O setor de tecnologia apresenta um crescimento constante, oferecendo soluções cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas do mundo todo. Nesse contexto, algumas companhias dos Estados Unidos se destacam, como aquelas que fazem parte do grupo magnificent seven.
O grupo reúne as gigantes tecnológicas do país, que contam com representatividade mundial. Conhecer essas companhias e seus resultados pode ajudar você a avaliar se vale a pena adicioná-las ao seu portfólio de investimentos.
Quer saber mais sobre o grupo magnificent seven e o seu papel no mercado? Continue a leitura para conferir!
O que é magnificent seven?
Antes de saber mais sobre essas empresas, você precisa entender o que é magnificent seven. O termo magnificent seven foi criado por Michael Hartnett, analista do Bank of America. Esse é o apelido dado ao grupo das sete maiores empresas de tecnologia, comunicação e bens de consumo discricionários, com alto potencial de crescimento.
Inicialmente, usava-se o termo FANG, que reunia Facebook (que posteriormente mudou o nome para Meta), Amazon, Netflix e Google (agora controlada pela Alphabet). Um tempo depois, o grupo passou a ser chamado de FAANG, com a inclusão da Apple.
Essas companhias eram reconhecidas por sua atuação revolucionária no mercado. Com as evoluções e a expansão de outros negócios do setor, o conjunto foi atualizado, abrangendo sete negócios de relevância mundial.
Quais são as empresas do magnificent seven?
Após entender o que é magnificent seven, é o momento de conhecer melhor as empresas que fazem parte desse seleto grupo. Os papéis de todas elas são negociados na Nasdaq (National Association of Securities Dealers Automated Quotations), bolsa de valores localizada em Nova York.
Confira detalhes!
Apple
A Apple foi fundada em 1976 por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne. Ela é reconhecida no mercado por inovar no desenvolvimento de computadores pessoais, além de criar aparelhos exclusivos.
A gigante americana é responsável por dispositivos como iPhone, iPad, Apple TV e Apple Watch. Suas ações são negociadas com o ticker — código de negociação — AAPL.
Microsoft
Bill Gates e Paul Allen fundaram a Microsoft em 1975. A companhia se destaca por sua atuação com softwares, computadores e produtos eletrônicos. Entre os principais produtos do portfólio, estão Windows, Internet Explorer, Microsoft Office e Xbox. A empresa de tecnologia tem suas ações identificadas pelo ticker MSFT.
O Google faz parte do dia a dia de grande parte das pessoas que utilizam a internet no mundo. A marca surgiu em 1998 como um mecanismo de pesquisa para os usuários encontrarem conteúdos na internet, mas ela expandiu sua atuação.
A companhia é detentora, por exemplo, do YouTube e do Android. Vale destacar que, em 2015, ocorreu uma reestruturação e ela passou a ser controlada pela Alphabet. Seu código de negociação é GOOG.
Amazon
A Amazon foi criada como uma livraria online em 1994, sob a responsabilidade de Jeff Bezos. As operações se ampliaram para outras categorias de produtos, além de passar a ter itens de fabricação própria. No portfólio da Amazon, estão produtos como Kindle, Fire TV Stick e Echo Dot. As ações são encontradas pelo ticker AMZN.
Tesla
No segmento de veículos elétricos e energia limpa está a Tesla, fundada em 2003 por Martin Eberhard e Marc Tarpenning. A marca é reconhecida pelos carros inovadores e de alta performance, assim como pelas inovações em tecnologia de baterias e carros autônomos.
Entre os produtos, além dos carros, estão baterias de armazenamento de energia para empresas e residências, painéis solares e teto solar. Os seus papéis estão disponíveis pelo ticker TSLA.
Meta
Como você viu, a Meta era conhecida como Facebook, consistindo em uma rede social criada por Mark Zuckerberg, em 2004. Ela ainda abrange o Instagram, o WhatsApp e o Threads e sua expressividade está relacionada à conexão de bilhões de usuários pelo mundo. As ações são negociadas pelo código META.
Nvidia
Por fim, a sétima empresa do grupo magnificent seven é a Nvidia, fundada em 1993 por Jen-Hsun “Jensen” Huang, Curtis Priem e Chris Malachowsky. Ela atua no segmento de computação visual e de inteligência artificial.
A companhia fornece chips gráficos para jogos, tecnologias de renderização e arquitetura de placas de vídeos, entre outras soluções. Inclusive, ela atende empresas como Microsoft, Alphabet e Meta. Seu ticker é NVDA.
Qual é o posicionamento desses negócios no mercado?
Segundo informações da de 2024 da Nasdaq, essas companhias eram tão valiosas que, sozinhas, conseguiriam gerar uma correção no S&P 500 (Standard & Poor’s 500). O índice engloba as ações das quinhentas maiores empresas listadas na Nasdaq e na NYSE (New York Stock Exchange).
Além do tamanho, as companhias são qualificadas considerando liquidez e representatividade. Já a correção é uma queda de 10% a 20% no índice.
Os resultados do grupo são expressivos em termos de ganhos e de espaço no mercado. Quando as informações foram divulgadas, as sete empresas do grupo magnificent seven eram responsáveis por 35,5% do S&P 500.
Vale a pena investir nas empresas do magnificent seven?
Saber se vale a pena investir nessas empresas exige avaliar a adequação à sua estratégia individual, considerando o perfil de investidor e objetivos. Além disso, é importante observar suas vantagens e desvantagens.
Como pontos positivos, há o crescimento robusto apurado até o início de 2025. Essas são companhias com histórico de evolução expressiva e sustentável, geralmente capazes de se ajustar às mudanças do mercado.
Elas também contam com domínio no mercado de atuação, apresentando uma vantagem competitiva. Ainda, como os negócios atuam em frentes distintas, essas são opções de diversificação setorial.
Por outro lado, esses são ativos sujeitos aos riscos de mercado, passíveis de oscilações no preço a depender do cenário. Trata-se de segmentos que também podem ser impactados por mudanças regulatórias do Governo, com chance de reflexos nos seus ganhos.
Como investir nos papéis das magnificent seven?
Há como investir em ações das empresas do grupo pelo Brasil, utilizando uma conta internacional. Para tanto, você precisa de uma corretora que ofereça essa alternativa. Ela disponibiliza o home broker, plataforma que viabiliza a compra e venda dos papéis.
Tendo selecionado aqueles mais adequados ao seu perfil e objetivos, basta inserir o código de negociação de cada ação e a quantidade desejada. Se desejar orientação para montar sua carteira, você pode buscar uma assessoria de investimentos, como a Elo Forte.
Como você viu, o grupo conhecido como magnificent seven reúne empresas de relevância global, com possibilidade de contribuir para sua estratégia de investimentos. Mas, antes de adicionar as ações à sua carteira, verifique se elas atendem aos seus objetivos e perfil.
Quer aproveitar essas e outras opções? Abra a sua conta na XP Investimentos e tenha acesso à assessoria da Elo Forte, parceira do Portal Eu Posso Investir!