Como investir na renda fixa americana? Descubra!

Diagnóstico financeiro gratuito!

A renda fixa é uma classe de investimentos que pode se alinhar com investidores com os mais diversos perfis e objetivos financeiros. Mas você sabia que é possível investir na renda fixa americana e diversificar a carteira internacionalmente?

Inclusive, expor-se ao mercado internacional e dolarizar o seu patrimônio pode ser uma forma de proteção contra volatilidade e até de alcançar melhores resultados. Com os investimentos em renda fixa, os investidores ainda se beneficiam da possibilidade de ter maior segurança. 

Quer saber mais sobre a renda fixa americana e como ter essas alternativas na sua carteira? Continue a leitura deste conteúdo para entender! 

O que é e como funciona a renda fixa americana?

No Brasil, a renda fixa é uma classe de investimentos caracterizada pela maior previsibilidade que oferece aos investidores. Ela recebe esse nome exatamente porque as alternativas da classe contam com regras predeterminadas de retorno.

Isso acontece porque os títulos funcionam como empréstimos. O emissor disponibiliza a aplicação como um instrumento para captar recursos. Quem investir receberá o montante de volta no vencimento, com juros acordados.

Nos Estados Unidos, a lógica é similar. A renda fixa americana é composta por diversos títulos emitidos por empresas privadas e o Governo do país. Quando são ligados ao Governo Federal, eles são chamados de Treasury Bonds, que são os títulos do Tesouro americano.

No mercado dos EUA, a rentabilidade pode normalmente ser prefixada ou pós-fixada. No primeiro cenário, a remuneração é fixa, com juros apresentados na emissão do título. Já com retornos pós-fixados, os juros são variáveis, acompanhando principalmente a taxa de juros do país.

Por sua vez, os pagamentos podem ser feitos no vencimento ou por meio de cupons de juros — mensais, semestrais etc. Em relação à liquidez, ela é definida pelo emissor, havendo títulos de liquidez diária e outros que só possibilitam resgate no fim do prazo. 

Quais as vantagens de investir na renda fixa americana?

Ao chegar até aqui, você entendeu o que é renda fixa americana e como ela funciona. Esses são investimentos que podem ser vantajosos para sua estratégia no mercado financeiro.

Confira os principais pontos positivos!

Segurança

A segurança é um dos principais atrativos que a renda fixa apresenta aos investidores. Por meio dela, eles se beneficiam de mais previsibilidade de retorno, podendo até mesmo saber qual será o seu ganho na data de vencimento em alguns casos.

No caso da renda fixa americana, há outro fator de segurança. Como você viu, títulos como os Treasury Bonds estão ligados à dívida pública dos EUA. Ou seja, o pagamento é uma responsabilidade do Governo. 

Dessa forma, o risco de calote das aplicações é mínimo, considerando a solidez da economia norte-americana. Assim, o investidor pode explorar ao mercado dos EUA sem a necessidade de expor a sua carteira a riscos elevados. 

Diversificação de portfólio

A diversificação e exposição a outros mercados, além do brasileiro, pode reduzir os riscos da sua carteira de investimentos. Por exemplo, imagine que o Brasil está passando por uma crise no sistema financeiro e um período de instabilidade econômica.

Nesse cenário, há poucas probabilidades de que as flutuações nacionais atinjam o mercado americano de forma expressiva. Logo, o seu patrimônio nos EUA poderá não ser comprometido, já que não sofre influência direta do mercado brasileiro. 

Dolarização da carteira

Investir nos Estados Unidos é positivo para dolarizar o seu capital, fazendo com que ele não fique alocado em apenas uma moeda. A estratégia pode proteger o seu patrimônio caso exista uma forte desvalorização do real, quando comparado ao dólar. 

Além disso, parte dos seus investimentos estarão ligados diretamente a uma das maiores economias e a mais forte moeda do mundo. Essas são características que fazem com que o dólar seja visto como uma reserva de valor.

Potencial de retornos pela taxa de juros

Por fim, a taxa de juros americana costuma ser uma vantagem para os investidores de renda fixa no país. Isso acontece porque, como nos títulos brasileiros, a remuneração de aplicações dos EUA é atrelada aos juros básicos da economia do país.

No início de 2024, essa taxa estava no intervalo de 5,25% a 5,5%, seu maior percentual desde 2001. Logo, a elevação nos juros pode ampliar o potencial de retorno dos investidores. 

Contudo, apesar das vantagens, existem riscos na renda fixa americana que você deve se atentar. Mesmo que exista uma alta liquidez, os títulos estão expostos às condições do mercado americano, e um resgate antecipado não garante o retorno combinado no vencimento.

Para os demais bonds, não ligados ao Governo, o risco de crédito aumenta, já que existe a possibilidade de o emissor não honrar com seus compromissos. Por isso, vale a pena avaliar o rating de crédito da instituição antes de aplicar. 

Como investir na renda fixa americana?

Após saber sobre as vantagens da renda fixa americana, é natural buscar formas de tê-la na sua carteira. Para tanto, você precisa abrir uma conta global que permita acesso ao mercado dos EUA. Assim, será possível conferir as alternativas disponíveis para compor a sua carteira.

Além do investimento direto, existem alternativas no mercado nacional que possibilitam essa exposição.

Veja quais são elas!

Fundos internacionais

Os fundos internacionais são fundos de investimento com portfólio atrelado ao mercado internacional. Eles contam com uma gestão profissional, responsável por movimentar o patrimônio e gerir as alocações.

Para encontrar fundos internacionais expostos à renda fixa americana, é preciso analisar a estratégia de operação de cada veículo. A sua participação acontecerá a partir da compra de cotas. 

ETFs

Os exchange traded funds (ETFs), ou fundos de índice, são fundos de investimento de gestão passiva negociados em bolsa de valores — podendo ser a B3, no Brasil, ou diretamente no mercado internacional. Eles se caracterizam por acompanhar a performance de um benchmark.

Na B3, existem alternativas como o BNDX11 e o USDB11 que são ligadas à renda fixa internacional. O desempenho do ETF é semelhante ao índice de referência dele no mercado estrangeiro.

BDRs

Os brazilian depositary receipts (BDRs) são certificados negociados na bolsa brasileira, com lastro em investimentos internacionais. Para a emissão, uma instituição depositária faz as movimentações no mercado estrangeiro para conseguir criar o BDR com o devido lastro.

Um ponto positivo é que se o título americano pagar juros recorrentes, os investidores de BDR também receberão os rendimentos — criando uma renda passiva. Além dos BDRs lastreados nos próprios títulos, existem BDRs de ETFs do mercado internacional, que podem acompanhar índices de renda fixa.

Ao longo deste artigo, você aprendeu mais sobre renda fixa americana, como investir nela e as vantagens de dolarizar sua carteira lidando com menos riscos, em alguns casos. Agora, é possível colocar em prática a internacionalização dos seus investimentos se fizer sentido para sua estratégia.

Precisa de suporte para seus investimentos nacionais e internacionais? Conte com a nossa assessoria para montar sua carteira!

Diagnóstico financeiro gratuito!

Informações exclusivas por e-mail:

Baixe seu e-book

Investir com direção é muito mais seguro

Preencha o formulário para conversar com um assessor de investimentos:

Confira outros artigos

Elo News — set/2024

Quer conhecer os principais acontecimentos econômicos e do mercado financeiro em agosto? Confira as notícias, dados e expectativas para setembro de 2024!

Leia mais »

Converse com um assessor de investimentos: