Como montar uma carteira de investimentos de sucesso?

Ter ganhos a partir dos investimentos é o desejo de muitas pessoas. Em especial, porque as formas de aportar seus recursos estão cada vez mais acessíveis. No entanto, é necessário lançar mão de algumas estratégias. Uma delas é saber como montar uma carteira de investimentos.

Você encontra diferentes alternativas na renda fixa e renda variável no mercado financeiro. Então é recomendado entender a melhor maneira de compor seu portfólio. Assim, você potencializa a rentabilidade e equilibra os riscos.

Se você está curioso para saber como montar uma carteira de investimentos de sucesso, precisa conferir as informações abaixo. Continue conosco e aumente seus conhecimentos para se tornar um investidor cada vez mais completo!

O que é uma carteira de investimentos?

A carteira de investimentos é um termo que se refere ao conjunto de alternativas que você escolhe para alocar seus recursos. Ela pode ser chamada também de portfólio de investimentos.

Saber como fazer a seleção do que irá compor essa carteira é uma estratégia para que você possa aumentar as chances de retorno e ainda diluir possíveis prejuízos. Por esse motivo, é preciso ter critério no momento de escolher as alternativas — e focar na diversificação.

Como montar uma carteira de investimentos?

Depois de entender o que é uma carteira de investimentos, chega a hora de saber como montá-la. Acompanhe as dicas a seguir e tenha sucesso na seleção das alternativas para o seu portfólio!

Identifique seu perfil de investidor

Como você viu, são variadas alternativas que podem compor seu portfólio. Diante disso, a escolha não pode ser aleatória. Um dos critérios para avaliar é o seu perfil de investidor, que pode ser:

  • conservador — investidor que prioriza a segurança, mesmo que o investimento tenha um retorno mais baixo. Assim, tem pouca tolerância ao risco, pois tem medo de sofrer prejuízos altos. Portanto, fica mais à vontade com a segurança da renda fixa;
  • arrojado — investidor que está preparado para os riscos se, em contrapartida, a possibilidade de rentabilidade for maior. Com isso, tende a priorizar as alternativas da renda variável;
  • moderado — investidor com um perfil intermediário entre o conservador e moderado. Logo, aceita um pouco de risco, se avaliar que vale a pena devido a uma chance de ganho maior. Costuma investir na renda fixa e variável, porém com um controle maior dos riscos.

Ao definir seu perfil de investidor, você consegue selecionar as alternativas que mais fazem sentido para sua personalidade e expectativas.

Liste seus objetivos financeiros

Outro critério que você deve considerar se busca saber como montar uma carteira de investimentos é a sua lista de objetivos financeiros. Afinal, ninguém deve investir apenas por investir. As pessoas têm projetos e sonhos para realizar com esses recursos.

Por isso, separe um momento para anotar seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Essa é uma questão individual e é muito importante para basear suas decisões. Desse modo, é possível fazer escolhas no seu portfólio que atendam às metas e os respectivos prazos.

Conheça as alternativas do mercado

Depois de definir seu perfil de investidor e objetivos financeiros, você pode saber quais tipos de investimento combinam mais com a sua carteira. Assim, fica mais fácil decidir, por exemplo, entre renda fixa ou variável.

Mas ainda existem diversas alternativas em cada um desses grupos. E elas têm características diferentes, como:

  • grau de risco;
  • possibilidade de rentabilidade;
  • tributação envolvida;
  • prazo mínimo para o resgate;
  • valor mínimo para os aportes;
  • entre outros aspectos.

Então vale estudar as possibilidades do mercado para que você faça escolhas mais conscientes. Fique atento aos pontos a considerar em cada opção. Por exemplo: ao investir em ações, você adquire uma fração de capital de uma companhia listada na bolsa.

Com isso, você se torna acionista e sócio da empresa. E você pode ter retorno com a valorização do preço da ação ou com o recebimento de proventos. Eles são partes do lucro da companhia que podem ser distribuídos aos acionistas.

Nesse caso, mesmo que você saiba que as ações fazem sentido para o seu portfólio, precisa fazer uma análise dos papéis antes de aportar os recursos. É necessário avaliar diversos pontos da empresa, seu setor no mercado, se ela é uma boa pagadora de dividendos, entre outros aspectos.

O mesmo cuidado vale para os fundos de investimento, que podem ser encontrados na renda fixa ou renda variável. É preciso estudar a lâmina do fundo, a fim de conhecer as principais informações do veículo antes de adquirir as cotas.

Entenda a importância da diversificação

Ao conhecer melhor cada investimento você pode montar uma carteira de sucesso. Porém, há ainda mais uma orientação — a necessidade de diversificar seu portfólio, independentemente do seu perfil de investidor.

É preciso ter alternativas variadas para que você possa se proteger e ampliar as chances de sucesso. Essa é uma estratégia de manejo de risco, pois permite se expor a condições mais variadas. Assim, caso o desempenho de um investimento seja ruim, há outros para compensar possíveis perdas.

Conte com uma assessoria de investimentos

Pode parecer um pouco complicado lidar com todas as questões listadas acima, certo? Apesar de as decisões em relação à sua carteira serem pessoais, você pode contar com um suporte nesse momento.

Com uma assessoria de investimentos, é possível ter uma equipe para apresentar em detalhes as características de cada investimento. Assim, você tem mais subsídio para fazer escolhas que combinam com sua estratégia e com os seus objetivos.

Por que é importante ter atenção na hora de compor seu portfólio?

Agora que você acompanhou como montar uma carteira de investimentos de sucesso, precisa entender por que é tão importante ter cuidado nessas escolhas. Tomar decisões que atendam às suas metas financeiras é fundamental para tirar os seus projetos do papel.

Logo, suas decisões tornarão viável, por exemplo, fazer uma grande viagem, custear a educação dos filhos, morar em outro país, comprar uma casa ou viver mais tranquilo ao se aposentar. Assim, ter uma carteira de sucesso constrói bons resultados, especialmente no longo prazo.

Gostou das dicas de como montar uma carteira de investimentos de sucesso? Ao ter atenção aos pontos apresentados você faz escolhas conscientes e que atenderão seus projetos de vida. Para ter um suporte nesse processo, conte com uma assessoria de investimento focada no atendimento personalizado.

Quer conhecer os investimentos e contar com apoio profissional no processo de composição do seu portfólio? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *