Situações inesperadas e emergências podem surgir na vida de qualquer pessoa, mas os impactos trazidos por elas têm chances de ser minimizados com a reserva financeira. Ela serve como uma proteção para que você evite situações de endividamento ou até sofra perdas nos investimentos ao ter que lidar com um imprevisto.
Porém, para construir essa reserva, é necessário ter dedicação e compromisso. Além disso, você precisa assegurar que o dinheiro guardado para emergências não se desvalorize com o tempo, devido aos efeitos da inflação.
Quer saber mais sobre como se planejar para imprevistos? Então confira este artigo e aprenda os 6 passos para construir a sua reserva financeira!
1. Analise suas finanças
O primeiro passo para montar sua reserva é saber exatamente quais são os seus gastos e ganhos. Para isso, faça uma lista de todas as suas despesas fixas e variáveis para encontrar a média de custos mensais.
Com essas informações, você pode calcular o valor ideal da sua reserva financeira. Ela deve cobrir, pelo menos, entre 6 e 12 meses de seu custo de vida.
2. Defina suas metas financeiras
Após a análise do orçamento, você precisa estabelecer os objetivos que pretende alcançar em curto, médio e longo prazos. Afinal, além de formar a reserva, é comum ter outros planos. Algumas possibilidades são trocar de carro, comprar uma casa, fazer uma viagem, entre outras.
Essa definição ajuda a planejar as quantias a poupar e investir, tanto para a sua reserva quanto para o alcance das outras metas.
3. Escolha os investimentos adequados
Como visto, para não perder o poder aquisitivo do dinheiro guardado para a reserva, uma boa prática é investir. Existem diferentes opções no mercado que oferecem mais segurança e liquidez — características essenciais para esse objetivo.
Portanto, pesquise as opções disponíveis no mercado para identificar aquelas mais adequadas ao seu planejamento financeiro.
4. Planeje seus aportes
Com base no montante que você precisa para a sua reserva e no quanto você pode economizar mensalmente, é preciso se planejar para fazer aportes regulares. Se você mantiver uma consistência nesse processo, será mais fácil estimar quando conseguirá completar a quantia desejada.
5. Reavalie os planos periodicamente
As suas condições de vida e os objetivos de hoje provavelmente não serão os mesmos daqui a meses ou anos. Então revise regularmente a sua reserva financeira para garantir que ela ainda atenda às suas necessidades. Afinal, mudanças na sua renda ou despesas podem exigir ajustes no valor dela.
6. Procure o suporte de um assessor
Construir uma reserva financeira e tomar decisões estratégicas de investimento parece desafiador, mas um assessor de investimentos serve como um aliado nesse contexto. A Elo Forte, por exemplo, é uma assessoria vinculada à XP Investimentos que oferece suporte para a criação e manutenção da sua reserva.
Com a ajuda profissional, você pode escolher investimentos alinhados aos seus objetivos e expectativas. A assessoria também traz orientações relevantes para auxiliar na sua estratégia no mercado financeiro ao longo do tempo.
Agora você já conhece o conceito da reserva financeira e os 6 passos para construir a sua. Lembre-se de que esse é um compromisso com a proteção da sua saúde financeira, sendo essencial para planejar o uso do seu dinheiro.
Quer saber mais sobre como a Elo Forte Investimentos — parceira do portal Eu Posso Investir, pode ajudar você nesse objetivo? Acesse o site e entre em contato!