Você já pensou em se mudar durante a sua aposentadoria para aproveitar mais conforto e uma melhor qualidade de vida? Muitos dos melhores países para morar se destacam pela sua segurança e infraestrutura, tornando-se alternativas interessantes a considerar.
No entanto, ao planejar a aposentadoria, é comum surgir uma preocupação: como garantir segurança financeira sem uma renda ativa? O questionamento é válido, já que, historicamente, depender da Previdência pública pode não gerar a tranquilidade que você almeja.
Para tirar suas dúvidas, este artigo traz os 6 melhores países para morar ao se aposentar e mostra como se planejar financeiramente para transformar o sonho em um objetivo palpável.
Confira!
Quais são os 6 melhores países para morar na aposentadoria?
Esteja você aposentado ou buscando uma melhor qualidade de vida enquanto trabalha e planeja o futuro, a mudança de país pode fazer sentido.
A seguir, veja 6 dos melhores países para morar e se aposentar!
1. Alemanha
Começando a lista pela Europa, uma possibilidade para morar e se aposentar é a Alemanha. Por ser uma das principais economias mundiais, o país se destaca por sua infraestrutura moderna, estabilidade política e segurança.
Além disso, o transporte público alemão é um dos mais eficientes do mundo, com amplas rodovias e uma rede ferroviária que conecta as principais cidades. Inclusive, existem ciclovias integradas, promovendo mobilidade sustentável e uma alternativa de exercício para a população.
Apesar de a Alemanha ser um país com economia ativa e diversificada, existe um equilíbrio entre vida pessoal e profissional, com valorização dos momentos de lazer e cultura. O inglês também é bem aceito, especialmente em grandes metrópoles, como Berlim, Munique e Frankfurt.
2. Portugal
O segundo país da lista é Portugal. Além da facilidade de falar a mesma língua, a nação na Península Ibérica é conhecida por seu clima agradável para padrões europeus, com verões quentes e invernos pouco rigorosos.
Portugal também tem um custo de vida relativamente acessível quando comparado aos seus vizinhos na Zona do Euro. Ainda, o país possui um serviço de saúde público e apresenta baixo nível de criminalidade.
Outro ponto interessante é que Portugal costuma transmitir um ar mais acolhedor. Apesar de existirem grandes cidades, como Lisboa e Porto, a rotina tende a parecer mais amena para aposentados mesmo nas regiões metropolitanas.
3. Austrália
Já na Oceania, uma opção é a Austrália. O país conta com um clima tropical semelhante ao que você encontra no Brasil e boa qualidade de vida, especialmente ao considerar a segurança e a infraestrutura.
A Austrália se destaca pelo seu sistema de saúde e pelas políticas voltadas às pessoas da terceira idade. Ainda, o transporte público é amplamente acessível, com sistemas de ônibus, trens e bondes nas grandes cidades, como Sydney, Melbourne e Brisbane.
Somando-se a esses pontos, a Austrália tem uma economia estável e altamente desenvolvida. O país também é amigável com estrangeiros, o que tende a fazer dele um destino com vantagens para morar e se aposentar.
4. Canadá
Partindo para a América do Norte, você pode avaliar o Canadá. Assim como os demais países da lista, a nação se sobressai pelos seus altos níveis de qualidade de vida, especialmente pela segurança aos habitantes.
O Canadá tem o seu sistema de transporte público bem desenvolvido e um programa de saúde gratuito como principais vantagens para moradores. Para os idosos, isso significa acesso a cuidados médicos regulares, exames preventivos e tratamentos sem os altos custos envolvidos.
Por ser um país de dimensões continentais e multicultural — com regiões que falam francês e outras, inglês —, o Canadá também é diverso. Dessa forma, existem desde metrópoles agitadas, como Toronto, até belezas naturais mais remotas.
5. Estados Unidos
Continuando nas Américas, os Estados Unidos podem fazer parte da sua lista de países para morar e se aposentar. Reconhecida por sua diversidade geográfica e cultural, a nação proporciona opções para pessoas com os mais diversos estilos de vida.
De metrópoles, como Nova York, passando por regiões litorâneas nas duas costas, às pequenas e pacatas cidades, os EUA têm um equilíbrio entre conveniência urbana e tranquilidade rural. Assim, a aposentadoria no país tende a ser confortável — especialmente para quem se planeja.
Por exemplo, regiões como a Flórida são muito procuradas por aposentados em busca de melhor qualidade de vida. Por ser um país com muitos estrangeiros, é possível encontrar comunidades de brasileiros em diversos locais dos EUA.
6. Costa Rica
A sexta opção é a Costa Rica, considerada uma das joias da América Central. Um ranking feito pela International Living listou a nação como a melhor alternativa para os aposentados morarem.
Apesar de, em um primeiro momento, a Costa Rica destoar dos demais países que você viu, ela se destaca pela sua qualidade de vida. Com praias, belezas naturais e baixo custo de vida, a nação tem se tornado um dos destinos favoritos de aposentados estrangeiros.
Ainda, a Costa Rica tem como ponto forte o fato de ser um dos países com os melhores indicadores de segurança da América Latina. Ademais, com um sistema universal de saúde, a nação oferece uma cobertura ampla e gratuita de serviços à população.
Como garantir uma aposentadoria segura e confortável?
Para buscar uma melhor qualidade de vida na sua aposentadoria no Brasil ou no exterior, fazer investimentos é uma etapa essencial. Afinal, movimentando o seu dinheiro no mercado financeiro, você deixa de depender apenas de fontes de renda ativa ou da Previdência pública.
Para tanto, vale buscar investimentos estratégicos para gerar renda passiva, seja por meio de ganho de capital ou recorrente — com pagamentos de juros ou dividendos. Com outros recebimentos além de salário ou pró-labore, você tem chance de criar uma renda passiva capaz de aproximá-lo da independência financeira.
Adicionalmente, vale a pena buscar diversificar sua carteira de investimentos internacionalmente. Quando você não está exposto somente ao real, há como equilibrar os riscos do portfólio.
Ademais, ao ter moedas mais fortes na carteira, como o dólar ou o euro, você tem a possibilidade de preservar o seu poder de compra. Nesse sentido, existem diferentes investimentos internacionais capazes de contribuir para uma aposentadoria tranquila no exterior.
Alguns exemplos são:
- ações de empresas estrangeiras;
- fundos internacionais;
- fundos de índices globais;
- brazilian depositary receipts (BDRs).
Mas, antes de escolher os investimentos, você deve entender o seu perfil de investidor e traçar prazos claros para seus objetivos. Desse modo, há como fazer movimentações financeiras mais estratégicas.
Completando esta leitura, você conheceu 6 dos melhores países para morar e ter uma boa qualidade de vida, especialmente na aposentadoria. Agora, você pode planejar investimentos com esse objetivo em mente.
Quer aprofundar seus conhecimentos sobre a mudança para outro país? Veja se é possível viver de renda no exterior!