Você costuma buscar alternativas para diversificar a sua carteira de forma abrangente? Uma opção viável para esse fim são os investimentos offshore, compondo seu portfólio com alternativas globais, procurando mitigar riscos e aproveitar oportunidades de maior retorno.
Porém, antes de entender como funcionam os investimentos offshore, é preciso conhecer o conceito e que tipo de vantagens eles podem gerar para o investidor. Dessa maneira, você conseguirá tomar decisões mais informadas sobre o assunto.
Quer saber mais sobre as vantagens dos investimentos offshore? Continue a leitura e aproveite as dicas!
O que é offshore?
Offshore é a terminologia utilizada para se referir ao que está fora da costa, em tradução literal. Empresas, ativos e até mesmo instalações offshore são aquelas que têm a sua base no exterior, ou seja, foram criadas fora do país de origem.
O termo é bastante conhecido ao falar de empresas. Por exemplo, se um negócio brasileiro é instalado em outra nação, ele está sujeito às normas daquele território, incluindo os regimes tributários.
Por essa razão, muitos empreendimentos buscam locais que contam com cargas fiscais menores, visando uma economia em suas atividades. Porém, o conceito também é aplicado aos investimentos, funcionando como uma estratégia de internacionalização e diversificação da carteira.
O que são e como funcionam investimentos offshore?
Entendendo o conceito de offshore, é fácil entender que os investimentos do tipo são aqueles ligados a ativos fora do país. Então eles são feitos alocando recursos em mercados externos e em moeda estrangeira.
Se um investidor brasileiro quer investir o seu dinheiro em uma empresa do exterior, por exemplo, ele precisa abrir uma conta internacional. Com ela, além de alocar recursos em ações estrangeiras, por exemplo, é possível investir tanto em títulos públicos quanto privados internacionais.
A escolha oferece acesso a uma gama muito mais ampla de investimentos — incluindo setores não abrangidos pela bolsa de valores brasileira (B3). Também há oportunidades de se expor a moedas mais fortes que o real, como o dólar e o euro.
Quais são as principais vantagens dos investimentos offshore?
Você acabou de entender melhor o funcionamento dos investimentos offshore. Agora, está na hora de descobrir os benefícios de internacionalizar o seu portfólio dessa forma.
Acompanhe!
Diversificação do portfólio
Os investimentos offshore ajudam a promover a diversificação da carteira. Com eles, o investidor não depende apenas do mercado nacional para buscar os resultados desejados. Afinal, ele pode alocar recursos em renda fixa e variável, distribuídos em setores e regiões diferentes.
Uma das principais vantagens de diversificar a carteira em mercados internacionais é a variação dos comportamentos econômicos e políticos de uma nação para outra. Assim, mesmo que um país enfrente um impacto negativo em seu mercado, o patrimônio do investidor estará menos exposto a esse movimento.
Contudo, vale lembrar que podem existir crises globais e situações que afetem diversos mercados simultaneamente. Tenha em mente que, mesmo nesse cenário, os impactos são diferentes em cada nação, setor e ativo.
Proteção contra riscos locais
O mercado brasileiro costuma enfrentar uma volatilidade maior em relação àquela observada em grandes economias, por exemplo. Isso se traduz em um risco maior para os investidores — mas eles tendem a ser reduzidos com a diversificação. Assim, o investidor pode aproveitar a solidez de economias consolidadas e variação cambial a seu favor.
Por que o offshore é interessante para o investidor?
Além das vantagens comuns aos investimentos offshore para empresas e indivíduos, existem aspectos específicos que podem ser particularmente interessantes para o investidor pessoa física. Um deles é o fato de esses investimentos ocorrerem em moeda estrangeira — muitas vezes, mais valorizada que o real.
Nesse caso, ainda que os investimentos brasileiros estejam sofrendo impactos negativos, o dólar pode estar se valorizando, por exemplo. Esse movimento contribui para proteger a carteira e compensar perdas no mercado nacional.
Outro ponto relevante é o acesso a uma quantidade maior de setores para investir no exterior. Como diversos ativos de países emergentes e desenvolvidos não estão disponíveis no mercado nacional, eles só podem ser acessados por meio dos investimentos offshore.
Como a assessoria pode oferecer suporte nesse processo?
Fazer investimentos offshore pode ser atrativo por diferentes motivos, mas a tendência é que haja dúvidas no processo. Para ter mais praticidade e contar com suporte na tomada de decisão, considere contar com uma assessoria de investimento.
Ela fornecerá a você informações relevantes sobre o investimento pretendido, além de esclarecer suas dúvidas. O serviço engloba desde a análise do seu perfil de investidor e dos seus objetivos financeiros até a apresentação das alternativas disponíveis que atendam às suas necessidades.
A assessoria de investimentos ainda está apta a apresentar os diferentes mercados e mostrar quais são as características mais específicas de cada um. Com esses dados, você terá conhecimentos para comparar as alternativas que estão mais alinhadas ao desempenho almejado, embasando suas escolhas.
Como você viu, os investimentos offshore são mais uma opção de diversificação para a sua carteira. Enquanto eles ajudam a distribuir os seus ativos entre diferentes riscos, ainda podem gerar benefícios fiscais, em alguns casos, e exposição a moedas estrangeiras.
Antes de acessar o mercado internacional, é importante organizar as suas finanças. Confira como fazer um planejamento financeiro para realizar os seus sonhos!