Fiagro: o que são e por que investir no setor agroindustrial?

Receba um diagnóstico personalizado dos seus investimentos e potencialize sua carteira!

O mercado financeiro possui alternativas de investimento voltadas para quem deseja participar do crescimento dos diferentes setores da economia brasileira. Um exemplo é o Fiagro, um tipo de fundo voltado para as cadeias produtivas agroindustriais.

O setor agroindustrial é muito relevante para o Brasil, sendo responsável por uma parcela significativa do PIB do país. O segmento engloba uma grande variedade de atividades — desde a produção de alimentos e bebidas até a fabricação de roupas e biocombustíveis.

Quer saber mais sobre esse tipo de investimento? Então confira este artigo para entender o que é Fiagro e quais são os motivos para investir no segmento!

O que é Fiagro?

Fiagro (fundo de investimento nas cadeias produtivas agroindustriais) é uma forma de investir no agronegócio brasileiro por meio da bolsa de valores. Criado em 2021, esse fundo permite se expor ao crescimento do setor.

O funcionamento do Fiagro é simples: trata-se de um veículo de investimento coletivo gerido por um gestor. Com os recursos provenientes da venda das cotas do fundo, o profissional monta uma carteira com alternativas ligadas à agroindústria.

Elas podem incluir títulos de crédito do segmento, imóveis rurais ou participações em empresas agrícolas. Se os investimentos tiverem bons resultados e a demanda pelas cotas aumentar, seu preço tende a subir. Determinados Fiagros também distribuem dividendos — parte do lucro do fundo.

A oferta de Fiagros é regulamentada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Há tributação de Imposto de Renda (IR) sobre os ganhos caso o investidor venda suas cotas com lucro. Já em relação aos dividendos, há isenção de IR para pessoas físicas se o fundo atender a certos requisitos.

Quais são os tipos de Fiagro?

Agora que você entendeu o funcionamento geral de um Fiagro, vale a pena saber que existem diferentes tipos do fundo na B3 — a bolsa de valores brasileira.

Veja quais são os tipos de Fiagro e as principais diferenças entre eles!

Fiagro-FIDC

O Fiagro-FIDC é uma modalidade que segue a estratégia de um FIDC (fundo de investimento em direitos creditórios). Esse veículo investe em recebíveis do agronegócio, ou seja, em créditos que uma empresa tem a receber no futuro.

Eles são transformados em títulos chamados CRAs (certificados de recebíveis do agronegócio), que são oferecidos aos investidores. 

Fiagro-FIP

O Fiagro-FIP foca em empresas de capital fechado no setor agroindustrial. Ele investe em participações da companhia, expondo-se aos seus resultados, seguindo a estratégia de um FIP (fundo de investimento em participações). 

Fiagro-FII

O Fiagro-FII se refere a um fundo de investimento imobiliário (FII). Ele pode se expor a imóveis rurais, como fazendas e armazéns, ou a títulos do agronegócio, como CRAs e LCAs (letras de crédito do agronegócio).

Dessa forma, o Fiagro-FII permite que investidores diversifiquem suas aplicações para seguir a valorização de propriedades rurais ou de títulos ligados ao campo.

Por que investir em Fiagros?

Existem diferentes benefícios de incluir Fiagros em sua carteira de investimentos. Eles englobam desde aspectos relacionados à diversificação até a liquidez.

A seguir, conheça quais são as maiores vantagens de investir em Fiagros!

Diversificação do portfólio

Optar por um Fiagro permite mitigar os riscos totais da sua carteira devido à possibilidade de acessar diferentes alternativas. Além de tenderem à estabilidade em períodos de crise, alguns Fiagros oferecem diversificação em seus portfólios, ao permitir o investimento em uma variedade de ativos.

Potencial de rentabilidade

A demanda global por alimentos e commodities agrícolas é constante tanto na esfera doméstica quanto na global. A característica tem potencial de impulsionar os preços dos produtos e, consequentemente, a rentabilidade dos investimentos vinculados à agroindústria.

Liquidez

Embora a liquidez possa variar, a depender de cada Fiagro, alguns fundos oferecem a vantagem de ter alta liquidez. Porém, por suas cotas serem negociadas em bolsa, há o risco de não haver investidores interessados.

Crescimento da agroindústria

A agroindústria é uma parte fundamental da economia brasileira e está em contínua expansão. Investir em Fiagros permite participar dos resultados do setor e valorizar seus ativos junto a ele.

Benefícios tributários

De forma similar aos fundos imobiliários, os Fiagros têm benefícios tributários que costumam ser procurados por muitos investidores. Como visto, os dividendos podem ser isentos de IR para pessoa física, seguindo alguns critérios, existindo cobrança apenas no caso de venda de cotas com lucro.

Quais são os pontos de atenção ao investir em Fiagro?

Apesar das vantagens dos Fiagros, eles apresentam pontos de atenção, como o risco de mercado. O setor agroindustrial é afetado por diferentes variáveis externas, como as flutuações nos preços das commodities e as condições climáticas — com chance de impactar a rentabilidade dos fundos.

Além disso, a variação do dólar pode influenciar os resultados. Os reflexos são ainda mais perceptíveis se o fundo tiver investimentos em ativos que dependem do comportamento do mercado internacional.

Outro aspecto a ser analisado são as taxas do Fiagro, como de administração e performance. Os custos podem variar entre os fundos e reduzir os retornos líquidos do seu investimento com o tempo.

Inclusive, a dependência do gestor é um fator decisivo para o Fiagro. Afinal, parte do desempenho do fundo está ligado à competência e experiência do profissional. Uma gestão inadequada pode levar a decisões de investimento menos estratégicas, prejudicando a performance do veículo.

Como investir em Fiagros?

Considerando os pontos positivos e negativos, se você pensa em incluir Fiagros em sua carteira, deve considerar aspectos relevantes. O primeiro passo é selecionar as alternativas mais adequadas para o seu perfil de investidor e objetivos financeiros.

Adicionalmente, considere critérios como rentabilidade histórica, qualidade dos ativos e gestão do fundo. Para investir em um Fiagro, você precisa ter conta em uma corretora de valores e abrir o home broker. 

Por fim, basta procurar pelo código do fundo de interesse, inserir o preço a pagar e a quantidade de cotas que deseja comprar. Contar com uma assessoria de investimentos pode facilitar o processo. Assim, você terá uma orientação personalizada e suporte para potencializar seus resultados.

Agora você sabe não apenas o que é Fiagro, mas também os principais motivos para considerar a inclusão da modalidade em sua carteira. Ao se expor aos resultados da agroindústria, você tem a chance de diversificar suas oportunidades.

Quer suporte qualificado para decidir sobre os investimentos? Abra sua conta na XP Investimentos e conte com a assessoria da Elo Forte, parceira do portal Eu Posso Investir!

Receba um diagnóstico personalizado dos seus investimentos e potencialize sua carteira!

Informações exclusivas por e-mail:

Baixe seu e-book

Investir com direção é muito mais seguro

Preencha o formulário para conversar com nosso time de especialistas:

Confira outros artigos

Converse com nosso time de especialistas:

Abra sua conta e tenha assessoria do time da Elo Forte para os seus investimentos. Preencha os dados abaixo e siga as orientações!

Abra sua conta e tenha assessoria do time da Elo Forte para os seus investimentos. Preencha os dados abaixo e siga as orientações!