8 Livros sobre investimentos que você não pode deixar de ler

Receba um diagnóstico personalizado dos seus investimentos e potencialize sua carteira!

Buscar aprendizado constantemente é uma tarefa importante para uma pessoa que almeja sucesso ao investir. Dessa forma, o investidor pode obter cada vez mais ciência sobre as nuances do mercado financeiro. Para isso, os livros sobre investimentos são bons guias.

Existem diferentes obras que abordam as finanças e estratégias para multiplicar o patrimônio. Cada uma delas lida com o tema de sua própria maneira, com experiências do autor ou dados técnicos e análises aprofundadas.

Entre as publicações, há aquelas que se destacam. Acompanhe a leitura e conheça 8 livros recomendados para investidores!

1. “O Investidor Inteligente” — Benjamin Graham

Publicada em 1949 pelo economista inglês Benjamin Graham, “O Investidor Inteligente” é uma das principais obras para quem busca aprender a investir, principalmente na bolsa de valores. Não por acaso, seu autor é reconhecido como o principal consultor de investimentos do século XX.

Ao longo do livro, Graham busca demonstrar como o sucesso ao investir depende da combinação de fatores, como educação financeira e conhecimento sobre o mercado. Ainda, a publicação aborda estratégias úteis para quem busca obter bons resultados.

Entre elas, está o foco no longo prazo, com auxílio da análise fundamentalista. O livro mostra que a ideia é buscar retornos consistentes com disciplina e paciência, evitando decisões impulsivas e os riscos inerentes à especulação.

2. “O Jeito Warren Buffett de Investir” — Robert G. Hagstrom

Warren Buffett é amplamente conhecido como um investidor de sucesso. O norte-americano costuma figurar nas listas da Forbes entre as pessoas mais ricas do mundo. Em abril de 2025, ele constava entre os 15 maiores bilionários do planeta.

Em “O Jeito Warren Buffett de Investir”, o autor Robert Hagstrom busca destrinchar os segredos por trás do sucesso do Mago de Omaha, como Buffett é chamado. Ele apresenta 12 princípios que orientam o investidor da bolsa de valores, além de se debruçar sobre suas aquisições de ações.

3. “Investimentos: Os Segredos de George Soros e Warren Buffett” — Mark Tier

Como você viu, Warren Buffett é uma estrela dos investimentos, causando curiosidade e constantemente se tornando alvo de estudos. Porém, ele não é o único investidor a se destacar no mercado, em que figuras como o húngaro George Soros também ganham os holofotes.

Em “Investimentos: Os Segredos de George Soros e Warren Buffett”, Mark Tier reconhece que esses investidores utilizam abordagens diferentes diante das finanças. Contudo, o autor explora os pontos em comum entre eles em relação aos comportamentos, hábitos e princípios mentais.

Tier foca nas atitudes e na disciplina dessas importantes figuras do mercado financeiro. Com isso, ele mostra como certos padrões de pensamento são essenciais para alcançar resultados consistentes.

4. “Os Axiomas de Zurique” — Max Gunther

Em “Os Axiomas de Zurique”, o jornalista britânico Max Gunther apresenta ao leitor como o sistema bancário suíço se tornou tão relevante mundialmente. No livro, ele revela a trajetória de um grupo de banqueiros que passou a investir em diferentes alternativas após a Segunda Guerra Mundial.

Ao longo da obra, Gunther desvenda as regras estabelecidas pelo grupo buscando aumentar suas chances de lucro e reduzir os riscos — mas sem fugir deles, administrando-os adequadamente. Com isso, ele chega a 12 axiomas principais, completados por outras 16 regras secundárias.

Um destaque do livro é a forma didática como Gunther apresenta as lições ao leitor. Trata-se de uma leitura leve e divertida, que se mostra como um passatempo útil para quem deseja investir com sabedoria.

5. “A Psicologia Financeira” — Morgan Housel

Publicada em 2021 — portanto, uma das mais recentes obras desta lista —, “A Psicologia Financeira” é mais um dos livros sobre investimentos de maior sucesso dos últimos tempos. 

Ele se diferencia de outras publicações da área por deixar de lado os conceitos matemáticos e se concentrar nos comportamentais. O livro apresenta ao leitor casos reais de investimentos que obtiveram sucesso e outros que fracassaram.

Cada um deles é analisado com base em fatores psicológicos, como armadilhas emocionais e vieses cognitivos. Com isso, Morgan Housel oferece lições práticas para o gerenciamento financeiro.

6. “Pai Rico, Pai Pobre” — Robert T. Kiyosaki, Sharon L. Lechter

Um dos livros mais populares quando o assunto é educação financeira, “Pai Rico, Pai Pobre” apresenta conceitos fundamentais para investidores de maneira acessível. Na obra de 1997, Robert Kiyosaki e Sharon Lechter comparam duas visões diferentes sobre dinheiro e investimentos.

A partir dessas comparações, os autores introduzem noções básicas sobre ativos que geram renda e a importância do empreendedorismo. Ainda, eles abordam como é possível mudar o mindset, desenvolvendo uma mentalidade voltada à construção de riqueza.

7. “Ações Comuns, Lucros Extraordinários” — Philip Fisher

Philip Fisher é considerado um dos pioneiros da análise fundamentalista e autor de um dos mais famosos livros sobre investimentos. Aliás, ele foi uma das grandes influências de Warren Buffett — que, como você aprendeu, é um expoente do mercado financeiro mundial. 

Em “Ações Comuns, Lucros Extraordinários”, Fisher compartilha seus princípios sobre como analisar empresas, focando no value investing. O autor ensina como fazer uma avaliação de modo a identificar as companhias com potencial de valorização a longo prazo.

A obra explora a importância de compreender a qualidade da gestão, o histórico da empresa, suas soluções e sua posição no mercado. Nela, Fisher também defende a ideia de investir com paciência e foco em negócios sólidos.

8. “O Homem Mais Rico da Babilônia” — George S. Clason

Apesar de não ser exclusivamente sobre investimentos em ativos financeiros, “O Homem Mais Rico da Babilônia” é relevante para a área. A publicação auxilia o leitor a construir uma base sólida de educação financeira. 

Para tanto, o livro de 1926 utiliza parábolas ambientadas na antiga Babilônia. Com elas, a obra ensina os princípios fundamentais de economia, poupança e planejamento financeiro.

Dessa maneira, George Clason transmite ao leitor ensinamentos atemporais, como “pague-se primeiro”, “evite dívidas desnecessárias” e “faça o ouro trabalhar para você”. Com isso, ele apresenta bons hábitos financeiros para quem deseja investir com qualidade.

Neste conteúdo, você conheceu 8 livros sobre investimentos que podem ajudar na sua jornada enquanto investidor. Agora você já sabe onde buscar inspiração e dicas para aplicar nas suas estratégias de alocações financeiras.

Este artigo foi útil para você? Então compartilhe nas suas redes sociais para mais pessoas saberem onde buscar conhecimentos para começar a investir com segurança!

Receba um diagnóstico personalizado dos seus investimentos e potencialize sua carteira!

Informações exclusivas por e-mail:

Baixe seu e-book

Investir com direção é muito mais seguro

Preencha o formulário para conversar com nosso time de especialistas:

Confira outros artigos

Converse com nosso time de especialistas:

Abra sua conta e tenha assessoria do time da Elo Forte para os seus investimentos. Preencha os dados abaixo e siga as orientações!

Abra sua conta e tenha assessoria do time da Elo Forte para os seus investimentos. Preencha os dados abaixo e siga as orientações!