A busca por ações de companhias que pagam dividendos é bastante comum entre aqueles que desejam receber renda passiva. Porém, a estratégia não precisa ser limitada às alternativas encontradas no mercado nacional, já que existem empresas estrangeiras que pagam o provento.
Uma delas é a Nvidia (NVDA), que oferece àqueles que detêm suas ações a chance de receber dividendos em dólar. Se você ficou interessado na possibilidade, vale a pena entender mais detalhes sobre a corporação e como fazer esse tipo de investimento.
Acompanhe, neste artigo, como investir em ações da Nvidia para receber dividendos e montar uma carteira de investimentos internacional!
O que é a Nvidia?
A Nvidia Corporation é uma empresa dedicada ao desenvolvimento e à produção de GPUs (unidades de processamento gráfico) e chips especializados usados em componentes eletrônicos. O portfólio engloba computadores, notebooks, celulares, veículos, máquinas e muitos outros itens.
A empresa foi criada em 1993, na Califórnia, por Jensen Huang, Chris Malachowsky e Curtis Priem. Na época, o trio empreendedor tinha uma visão futurista de que os PCs (personal computers) seriam ferramentas centrais no entretenimento doméstico.
Logo, a companhia passou anos investindo no segmento, sendo responsável pela criação de diferentes soluções, como drivers gráficos, placas de vídeo, processadores e chips eletrônicos. Nesse contexto, é possível afirmar que a inovação se tornou o carro-chefe do negócio.
A partir de 2016, a Nvidia passou a crescer exponencialmente ao fornecer chips para o segmento de IA (inteligência artificial). Em 2024, a companhia chegou a deter um market share entre 70% e 95% do mercado de chips usados no setor.
A marca ainda contava com clientes de peso no setor tecnológico, incluindo Microsoft, Alphabet (Google) e Meta (antigo Facebook). Portanto, a trajetória da Nvidia é marcada pelo pioneirismo e pela capacidade de antever e moldar o futuro da interação humana com a tecnologia.
Por que investir em Nvidia?
Depois de ver um resumo da história da Nvidia, vale a pena conferir por que investir na empresa é uma alternativa a considerar. Expor seu capital à companhia pode ser uma decisão estratégica para quem deseja participar do setor de tecnologia de ponta, por exemplo.
A empresa busca estar estrategicamente posicionada para aproveitar a crescente demanda por tecnologias avançadas, como carros autônomos, realidade virtual e IA generativa. Ela investe com intensidade em pesquisa e desenvolvimento para expandir suas capacidades nesses setores.
Outra informação é que, de 2020 a 2024, as ações da Nvidia tiveram uma valorização de 2.508,37%. Os papéis estão listados na Nasdaq (National Association of Securities Dealers Automated Quotations) — USA.
Confira os dados em um gráfico da Yahoo Finance:
Em junho de 2024, a Nvidia se tornou a empresa mais valiosa do mundo, superando gigantes do setor da tecnologia, como a Microsoft e a Apple. A alta de suas ações no período encontra respaldo na dominância da companhia no campo emergente da IA.
A inteligência artificial executa tarefas que, geralmente, requerem um processamento computacional substancial, muitas vezes realizado em data centers dedicados. Nesse cenário, a Nvidia se destaca como a principal fornecedora dos chips para o funcionamento das tecnologias.
Dessa maneira, investir na empresa é estar exposto a um dos setores considerados mais promissores nos últimos anos. Considere, ainda, que a negociação das ações em moeda estrangeira, especificamente em dólar, oferece a possibilidade de proteger seu capital das variações cambiais e diversificar seus investimentos.
Ademais, os bons resultados da companhia podem proporcionar distribuição de dividendos, atendendo a quem busca construir uma carteira internacional visando renda passiva. Contudo, tenha em mente que desempenhos anteriores não são indicativos de sucesso futuro.
Como investir na Nvidia e receber dividendos?
Se ao ler as informações você considerar o investimento em Nvidia interessante, falta aprender como compartilhar dos resultados da companhia. Existem duas principais maneiras de expor seu capital à gigante da tecnologia: o investimento direto e o indireto.
Veja mais sobre cada um deles!
Investimento direto
Comprar ações da Nvidia diretamente nos EUA é uma maneira de investir na empresa. Assim, você se torna um dos seus acionistas e garante o direito de receber os dividendos, se eles forem distribuídos. O método requer uma conta em uma corretora que ofereça acesso ao mercado americano.
Investimento indireto
Já o investimento indireto se dá por meio dos BDRs (brazilian depositary receipts), negociados na B3 (a bolsa de valores brasileira). Eles podem repassar dividendos ao investidor, porém, você não se torna o titular dos papéis da companhia, mas de um certificado atrelado às ações da empresa.
É melhor investir em ações ou BDRs da Nvidia?
Considerando que existem duas formas de investir na Nvidia, é comum ter dúvidas sobre qual é a melhor alternativa entre ações e BDRs. Apesar de ambos os ativos possibilitarem o recebimento dos dividendos da companhia, cabe destacar algumas diferenças.
A principal delas diz respeito à paridade dos ativos. O motivo é que um BDR da Nvidia não replica uma ação inteira da companhia — ele tem uma paridade de 1:48. Ou seja, para possuir o equivalente a uma ação NVDA, é preciso deter 48 BDRs (NVDC34).
A característica pode trazer diferenças no montante necessário a ser investido. Ademais, os papéis da empresa são negociados na Nasdaq, uma das maiores bolsas do mundo. Logo, dificilmente o investidor tem problemas com liquidez para comprar ou vender seus papéis.
Já os BDRs são negociados no mercado nacional, com chance de resultar em spreads maiores e menos oportunidades de negociação. Vale identificar o contexto e as suas estratégias para entender qual é a melhor escolha para a sua carteira.
Independentemente do ativo escolhido, você poderá acessá-lo ao abrir uma conta na XP. Ela oferece a possibilidade de entrar no mercado nacional e internacional de forma prática, além de proporcionar o suporte gratuito do time da Elo Forte, parceira do Portal Eu Posso Investir.
Somos uma assessoria de investimento com profissionais qualificados que podem sanar dúvidas e apresentar as alternativas mais apropriadas para o seu perfil e objetivos. Assim, fica mais fácil você montar a sua carteira de investimentos internacional com foco em dividendos.
Conclusão
Neste post, você viu que investir em ações da Nvidia é uma das maneiras de se expor a um setor em expansão. Utilize o conhecimento para tomar uma decisão e, precisando de ajuda, não deixe de buscar o apoio da Elo Forte para facilitar a sua jornada no mercado.
Quer entender melhor como a Elo Forte pode ajudar você a investir com inteligência? Entre em contato com um dos nossos assessores!