Open finance e experiência do investidor são assuntos intimamente conectados. Com a digitalização do sistema financeiro, a forma como as pessoas acompanham os seus investimentos e tomam decisões sobre o seu patrimônio passa por uma transformação significativa.
Ao mesmo tempo, a busca por serviços mais rápidos e personalizados impulsiona o desenvolvimento de soluções inovadoras por parte das instituições financeiras. O objetivo é que os usuários tenham mais controle sobre os seus dados e acessem soluções mais alinhadas às suas necessidades.
Neste conteúdo, você entenderá o que é o open finance, como esse sistema funciona e como ele colabora para a experiência do investidor. Boa leitura!
O que é open finance?
Em português, o termo open finance significa finanças abertas e se trata de um sistema que permite o compartilhamento de dados de clientes entre os diversos participantes do setor financeiro. A proposta faz parte da Agenda BC#.
Ela é formada por um conjunto de iniciativas do Banco Central (Bacen) para modernizar o sistema financeiro brasileiro. A Agenda BC# teve início em 2021 com o open banking, focado no compartilhamento de informações no sistema bancário.
A proposta foi ampliada de modo gradual para o open finance, que inclui uma variedade maior de participantes do segmento financeiro, desde que eles estejam devidamente autorizados pelo Bacen.
Entre eles, estão:
- corretoras e distribuidoras de valores;
- fintechs;
- seguradoras;
- cooperativas de crédito;
- empresas de Previdência Privada.
Essa evolução ampliou o impacto da Agenda BC#, proporcionando uma integração mais completa dos diferentes elementos da vida financeira dos usuários.
Na prática, o open finance proporciona uma visão mais clara das finanças, centralizando informações de contas, investimentos e empréstimos em um único lugar. A dinâmica facilita o controle do seu orçamento e a tomada de decisões.
Por outro lado, com mais dados disponíveis no mercado, as instituições conseguem oferecer serviços mais competitivos. Elas também podem criar produtos personalizados, baseados no histórico financeiro do usuário.
Para que serve o open finance?
O principal objetivo do open finance é tornar o sistema financeiro mais eficiente, competitivo e centrado nas demandas do cliente. Para o investidor, ele pode funcionar de forma similar a um painel de bordo, reunindo informações distribuídas em diferentes instituições.
Desse modo, o sistema financeiro aberto permite diferentes ações. Alguns exemplos são:
- visualizar investimentos, saldos e extratos em um só lugar;
- tomar decisões com base em um diagnóstico mais completo da sua vida financeira;
- melhorar a comunicação com o seu assessor de investimentos;
- ser apresentado a alternativas mais alinhadas ao seu perfil e objetivos;
- facilitar comparações entre diferentes alternativas de investimento.
Como funcionam as finanças abertas?
A adesão ao open finance é opcional e a transmissão das informações depende de autorização expressa do usuário. Isso ocorre para que o sistema funcione em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que assegura o controle das informações por seus titulares.
Concedida a permissão, as instituições que você escolher conseguem trocar dados de forma padronizada e segura.
Por exemplo, você pode autorizar o compartilhamento de movimentação bancária com a corretora na qual investe, permitindo uma análise mais ampla do seu perfil de risco e capacidade financeira.
Como o open finance personaliza a experiência do investidor?
Como você viu, o acesso compartilhado a informações possibilita desenvolver soluções mais personalizadas para o cliente. Afinal, elas passam a considerar não apenas o portfólio do investidor em uma instituição financeira, mas a sua carteira de investimentos de maneira mais completa.
Entenda como o open finance favorece a experiência de quem investe!
Diagnósticos financeiros mais precisos
Ao reunir dados bancários, previdenciários, de crédito e de investimentos, as plataformas passam a ter uma visão 360° do investidor. Com isso, fica mais fácil fazer um diagnóstico fundamentado, identificando eventuais excessos, lacunas e riscos capazes de comprometer a sua estratégia.
Apresentação mais customizada de alternativas
Com base em seu histórico financeiro, movimentações e perfil de consumo, o open finance permite apresentar investimentos considerando muito mais do que perguntas genéricas. O investidor passa a receber orientações com base em dados, aumentando a confiança nas decisões em sua estratégia.
Apoio para o assessor de investimentos
Para quem conta com o suporte de um assessor — como os da Elo Forte Investimentos, escritório vinculado à XP —, o open finance pode ampliar ainda mais o valor da solução. Com informações completas, o profissional consegue propor soluções mais efetivas.
Ele também tem a possibilidade de avaliar riscos e perfis com maior precisão. Outra tarefa facilitada é o acompanhamento da evolução dos objetivos financeiros do cliente de forma integrada.
Mais segurança e autonomia
O open finance é regulado pelo Banco Central e segue os padrões da LGPD, como visto. Então os dados só são compartilhados com a sua autorização, por tempo determinado e com direito de revogação a qualquer momento. A estrutura reforça a segurança e dá mais autonomia ao investidor.
Detecção de comportamentos e proteção contra riscos
Soluções que utilizam open finance em conjunto com inteligência artificial conseguem detectar movimentações incomuns e identificar sinais de endividamento, por exemplo. A característica contribui para aumentar o nível de proteção do investidor e ajuda a evitar decisões impulsivas.
Vale a pena aderir ao open finance?
Aderir ao open finance tende a fazer sentido para quem deseja uma experiência de investimento mais completa, inteligente e segura. O sistema aberto transforma dados em decisões.
Ele também permite comparar investimentos e serviços de forma mais objetiva e colabora para a construção de estratégias alinhadas à sua realidade. Conforme você pode notar, a tecnologia é um diferencial nesse contexto.
No entanto, contar com a orientação de um profissional qualificado continua sendo útil para interpretar os dados e tomar decisões com um maior nível de confiança.
Como você viu, o open finance traz transformações significativas à experiência do investidor, contribuindo para a personalização financeira. Logo, vale considerar autorizá-lo em sua instituição financeira para acessar os benefícios que o sistema aberto proporciona.
Você gostou de aprender como o open finance facilita a rotina na gestão das finanças? Complemente os seus conhecimentos e entenda por que identificar o seu perfil de investidor!