior.

Como funciona esse investimento?

Depois de entender o que é um BDR, é importante compreender como se dá o seu funcionamento. A emissão de um certificado de depósito de valores mobiliários depende de uma instituição depositária e um custodiante.

A primeira instituição realiza o investimento no exterior que será usado como lastro do BDR. Já o custodiante mantém esse produto ou ativo depositado e bloqueado, para que ele não seja resgatado ou vendido.

Na sequência, a depositária emite os BDRs no Brasil, lastreando-os no investimento realizado fora do país. Após a emissão, eles passam a ser negociados na bolsa de valores brasileira, de modo semelhante à compra e venda de uma ação.

Ademais, quem deseja investir nessa alternativa precisa ficar atento à paridade indicada. Por exemplo, imagine um BDR que esteja lastreado à ação de uma empresa estrangeira na paridade de 1:10. Isso significa que é necessário adquirir 10 certificados para ter o equivalente a 1 ação dessa companhia.

Entretanto, vale destacar que o investidor do BDR não se torna o titular do investimento estrangeiro, mas do certificado que dá lastro a ele. De toda a forma, a depositária repassa ao titular do BDR os proventos recebidos no investimento internacional — a exemplo dos dividendos.

Quais são as vantagens e riscos de investir em BDRs?

Uma das principais vantagens de investir em BDRs é a possibilidade de exposição a investimentos estrangeiros sem precisar sair do país. Isso significa que você não dependerá apenas do cenário econômico ou do mercado nacional para ter resultados.

A economia gerada também é uma vantagem a ser destacada. Para investir diretamente no exterior, o interessado precisa abrir e manter uma conta de investimentos estrangeira. Além disso, é necessário ter gastos com câmbio e com o envio da moeda para fora do Brasil.

Por outro lado, o investimento em BDRs é feito diretamente via bolsa brasileira e em reais. Assim, basta ter uma conta aberta em um banco de investimentos de sua preferência e o dinheiro disponível para acessá-los.

Outra vantagem é a possibilidade de dolarizar a sua carteira. Isso acontece porque muitos BDRs disponíveis no mercado nacional possuem lastro em investimentos negociados em dólar. Logo, os seus preços já contemplam a diferença entre o real e a moeda americana, trazendo proteção cambial.

Em relação aos riscos, é válido pontuar que esse é um investimento de renda variável, então não é possível prever os resultados. Assim, você poderá realizar ganhos financeiros, mas também poderá se deparar com prejuízos, sendo necessário avaliar os riscos antes de investir.

Embora o número de investidores desse tipo de investimento tenha aumentado, a negociação de determinados BDRs pode ter baixa liquidez. Isto é, a depender do certificado adquirido, você poderá encontrar dificuldades para vendê-lo posteriormente.

Vale a pena investir em BDR?

Agora que você viu as vantagens e riscos de investir em BDRs, chegou o momento de descobrir se esse é um investimento que vale a pena. Contudo, a resposta dependerá da análise do seu perfil de investidor e objetivos financeiros.

Como você aprendeu, por ser uma alternativa de renda variável, é necessário ter um maior apetite aos riscos para investir em BDRs. Quem tem um perfil conservador, por exemplo, pode não se sentir confortável com a constante variação dos preços ou com a possibilidade de realizar perdas financeiras.

No entanto, isso não significa que ele não pode destinar uma fração menor do seu patrimônio para internacionalizar a sua carteira. Além disso, o BDR é um investimento que pode estar presente no portfólio de quem tem o perfil arrojado e moderado.

Considerar os seus objetivos financeiros também é um fator determinante na realização de um investimento. Quem deseja se expor a mercados internacionais e receber dividendos de empresas estrangeiras, por exemplo, encontra nos BDRs essa oportunidade.

Porém, cabe ressaltar que esse é um investimento que não tem resultados garantidos. Portanto, o seu desempenho pode depender de fatores internos e externos, da oferta e demanda, entre outros aspectos responsáveis pelas movimentações dos mercados.

Após saber mais informações sobre o BDR, você tem mais propriedade para avaliar se vale a pena investir nesse tipo de alternativa. Então, antes de investir, avalie o seu perfil, objetivos e abra uma conta em um banco de investimentos de sua confiança.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para deixar um comentário, inclusive se ele for uma dúvida a respeito dos BDRs!

André Barbirato

Formado em marketing, encontrou no mercado financeiro sua verdadeira vocação. Possui certificação ANCORD e mais de 10 anos de experiência no mercado de capitais. Atualmente é head de sales B2B e B2C em renda variável em um banco de investimentos. É também o criador do blog Eu Posso Investir!?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *