O que são ações blue chips? Descubra agora!

Se você já investe na bolsa de valores ou costuma buscar informações sobre o mercado de renda variável já deve ter ouvido falar sobre as ações blue chips. Mas você sabe o que são e quais são estes papéis na bolsa de valores brasileira?

Um termo utilizado para se referir a ações de grandes empresas, as blue chips têm um papel importante no mercado de ações de todo o mundo.

Quer saber mais sobre elas? Então continue a leitura e saiba mais sobre as ações blue chips!

O que são as ações blue chips?

As ações blue chips são, em uma explicação simples, os papéis negociados em bolsa de empresas sólidas, geralmente líderes em seus segmentos. São consideradas, portanto, ações de primeira linha – e, por isso, são bastante procuradas pelos investidores.

Na prática, não existe uma listagem de ações blue chips em nenhuma bolsa de valores ao redor do mundo. Entretanto, não é difícil identificá-las entre os demais papéis disponíveis para negociação no mercado de ações.

Quais as características das blue chips?

Para identificar as blue chips na bolsa de valores é preciso conhecer suas principais características. Atualmente, o principal aspecto de um papel considerado blue chip é a alta liquidez.

Os papéis de empresas tradicionais, que apresentam alta liquidez – e que são mais negociadas pelos investidores, portanto, costumam ser justamente as ações blue chips.

Entretanto, existem outras características inerentes às blue chips. Em geral, estas companhias têm um alto valor de mercado, apresentam crescimento constante e forte geração de caixa, possuem boa governança corporativa e costumam distribuir, com frequência, bons dividendos aos seus acionistas.

E é justamente por conta destas características que este tipo de ação é tão procurado por investidores em todo o mundo. Afinal, trata-se de papéis de empresas sólidas, que possuem alta liquidez e que tendem a remunerar seus investidores adequadamente quanto ao pagamento de proventos.

Além disso, por se tratarem de papéis de boas empresas, as blue chips costumam ser mais estáveis – e tendem a não oscilar tanto quanto os papéis de outras companhias.

As ações blue chips no Brasil e no mundo

No Brasil, existem algumas ações de empresas negociadas em bolsa que possuem estas características e podem, portanto, ser consideradas ações blue chips.

Confira algumas delas a seguir:

  • Itaú Unibanco (ITUB4);
  • Bradesco (BBDC4);
  • Vale (VALE3);
  • Gerdau (GGBR4);
  • Petrobras (PETR4);
  • Gerdau (GGBR4);
  • Ambev (ABEV3);
  • Etc.

O número de blue chips no mercado brasileiro, no entanto, é limitado. Isso porque, na comparação com as maiores bolsas do mundo, o mercado de ações nacional é bastante limitado em termos de liquidez e de quantidade de papéis negociados.

Nos Estados Unidos, por outro lado, a lista de ações blue chips é bastante extensa. Podemos destacar, entre as blue chips dos EUA, as ações de as companhias:

  • Apple;
  • Amazon;
  • Coca Cola;
  • Facebook;
  • Microsoft;
  • Exxon Mobil;
  • Johnson & Johnson;
  • Procter & Gamble;
  • Nike;
  • Walt Disney Co;
  • Goldman Sachs;
  • Visa;
  • Etc.

Mid Caps e Small Caps

Agora que você já sabe o que são as ações blue chips e suas principais características, é importante que entenda também que existem outras classificações de papéis que também chamam atenção no âmbito do mercado de renda variável. Estamos falando das mid caps e small caps.

Mid Caps

As mid caps são ações de empresas de médio porte, que costumam ter boa liquidez no mercado e um bom valor de capitalização. Apesar de não serem tão sólidas quanto as maiores companhias da bolsa, as mid caps também costumam apresentar bons números e atrair investidores.

Uma questão interessante relacionada às mid caps é o fato de que, em muitos casos, estas companhias oferecem um maior potencial de crescimento na comparação com aquelas empresas que já estão consolidadas no mercado. A liquidez, no entanto, tende a ser reduzida na comparação com as blue chips.

Small Caps

Queridinhas de muitos investidores, as small caps são ações de menor capitalização negociadas na bolsa – e que, portanto, costumam ser negociadas a preços menores em relação às blue chips e mid caps. Por outro lado, a liquidez destes papéis tende a ser baixa, com demanda reduzida.

Entretanto, vale destacar que as small caps podem oferecer oportunidades interessantes aos investidores – já que o potencial de crescimento destas empresas é bastante superior ao das mid caps e blue chips.

Uma dica para quem deseja investir em small caps é fazer uma boa análise dos fundamentos da companhia e suas perspectivas para o futuro. Acompanhar análises de especialistas sobre estes papéis também pode ser uma alternativa interessante.

Conclusão

As ações blue chips são, portanto, papéis de empresas consolidadas no mercado, que são negociados em bolsa e possuem alta liquidez.

Costumam estar presentes em carteiras de ações de inúmeros investidores e podem ser boas alternativas para quem busca por papéis que pagam bons dividendos e que tendem a ter menor oscilação de preço ao longo do tempo.

E você, possui alguma das ações blue chips no seu portfólio? Deixe seu comentário!

André Barbirato

Formado em marketing, encontrou no mercado financeiro sua verdadeira vocação. Possui certificação ANCORD e mais de 8 anos de experiência no mercado de capitais. Atualmente é sócio de um escritório de investimentos e head de mesa de renda variável. É também o criador do blog Eu Posso Investir!?.

2 comentários em “O que são ações blue chips? Descubra agora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *