6 Maneiras de mitigar riscos ao investir

Diagnóstico financeiro gratuito!

Por mais que existam diferentes maneiras de buscar o crescimento do patrimônio no mercado financeiro, um objetivo é universal entre os investidores: o de mitigar riscos. Mesmo investidores mais arrojados procuram conhecer alternativas de proteção para suas estratégias.

Assim como há uma grande variedade de investimentos, o investidor também tem ao seu alcance mais de um caminho para diminuir seus riscos. Ao se familiarizar com eles, é possível se proteger contra movimentações adversas e buscar o equilíbrio em seus resultados.

Quer saber mais sobre o tema? Confira, neste artigo, 6 formas de mitigar riscos em seu portfólio, de acordo com as suas estratégias no mercado!

Quais são os principais tipos de risco no mercado financeiro?

Antes de entender como mitigar os riscos dos investimentos, vale a pena conhecer os diferentes tipos. Afinal, o seu patrimônio pode ser afetado por fatores externos e pelas características de cada alternativa.

A seguir, veja quais são as diferenças entre os principais tipos de risco nos investimentos!

Risco de crédito

O risco de crédito está relacionado à possibilidade da entidade emissora do título não cumprir as suas obrigações junto aos investidores. Ele é comum na renda fixa, em que o investidor empresta dinheiro a um emissor, que promete devolvê-lo com juros.

Risco de mercado

Esse tipo de risco envolve a possibilidade de perda financeira devido a flutuações nos preços dos ativos. Elas podem ser causadas por mudanças nas taxas de juros, nas taxas de câmbio ou de acordo com o ânimo dos investidores. Inclusive, ele é mais recorrente na renda variável, em que as cotações são determinadas, principalmente, pela oferta e procura.

Risco de liquidez

O risco de liquidez surge quando você possui um investimento que não pode ser rapidamente transformado em dinheiro. Por exemplo, ativos como imóveis tendem a ter baixa liquidez, enquanto em títulos do Tesouro Direto e na poupança, ela é alta, já que o capital pode ser resgatado facilmente.

Risco regulatório

Mudanças nas leis e regulamentações podem afetar negativamente os investimentos, sendo mais um tipo de risco a considerar. Por exemplo, a introdução de novas regras para criptoativos ou mudanças nas políticas governamentais tendem a causar instabilidade e afetar o desempenho das alternativas.

Risco operacional

O risco operacional se refere às perdas que podem ocorrer devido a falhas nos processos, nos sistemas ou nas pessoas envolvidas em uma operação financeira. Tenha em mente que nenhum caso está completamente imune a erros humanos, problemas em equipamentos ou má administração.

Quais as 6 melhores maneiras de mitigar riscos ao investir?

Após conhecer os tipos de risco, resta entender como diminuí-los ao conduzir a sua estratégia no mercado financeiro.

A seguir, conheça quais são as 6 principais formas de mitigar riscos em seus investimentos!

1. Estude as alternativas

Antes de tomar decisões em relação aos seus investimentos, você deve conhecer bem as opções disponíveis. Isso envolve compreender como funcionam as alternativas e identificar os riscos associados a cada uma.

Cada ativo tem regras próprias e reage de maneira diferente ao cenário econômico, por exemplo. Esse conhecimento ajuda a reduzir o risco de investir de modo inadequado para o seu perfil ou objetivos.

2. Priorize a diversificação

Diversificação é a prática de distribuir seus investimentos em diferentes tipos de ativos, mercados, posições geográficas, setores etc. Essa é uma das principais práticas para quem busca mitigar riscos. Nela, se uma parte do seu portfólio tiver um desempenho ruim, outros investimentos podem compensar essa perda.

Quem procura diversificar o portfólio deve encontrar alternativas que reajam de maneira diferente aos diversos cenários presentes. Por exemplo, há momentos em que, quando o dólar cai, a bolsa de valores brasileira (B3) sobe — embora nem sempre isso aconteça. Ao identificar como os ativos se comportam, você pode optar por aqueles que se complementam estrategicamente.

3. Faça análises estratégicas

Fazer análises dos investimentos é outro caminho para mitigar riscos, já que elas oferecem uma visão mais detalhada e precisa sobre o potencial e a segurança das alternativas. Na renda variável, por exemplo, as análises são:

  • fundamentalista: examina os fundamentos de uma empresa ou fundo, como balanços financeiros, fluxo de caixa e posição no mercado, para determinar seu valor real, normalmente usada por investidores;
  • técnica: analisa padrões gráficos e o volume de negociações para prever movimentos futuros de preço, geralmente adotada por especuladores ou traders.

A análise fundamentalista contribui para a escolha de empresas com boas perspectivas para o investimento a longo prazo. Já a análise técnica ajuda a identificar os melhores momentos para comprar ou vender em operações de curto ou curtíssimo prazo, visando a mitigação de riscos.

4. Use a estratégia de hedge

O termo hedge significa proteção, sendo muito utilizado nas operações de renda variável. Dessa forma, é possível se proteger contra quedas inesperadas na cotação de um ativo, por exemplo.

Existem duas maneiras principais de adotar a estratégia de hedge nas operações em bolsa de valores, confira:

  • opções: garantem ao operador o direito de comprar ou vender um ativo a um preço fixo em uma data futura, ajudando a proteger contra as oscilações no preço dele;
  • contratos futuros: derivativos que oferecem a possibilidade de se posicionar em relação à cotação futura de um ativo, com resultados realizados em ajustes diários, podendo oferecer previsibilidade nos custos fixados com determinado ativo.

5. Monitore seus investimentos

Você também pode mitigar riscos ao acompanhar regularmente a performance dos seus investimentos e fazer ajustes conforme necessário. A adaptabilidade é fundamental, já que o que é uma boa escolha hoje pode não ser amanhã.

Então defina uma rotina para revisar seus investimentos. Faça comparações com benchmarks relevantes e analise se ainda estão alinhados com seus objetivos e perfil de risco.

6. Busque apoio profissional

Outro modo de mitigar riscos envolve contar com o suporte de profissionais do mercado financeiro. Por exemplo, uma assessoria de investimentos pode orientar as suas decisões contribuindo para a escolha de alternativas conforme seu perfil de risco e necessidades.

Esses profissionais possuem uma visão abrangente do mercado e das estratégias mais adequadas, oferecendo atendimento personalizado. Além disso, eles contribuem para monitorar e ajustar sua carteira de investimentos de acordo com as condições de mercado.

Aprender a mitigar riscos é um processo fundamental para garantir a estabilidade e o sucesso de seus investimentos. Agora, baseie-se nas 6 estratégias que você conferiu neste artigo e aumente a possibilidade de alcançar seus objetivos financeiros.

Que tal saber mais sobre como ter a sua própria estratégia no mercado financeiro? Veja quais são os motivos para contar com um plano de investimentos personalizado!

Diagnóstico financeiro gratuito!

Informações exclusivas por e-mail:

Baixe seu e-book

Investir com direção é muito mais seguro

Preencha o formulário para conversar com um assessor de investimentos:

Confira outros artigos

Converse com um assessor de investimentos:

Abra sua conta e tenha assessoria do time da Elo Forte para os seus investimentos. Preencha os dados abaixo e siga as orientações!

Abra sua conta e tenha assessoria do time da Elo Forte para os seus investimentos. Preencha os dados abaixo e siga as orientações!