Taxa de juros real: como avaliá-la ao investir?

Receba um diagnóstico personalizado dos seus investimentos e potencialize sua carteira!

No mercado financeiro, existem diversos termos que precisam ser dominados para fazer boas escolhas. A taxa de juros real é um deles, pois compreender esse conceito é indispensável na hora de investir.

O conceito se relaciona aos impactos da inflação sobre os juros de investimentos, em especial, na renda fixa. Portanto, conhecê-lo traz mais confiança e ajuda a escolher a alternativa mais adequada para alcançar seus objetivos.

Neste conteúdo, você entenderá um pouco mais sobre a taxa de juros real, como ela se diferencia da taxa nominal e quais são seus impactos nos investimentos.

Acompanhe!

O que é taxa de juros real?

Um ponto avaliado pelos investidores é o potencial de retorno que um investimento pode trazer. Nesse sentido, especialmente na renda fixa, um ponto de atenção são os juros, pois eles representam o quanto o investidor pode obter como resultado das suas decisões no mercado.

No caso de títulos prefixados, os juros são determinados em uma taxa fixa no momento do aporte. Dessa forma, o investidor sabe quanto receberá ao manter a aplicação até o vencimento. 

Já nas alternativas pós-fixadas, os rendimentos acompanham as variações de um indexador, como a taxa Selic — a taxa básica de juros brasileira. Também há aplicações híbridas, que seguem as duas lógicas de remuneração.

Entretanto, é importante ter em mente que a taxa ofertada representa a rentabilidade bruta das aplicações, sem desconto do Imposto de Renda (IR) e outros custos. Esse montante também não considera os efeitos da inflação, que reduz o poder de compra do dinheiro ao longo do tempo. 

Nesse contexto, a taxa de juros real tem como função medir a rentabilidade de um investimento considerando a correção da inflação no período. Então ela demonstra quanto o investidor realmente ganha ao realizar um investimento, considerando o poder de compra do dinheiro no momento do resgate.

Assim, quando a taxa de juros real é positiva, há um aumento do patrimônio do investidor. Porém, se ela for negativa, significa que há perda no poder de compra e redução do capital, mesmo com avanço do valor nominal.

Qual é a diferença entre taxa de juros real e nominal?

Ao analisar as possibilidades de investimentos, é comum haver confusão entre as taxas de juros real e nominal. Ambos os conceitos são relevantes na hora de avaliar o retorno de uma aplicação, então é importante se aprofundar no assunto. 

A taxa de juros nominal é aquela que representa o potencial de retorno do investimento, ou seja, a rentabilidade prometida no momento do aporte. Ela pode ser bruta, quando não desconta os impostos e outros custos, ou líquida, quando representa o valor recebido após todos os descontos.

Já a taxa de juros real é aquela que considerará a taxa nominal líquida e os efeitos da inflação no resultado — como você aprendeu. 

Como calcular a taxa de juros real?

Considerando o histórico de inflação no Brasil, saber calcular a taxa de juros real é relevante para identificar os resultados obtidos ao investir e encontrar formas de proteger o seu patrimônio. A fórmula para obter a taxa de juros real é:

(1 + r) = (1 + in) / (1 + j)

Entenda os elementos para o cálculo:

  • in: taxa nominal;
  • r: taxa real
  • j: inflação do período.

Para ficar ainda mais claro como fazer esse cálculo, suponha que um título prefixado possua taxa nominal líquida de 10%. Durante o período de aplicação, imagine que a inflação foi de 5%.

Considerando esses dados, a conta fica assim:

(1 + 0,10) = (1 + r) x (1 + 0,05)

A taxa de juros real desse investimento seria de 4,76%. Portanto, a rentabilidade não só protege o seu poder de compra, como também oferece um ganho real ao investidor.

Porém, saiba que o resultado obtido com a fórmula pode ser negativo. Nesse caso, isso significa que o retorno não garantirá o poder aquisitivo do dinheiro, já que sua rentabilidade real é menor do que a inflação no período.

Ao longo deste post, você entendeu o conceito de taxa de juros real e como calculá-la pode ajudar a entender a rentabilidade dos seus investimentos. Ao fazer esse cálculo no momento de analisar as alternativas do mercado financeiro, você poderá tomar decisões mais informadas.

Quer saber como obter suporte para escolher investimentos que se alinhem aos seus objetivos e situação financeira? Aproveite para entender como escolher uma boa assessoria de investimentos

Receba um diagnóstico personalizado dos seus investimentos e potencialize sua carteira!

Informações exclusivas por e-mail:

Baixe seu e-book

Investir com direção é muito mais seguro

Preencha o formulário para conversar com nosso time de especialistas:

Confira outros artigos

Converse com nosso time de especialistas:

Abra sua conta e tenha assessoria do time da Elo Forte para os seus investimentos. Preencha os dados abaixo e siga as orientações!

Abra sua conta e tenha assessoria do time da Elo Forte para os seus investimentos. Preencha os dados abaixo e siga as orientações!