Como juntar dinheiro rápido? Descubra o segredo agora!

Quando o assunto é a vida financeira, é comum encontrar quem esteja atrás de atalhos e soluções quase imediatas. Assim, não é raro se deparar com pedidos que envolvem saber como juntar dinheiro rápido.

No entanto, antes de começar a se dedicar a uma das possíveis soluções é preciso entender se o cenário é viável. Mais que isso: é crucial saber como aproveitar melhor seus esforços e seus recursos, de modo a consolidar uma economia que realmente faça sentido no dia a dia.

Portanto, veja se há como economizar bastante em pouco tempo e compreenda o que fazer para atingir seus objetivos!

Como juntar dinheiro rápido? É possível?

Antes de começar a colocar qualquer mudança em prática no cotidiano, é essencial entender que juntar dinheiro rapidamente, como se fosse um passe de mágica, não é possível. Só é viável atingir resultados positivos nesse sentido se você se comprometer e tiver consistência, o que leva tempo.

Então, o primeiro passo para compor uma reserva financeira é saber que você não conseguirá montá-la em pouquíssimo tempo. Saber disso não tem o papel de desmotivar, e sim de alinhar expectativas.

Sabendo que será necessário se dedicar durante um tempo, você não ficará frustrado com o processo e tem mais chances de atingir os objetivos.

O que fazer para juntar dinheiro?

Considerando que não existe uma solução instantânea para saber como juntar dinheiro rápido, é preciso adotar alguns hábitos.

Veja quais são as práticas mais importantes para alcançar esta meta!

Tenha organização financeira

Você só conseguirá preparar seu orçamento e economizar se tiver um bom nível de organização. Por isso, deve-se começar reconhecendo a sua situação financeira — como a existência de dívidas e os valores que ganha e que paga ao longo do mês.

Se quiser saber como juntar dinheiro ganhando pouco, isso é ainda mais relevante. Afinal, qualquer mudança nas finanças pessoais pode trazer a chance de economizar, mesmo que sejam valores menores no começo.

Monte um planejamento financeiro

Após fazer esse reconhecimento inicial, é a hora de elaborar um plano de ação para trazer a economia para a sua realidade. Portanto, você precisa criar um planejamento completo, o qual deve incluir o quanto deverá juntar e como fará isso.

Um ponto importante consiste em montar um orçamento doméstico. Com a ajuda de uma planilha feita para quem quer juntar dinheiro, você pode definir quais são as áreas da sua vida que exigem recursos, onde estão as prioridades e como dividir os valores.

A intenção, é claro, é que parte do dinheiro siga para formar o montante que deseja compor. Para isso, é preciso ter controle do orçamento, a partir de uma tabela ou aplicativo para juntar dinheiro, por exemplo.

Crie metas de economia

Pensar no valor inteiro que pretende reunir, de uma só vez, pode desmotivar, já que há o risco de considerar que ainda falta muito para alcançar o resultado esperado. Por isso, é recomendado estabelecer metas de economia.

Em vez de olhar para o número todo, você pode dividir em valores menores. Em certas situações, também pode ser útil buscar formas diferentes de acumular recursos. Por exemplo, juntar dinheiro por semana ou mesmo por dia, em vez de um montante mensal.

Gaste menos do que ganha

A fórmula para realmente conseguir economizar é fazer com que suas saídas sejam menores que as entradas. Portanto, é preciso buscar meios de gastar menos do que você ganha ao longo do mês, deixando as contas equilibradas e com flexibilidade.

Vale a pena conhecer os supérfluos do seu orçamento e cortá-los, ainda que temporariamente. Também é interessante pensar em adaptações e trocas de serviços e produtos. Outra possibilidade consiste em buscar fonte de renda extra para fazer sobrar mais dinheiro.

Tenha foco nos objetivos

Uma parte relevante de como juntar dinheiro envolve o seu comportamento. Afinal, não basta saber o que deve ser feito e não colocar isso em prática, efetivamente. Portanto, é preciso se dedicar para alcançar as metas que tiver definido.

Mesmo que pareça difícil no começo, é importante se manter firme para obter a economia. Com foco e disciplina, tem a chance de consolidar o montante que tanto deseja.

Existe dinheiro rápido no mercado financeiro?

Após saber que é inviável juntar dinheiro rapidamente no cotidiano, você deve entender que também não existem resultados rápidos quando o assunto é investimento.

Especialmente na bolsa de valores, não há como ganhar dinheiro rápido sem correr riscos muito elevados. É o caso, por exemplo, das operações especulativas.

Portanto, se espera juntar dinheiro para investir e ter mais liberdade financeira é preciso saber que isso leva tempo. Para trilhar esse caminho, algumas dicas podem ajudar.

Confira!

Considere seu perfil de investidor

Primeiramente, você deve conhecer seu perfil de investidor, o qual está atrelado à sua tolerância ao risco. O investidor conservador é o que busca mais segurança e que está menos disposto a se arriscar.

Já o investidor moderado tem um comportamento intermediário, sendo capaz de se arriscar um pouco mais para obter resultados melhores. Enquanto isso, o investidor arrojado ou agressivo tem o maior apetite ao risco.

Você precisará saber disso para escolher os ativos da sua carteira de investimentos e, assim, definir qual é a melhor maneira de atingir os resultados esperados.

Avalie seus objetivos pessoais

Assim como é preciso saber o que espera alcançar ao buscar como juntar dinheiro rápido, é necessário compreender suas expectativas sobre investimentos. Em geral, os objetivos se dividem entre alternativas de curto, médio e longo prazo.

Se o seu foco estiver em construir patrimônio, pode ser interessante correr um pouco mais de riscos, já que eles se diluem no tempo. Neste caso, você não deve ter pressa de alcançar suas metas.

Já se quiser investir sua reserva de emergência, investimentos de curto prazo e mais seguros podem ser ideais. Logo, ter clareza sobre o que espera é de grande ajuda.

Faça investimentos com consistência

Conhecendo seu perfil e sabendo o que se pretende alcançar, é hora de investir. Use o valor que você tiver reunido e aloque os recursos em alternativas que façam sentido para as suas características e necessidades.

Também é importante manter o hábito de juntar dinheiro para investir com frequência — como todos os meses. Assim, é possível fazer o seu patrimônio crescer e ficar cada vez mais perto dos seus objetivos financeiros.

Você acabou de ver que juntar dinheiro rápido não é um objetivo muito viável, certo? Por isso, o ideal é definir uma estratégia de médio e longo prazo. Com novos hábitos e investimentos é possível alcançar novos patamares financeiros!

Quais são suas dificuldades para poupar no dia a dia? Comente e participe do debate!

André Barbirato

Formado em marketing, encontrou no mercado financeiro sua verdadeira vocação. Possui certificação ANCORD e mais de 8 anos de experiência no mercado de capitais. Atualmente é sócio de um escritório de investimentos e head de mesa de renda variável. É também o criador do blog Eu Posso Investir!?.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *