O mercado de moedas digitais pode ser atrativo para investidores que desejam diversificar seu portfólio. Porém, ele também tem nuances e regras bem específicas. Uma alternativa que pode ser útil, nesse caso, é o exchange traded fund (ETF) de criptomoedas.
Trata-se de uma opção que simplifica o investimento em criptomoedas, permitindo que investidores com menos conhecimento do mercado, por exemplo, tenham acesso aos ativos digitais. Apesar disso, investir neles requer reflexão sobre o seu funcionamento e vantagens.
Quer entender como explorar o mercado de criptomoedas sem exposição direta a esses ativos? Continue a leitura e saiba mais sobre os ETFs!
O que são ETFs de criptomoedas?
Antes de tratar especificamente dos ETFs de criptomoedas, vale esclarecer o que são os exchange traded funds, também chamados de fundos de índice no Brasil. Eles são como um condomínio de investidores, que compram cotas do fundo e ajudam a constituir seu patrimônio.
A principal característica de um ETF é replicar os resultados de um indicador do mercado financeiro. Desse modo, caso o índice valorize, as cotas dos investidores seguem esse movimento. O mesmo se aplica em caso de desvalorização — e os resultados sempre são proporcionais à participação de cada investidor.
Portanto, os ETFs de criptomoedas são fundos de índice que permitem que os investidores se exponham ao mercado de criptoativos. Todavia, isso acontece sem a necessidade de comprar, armazenar ou gerenciar as moedas digitais diretamente.
Esses ETFs têm o objetivo de espelhar a carteira teórica de um índice que acompanha as cotações de uma ou mais criptomoedas.
Quais são os principais ETFs de criptomoedas listados na bolsa?
Na B3, bolsa de valores brasileira, são ofertados diferentes tipos de ETFs de moedas digitais. Conhecer os principais é uma maneira de saber mais sobre as disponibilidades e o funcionamento desses investimentos.
Vale ter em mente que esses são apenas exemplos de fundos disponíveis na bolsa. A escolha sobre investir neles e quais escolher cabe a cada investidor após uma análise aprofundada sobre seu perfil de investidor e objetivos.
A seguir, conheça ETFs de criptomoedas presentes no mercado brasileiro!
BITH11
O Hashdex Nasdaq Bitcoin Reference Price, ou simplesmente BITH11, é um fundo de índice gerido pela Hashdex. Esse ETF replica o desempenho do índice Nasdaq Bitcoin Reference Price. O indicador foi criado pela Nasdaq para acompanhar o preço do bitcoin em dólares.
ETHE11
O ETHE11 — Hashdex Nasdaq Ethereum Reference Price — é outro ETF de criptomoeda gerido pela Hashdex que pode ser encontrado na B3. O objetivo desse fundo é oferecer ao investidor exposição ao ether, considerado a segunda maior criptomoeda em capitalização de mercado.
Para isso, o ETHE11 busca replicar o índice Nasdaq Ether Reference Price. Ele é usado como referência para acompanhar o preço da criptomoeda em dólares.
HASH11
Trata-se do primeiro ETF de criptomoedas listado na bolsa de valores brasileira, também gerido pela Hashdex. O Hashdex Nasdaq Crypto Index (HASH11) é visto pelo mercado como um dos fundos de índice de criptomoedas mais diversificados na B3.
Esse ETF replica o indicador Nasdaq Crypto Index (NCI), que reúne em sua carteira teórica as principais criptomoedas de relevância de mercado, por exemplo, bitcoin, ether, litecoin etc.
QBTC11
Existem fundos de índice de criptomoedas focados exclusivamente no bitcoin. Esse é o caso do QBTC11, o ETF QR CME CF Bitcoin Reference Rate.
Gerido pela QR Asset Management, esse fundo de índice espelha o indicador CME CF Bitcoin Reference Rate, que tem amplo reconhecimento no mercado. Assim, o objetivo desse ETF de criptomoeda é replicar o desempenho em dólares do bitcoin.
QETH11
Na bolsa de valores brasileira também é possível encontrar o fundo de índice de criptomoeda QETH11, o QR CME CF Ether Reference Rate. Esse ETF também é gerido pela QR Asset Management e tem como foco replicar o desempenho do ether.
Aliás, ele é o primeiro ETF de moedas digitais 100% lastreado nesse criptoativo na América Latina. Esse fundo busca replicar o índice CME CF Ether Reference Rate.
Quais são os benefícios de investir em ETFs de criptomoedas?
Investir em ETFs de criptomoedas pode oferecer vantagens para quem tem interesse em explorar o mercado de ativos digitais.
Saiba quais são os principais benefícios!
Praticidade
Os fundos de índice de criptomoedas são alternativas que oferecem praticidade. Afinal, a gestão deles cabe a profissionais especializados, de modo que você não precisa acompanhar e montar sua própria carteira de ativos.
Diversificação de carteira
Investir em ETF de criptomoeda é uma forma de diversificar a carteira de investimentos. Muitos fundos de índice acompanham indicadores de diferentes criptomoedas em seu portfólio. Assim, o investidor pode ampliar sua exposição sem precisar comprar ativos separadamente.
Mas é preciso atenção, pois você viu que alguns ETFs acompanham o desempenho de apenas um criptoativo. Nesse caso, ele pode compor o seu portfólio oferecendo diversificação em relação a outros ativos presentes em sua carteira.
Custo do investimento
Os custos dos investimentos em ETFs costumam ser menores do que os envolvidos na compra direta das criptomoedas. Além disso, essa abordagem elimina a necessidade de comprar diretamente criptomoedas em exchanges estrangeiras, reduzindo os custos de câmbio, por exemplo.
Liquidez
As cotas de ETFs de criptomoedas são negociadas na bolsa de valores, o que as torna relativamente fáceis de comprar ou vender, dependendo do volume de negociações. Com isso, o investidor tem maior flexibilidade para ajustar sua estratégia de investimentos conforme as condições do mercado.
Então é importante ter em mente que a negociação em pregão depende da existência de outros investidores interessados na aquisição das cotas do ETF.
Ainda que existam diversos benefícios relacionados aos fundos de índice de criptomoedas, a adesão a esse tipo de investimento deve considerar o perfil do investidor e os seus objetivos. Por isso, a negociação de ETFs de moedas digitais requer um estudo prévio sobre o mercado, as alternativas disponíveis e as metas de cada investidor.
Neste conteúdo, você aprendeu o que é ETF de criptomoeda e conheceu exemplos de fundos disponíveis na bolsa de valores. Diante das informações, é possível avaliar se eles representam uma alternativa de investimento para o seu patrimônio.
Se você gostou de conhecer novas alternativas de investimento, aproveite e assine a newsletter! Assim, receba conteúdos úteis para melhorar sua atuação no mercado financeiro!