Variação do dólar: como ela pode afetar sua carteira de investimentos?

A variação do dólar é um movimento que precisa ser acompanhado pelos investidores. Como ela traz consequências para toda a economia brasileira e a vida dos brasileiros, essa oscilação pode afetar a carteira de investimentos.

Mesmo quem não lida com o dólar diretamente sente os impactos da variação dessa moeda. Portanto, ficar atento aos movimentos e entender como eles afetam os investimentos traz mais segurança e ajuda a tomar decisões mais adequadas.

A seguir, entenda como a variação do dólar pode afetar sua carteira de investimentos!

Por que acontecem variações no dólar?

As variações no preço do dólar acontecem por conta da oferta e demanda. Quanto maior é a disponibilidade dessa moeda no nosso país, menor tende a ser a sua cotação. O contrário também ocorre: quando a demanda é maior do que a oferta, o preço sobe.

Isso ocorre porque o Brasil adota o sistema de câmbio flutuante. Ou seja, a relação entre o real e outras moedas é de movimentação livre e o Governo não interfere ou trava os preços de forma artificial.

Quais fatores levam à variação da moeda?

Como você viu, as variações do dólar ocorrem por conta da oferta e demanda. Então é importante saber o que afeta essa alta de procura ou de oferta para conseguir compreender os movimentos do dólar.

Na verdade, existem inúmeros fatores que influenciam essa relação entre oferta e demanda. Um deles diz respeito à importação de produtos internacionais.

Quando há uma alta na compra de produtos internacionais, as empresas brasileiras precisam pagar os fornecedores em dólar. Logo, essa moeda é enviada para fora do país, diminuindo a sua oferta interna e levando ao aumento do câmbio.

A taxa de juros brasileira — chamada Selic — também pode influenciar o câmbio com o dólar. Quando ela está alta, investidores estrangeiros podem alocar seus recursos em títulos brasileiros, o que tende a aumentar a oferta de dólar no país e diminuir a sua cotação.

Por fim, vale destacar o papel do Governo no câmbio. Apesar de não interferir diretamente, o Tesouro Nacional e o Banco Central podem adotar medidas para controlar o câmbio de forma indireta.

Isso acontece por meio da compra ou venda da moeda estrangeira em grande escala, trazendo uma alta da oferta ou da demanda sistemática.

Quais os impactos da variação do dólar nos investimentos?

A variação do dólar pode impactar a sua carteira de investimentos de diversas formas. Uma questão a considerar é que essa moeda costuma ter uma correlação negativa com a bolsa de valores brasileira. Ou seja, enquanto um está em alta, outro está em baixa.

Isso acontece por conta da oferta e demanda de investidores estrangeiros. Um movimento de queda na bolsa pode afastar investidores estrangeiros do Brasil. Nessa situação, a oferta de dólar diminui, aumentando o seu câmbio.

Quando o dólar está com o câmbio alto, empresas exportadoras tendem a ter mais lucro. Isso pode aumentar o preço de suas ações, se elas estiverem listadas na bolsa de valores.

Ainda, nos cenários em que o dólar está com uma cotação mais baixa devido à alta da taxa de juros do Brasil, a renda fixa pode se tornar mais atrativa. Como ela tende a oferecer menos riscos, vale a pena verificar se o investimento faz sentido.

Entendeu como a variação do dólar pode afetar a sua carteira de investimentos? Como você percebeu, a moeda dos Estados Unidos traz reflexos na economia brasileira, então é importante acompanhar esse cenário para tomar decisões mais adequadas.

Gostou deste conteúdo? Então se inscreva na nossa newsletter para receber outros artigos!

André Barbirato

Formado em marketing, encontrou no mercado financeiro sua verdadeira vocação. Possui certificação ANCORD e mais de 10 anos de experiência no mercado de capitais. Atualmente é head de sales B2B e B2C em renda variável em um banco de investimentos. É também o criador do blog Eu Posso Investir!?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *