Obter um empréstimo é uma das soluções que as empresas possuem para captar recursos financeiros para os seus projetos. Mas isso não significa que essa seja a única alternativa ou a mais vantajosa. Afinal, opções como a nota comercial também podem atender ao objetivo.
Com ela, é possível conquistar o financiamento empresarial necessário para manter as operações. Aliás, o título pode ser interessante tanto para o seu emissor quanto para quem o adquire.
Porém, para definir se essa é a melhor saída para o seu negócio, você deve entender como a nota comercial funciona. Continue lendo e descubra os detalhes sobre a alternativa!
O que é uma nota comercial e como ela funciona?
A nota comercial é um título privado de dívida. Ela também é chamada de nota promissória comercial e de commercial paper e representa uma promessa de pagamento do emissor em favor do investidor.
As empresas que emitem esse tipo de título buscam captar recursos. Assim, elas oferecem as notas comerciais no mercado de capitais. Caso existam empresas ou pessoas interessadas nos títulos, eles podem adquiri-las para receber, no futuro, o montante investido somado a uma taxa de juros.
A rentabilidade das commercial papers varia conforme cada situação, sendo prefixada, pós-fixada ou híbrida. Dessa maneira, trata-se de um investimento de renda fixa, em que a empresa retorna ao investidor, na data de vencimento do título, a quantia acordada.
Caso o dono do título queira liquidar a aplicação antes do prazo, ele tem a opção de negociá-lo no mercado secundário. Vale saber que, geralmente, essas alternativas são utilizadas como um investimento de curto prazo.
Quem pode emitir uma nota comercial?
Como você viu, a nota promissória comercial é um título utilizado para a captação de recursos pelas empresas. Porém, a lei estipula um rol limitado de empreendimentos que podem utilizar o instrumento.
São eles:
- sociedades anônimas;
- sociedades limitadas;
- cooperativas.
Portanto, negócios que se enquadrem em uma dessas alternativas têm a possibilidade de emitir commercial papers. Isso acontece independentemente do tamanho da empresa — empreendimentos de pequeno, médio ou grande porte podem emitir os títulos.
Quais são as vantagens da nota comercial?
Captar recursos por meio de notas comerciais tem o potencial de ser uma decisão vantajosa para as empresas autorizadas. O primeiro ponto é que elas são uma alternativa menos burocrática para captar recursos.
Os montantes podem ser obtidos diretamente com os investidores. Nesse caso, não há necessidade do registro dos títulos na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A obrigatoriedade dele apenas se aplica quando houver oferta pública da nota comercial.
Dessa forma, a emissão de commercial papers tende a ser uma maneira mais rápida de obter recursos financeiros para a empresa. Aqui, o negócio não precisa aguardar uma análise de crédito para acessar a quantia desejada.
Outro ponto relevante é que as notas comerciais costumam ser mais baratas para as empresas. Embora esses títulos obriguem o emissor a remunerar os investidores com uma taxa de juros, elas tendem a ser menores do que aquelas cobradas no crédito bancário.
Porém, é sempre importante analisar as condições do mercado. Por fim, a nota promissória comercial proporciona mais liberdade para os empreendimentos.
O motivo é que conseguem definir as condições de emissão. Esse é o caso da definição dos prazos de retorno dos investimentos e da remuneração dos investidores, por exemplo.
A nota comercial oferece riscos?
As commercial papers possuem vantagens e podem ser aliadas na captação de recursos para empreendimentos, como você conferiu. Porém, decidir pela emissão desses títulos demanda conhecer os eventuais riscos para todas as partes envolvidas.
A atratividade do título exige entender seus impactos para investidores, por exemplo. O risco de inadimplência é o principal deles. Tenha em mente que a nota comercial não possui cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
Então, caso o negócio não consiga arcar com o total do investimento somado aos juros acordados, ele pode se tornar inadimplente. Por sua vez, a situação tende a prejudicar a reputação da empresa, dificultando a atração de novos investidores.
A inadimplência também pode comprometer o acesso ao crédito, impedindo o negócio de obter empréstimos e outros tipos de financiamentos.
Além disso, emitir um título de dívida não é garantia de que a empresa consiga captar recursos. Em muitos casos, empreendimentos com baixa classificação de crédito podem enfrentar problemas para atrair interessados.
Qual é a diferença entre notas comerciais e debêntures?
O mercado de títulos de dívida possui uma série de alternativas para empresas interessadas em captar recursos e para investidores. Por isso, uma dúvida comum envolve a diferenciação entre essas aplicações, especialmente em relação às debêntures e notas comerciais.
Conforme você aprendeu, as notas comerciais são alternativas usadas para investimentos de curto prazo. Assim, elas possuem um vencimento e ele costuma ser de até 1 ano.
Já as debêntures são títulos normalmente de médio e longo prazo. Outra diferença que elas possuem em relação à nota comercial se refere ao emissor, podendo ser emitidas somente por sociedades anônimas não financeiras.
Ainda, a emissão dessas aplicações varia. Conforme você leu, a commercial paper pode ou não ser registrada na CVM, enquanto a debênture tem registro obrigatório.
Como emitir notas comerciais?
As empresas têm a possibilidade de emitir notas comerciais diretamente em negociações com investidores, conforme você acompanhou. Embora essa seja uma opção, isso não permite a negociação dos títulos no mercado de capitais.
Para tanto, é necessário registrar os títulos na CVM, como visto. O processo garante a regularidade da operação e assegura que todas as exigências regulatórias sejam atendidas.
Após o registro, é fundamental contar com uma empresa autorizada pela CVM para estruturar a emissão. Você pode contar com o suporte da Elo Forte para fazer essa conexão.
A emissão da nota comercial exige, ainda, a apresentação de uma série de documentos, como a aprovação da diretoria, os pedidos de registro e as declarações obrigatórias. Ao final, é preciso recolher as taxas regulatórias e arcar com os custos administrativos da emissão.
Neste artigo, você aprendeu o que é uma nota comercial e como ela se apresenta como uma alternativa útil para captar recursos financeiros. Agora você já sabe como utilizar o título em favor do seu negócio.
Quer descobrir outras opções para financiar os projetos da sua empresa? Entenda mais sobre como a emissão de dívidas pode ajudar na captação de recursos!