Análise fundamentalista: como usar ao investir em ações?

Diagnóstico financeiro gratuito!

Investir em ações é uma forma de participar dos resultados de empresas de capital aberto na bolsa de valores brasileira (a B3). Além de poder lucrar com a valorização dos papéis, você tem a chance de obter renda passiva com o recebimento de dividendos. Mas como escolher os ativos?

Uma estratégia bastante utilizada por investidores experientes é a realização de uma análise fundamentalista da companhia. Ela permite aprofundar os conhecimentos sobre as bases da organização, a qualidade da gestão e a sua saúde financeira, entre outros fatores.

Neste artigo, confira como usar a análise fundamentalista para investir em ações e tomar melhores decisões ao compor o seu portfólio!

O que é a análise fundamentalista?

A análise fundamentalista é uma metodologia de avaliação que visa compreender os elementos que influenciam a saúde e o potencial de crescimento de uma organização ou fundo de investimento. Com ela, o investidor pode identificar se o investimento atende às suas necessidades e expectativas.

Assim, em vez de focar a variação dos preços das ações, por exemplo — como na análise técnica —, a fundamentalista se aprofunda na investigação de dados econômicos, financeiros e operacionais da empresa. A abordagem inclui examinar balanços patrimoniais, fluxos de caixa e demonstrativos de resultados financeiros, entre outros dados.

Também são considerados fatores macroeconômicos e setoriais que possam afetar a companhia, como taxas de juros, inflação e crescimento econômico. Eles permitem identificar quais são as organizações que apresentam maior solidez e mais chances de entregar resultados.

Por que utilizá-la ao investir em ações?

Depois de conferir o conceito por trás da análise fundamentalista, pode surgir a dúvida sobre por que utilizá-la ao investir em ações. Nunca é demais mencionar que os ativos integram a classe da renda variável, ou seja, não há como prever os seus resultados — como acontece na renda fixa.

A característica faz com que o investimento no mercado acionário seja mais arriscado, podendo trazer lucros ou perdas financeiras. Contudo, as chances de se deparar com prejuízos são menores quando se investe em companhias sólidas, que demonstram ter capacidade de crescimento e de entrega de resultados.

Logo, o uso da análise fundamentalista ajuda a entender se a empresa oferece essas condições. Também se trata de uma forma de avaliar se o valor intrínseco do negócio é compatível com o preço de suas ações.

A alta volatilidade do mercado acionário pode fazer com que um papel fique sub ou sobrevalorizado, e revelar boas oportunidades de investimento. Desse modo, ao entender os fundamentos da empresa, você terá a chance de tomar decisões mais informadas e mitigar os riscos associados. 

Como usar a análise fundamentalista ao investir em ações?

Ao investir em ações, esse tipo de análise pode ser usado para identificar empresas com fundamentos sólidos e potencial de crescimento a longo prazo. Isso envolve a análise de diferentes tipos de indicadores fundamentalistas.

Conheça alguns deles!

Balanço patrimonial

O balanço patrimonial apresenta os ativos e os passivos que uma organização possui, além do patrimônio líquido — a diferença entre eles. O relatório fornece uma visão detalhada dos recursos da empresa e de suas obrigações em determinado período.

Demonstração de resultados de exercício

A demonstração de resultados, ou DRE, revela o desempenho financeiro de uma empresa no período analisado. O relatório mostra as receitas, os custos e as despesas, chegando ao lucro líquido ou prejuízo da ocasião — servindo para avaliar a rentabilidade e a eficiência operacional do negócio.

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa traz as entradas e saídas de dinheiro de uma empresa durante um período. Ele permite acompanhar a capacidade da companhia de gerar caixa a partir de suas operações, investimentos e financiamentos, fornecendo um panorama sobre a saúde financeira do negócio.

Lucro por ação

O lucro por ação (LPA) divide o lucro líquido gerado pela empresa pelo número de papéis em circulação. O indicador mostra a lucratividade por ação, sendo utilizado para avaliar o desempenho financeiro de uma companhia em relação ao preço de seus papéis no mercado.

Retorno sobre o patrimônio líquido

Também conhecido return on equity (ROE), o retorno sobre o patrimônio líquido mede a capacidade de uma empresa gerar lucro com base nos recursos que ela possui. O indicador é usado para avaliar a eficiência da gestão financeira do negócio na geração de resultados para os acionistas.

Preço sobre lucro

O preço sobre lucro (P/L) compara o preço atual das ações de uma empresa com seu lucro por ação. O múltiplo é calculado dividindo o primeiro pelo segundo, e é usado para avaliar se um papel está sobre ou subvalorizado em relação aos seus ganhos.

Dividend yield 

O dividend yield (DY) mostra a proporção de dividendos pagos por uma empresa em relação ao preço de suas ações. Seu cálculo envolve a divisão do dividendo por ação pelo preço do papel, sendo uma forma de avaliar o retorno gerado pela companhia em forma do provento.

Como investir em ações com mais segurança?

Até aqui, foi possível ver que a análise fundamentalista contribui na escolha das ações que fazem mais sentido para você e sua carteira. Porém, vale destacar que a sua utilização não impede o investidor de se deparar com prejuízos.

Tenha em mente que o mercado acionário tende a ser bastante volátil e, mesmo que uma empresa apresente bons fundamentos, há risco de uma mudança repentina prejudicar sua atuação. Com isso, vale fazer o acompanhamento contínuo das ações investidas e proteger o seu portfólio.

Considerar o uso de estratégias como a diversificação pode ajudar a proteger o seu capital e aumentar seu retorno. Ela consiste na exposição a mais de uma alternativa de investimento para que o patrimônio não fique sujeito a somente um tipo de risco.

Porém, para conseguir diversificar a sua carteira, não basta escolher investimentos de forma aleatória. Eles precisam conseguir entregar resultados distintos — ainda que submetidos às mesmas condições de mercado.

Contar com o suporte de um assessor de investimentos também pode ajudar a aumentar a segurança na exposição a ações. Ele é capaz de apresentar as alternativas mais adequadas ao seu perfil e objetivos, além de esclarecer dúvidas para você tomar decisões mais embasadas.

Neste conteúdo, você aprendeu sobre a análise fundamentalista e como ela pode ajudar no momento de investir em ações. Então, se você tiver interesse em se expor ao mercado acionário, considere utilizá-la para orientar suas escolhas.

Este conteúdo foi útil para a sua jornada no mercado? Aproveite para compartilhá-lo nas suas redes para mais pessoas conhecerem a análise fundamentalista!

Diagnóstico financeiro gratuito!

Informações exclusivas por e-mail:

Baixe seu e-book

Investir com direção é muito mais seguro

Preencha o formulário para conversar com um assessor de investimentos:

Confira outros artigos

Fale com um assessor de investimentos