Bookbuilding: o que é e como funciona na bolsa de valores?

Diagnóstico financeiro gratuito!

O preço de ativos no mercado financeiro, como ações, é influenciado por diversas variáveis, em especial a lei da oferta e da demanda na renda variável. Mas, para o caso de ativos que ainda não estão em negociação, acontece o processo de bookbuilding.

Ele representa uma etapa importante na precificação de ativos na bolsa de valores, principalmente para empresas que farão uma oferta pública inicial (IPO, em inglês). O objetivo é encontrar um equilíbrio entre o momento do mercado e os objetivos da companhia.

Quer entender melhor sobre esse assunto? Neste artigo, você saberá o que é bookbuilding, como esse processo funciona na bolsa e qual a importância dele.

Acompanhe!

O que é bookbuilding?

A bolsa de valores (a B3, no Brasil) é um ambiente de negociações marcado pela volatilidade. Constantemente, ações, cotas de fundos de investimento e outros ativos variam a sua cotação.

Isso acontece por diversos fatores, desde os resultados da empresa ou do fundo até o momento econômico geral. Assim, conforme o interesse de investidores e especuladores por determinados ativos muda, o preço oscila pela oferta e demanda.

Contudo, para ativos que não estão em negociação, há uma lógica diferente — já que não há uma referência para a cotação. O bookbuilding é justamente o processo de precificação de ativos que serão lançados no mercado de investimentos. 

Também conhecido como construção do book de ofertas, ele é usado para identificar a demanda potencial em torno de um ativo. A partir dessas informações, é possível ter uma base para o preço da alternativa.

Para entender melhor, imagine que uma empresa fará sua abertura de capital na bolsa. Uma das etapas do processo é fazer pesquisas de interesse no mercado para entender qual preço os investidores acreditam ser justo para suas ações.

A partir dos dados, a empresa terá um intervalo de preços para o lançamento. Apesar de ser mais comum com ações, o bookbuilding acontece com outros ativos disponibilizados na bolsa — como cotas de fundos imobiliários (FIIs) — e até títulos de renda fixa, como debêntures. 

No passado, quando existia a necessidade de ser realizada fisicamente, a construção do book de ofertas podia levar um tempo considerável. Atualmente, com as ferramentas tecnológicas, é possível concluir todo o processo entre 7 e 10 dias.

Como funciona o processo de bookbuilding?

Como você viu, o processo de bookbuilding funciona como uma pesquisa de mercado, sendo usual para ofertas públicas na bolsa de valores — tanto primárias quanto secundárias. 

A seguir, veja mais detalhes do funcionamento do book de ofertas!

Anúncio da oferta

O bookbuilding começa com o anúncio da oferta. A empresa com interesse em abrir seu capital, por exemplo, faz a divulgação do seu intuito de fazer a oferta pública inicial e apresenta os principais detalhes ao mercado, como sua realidade, projetos etc. 

Avaliação da demanda com investidores institucionais

Com a oferta desenhada, as empresas dão início ao seu roadshow, que é uma apresentação para investidores institucionais, como fundos de investimento. O objetivo é avaliar se eles percebem potencial na ação e quanto pagariam por ela, por exemplo. 

Estabelecimento do intervalo para a precificação

Após anunciar a oferta para o mercado financeiro, a empresa dá início ao processo para definir o intervalo de preço. Na prática, isso significa que é preciso determinar a cotação mínima (piso) e a máxima (teto) para o ativo.

Realização de pesquisa geral no mercado

Quando o intervalo de preço é determinado e a consulta a investidores institucionais é realizada, chega o momento de entender a relevância dessas ações para os investidores de varejo. Ou seja, a consulta é feita a pessoas físicas e demais participantes do mercado. 

Para o momento da oferta, só poderão participar aqueles investidores que estiverem de acordo com o intervalo de preço proposto e confirmarem o intuito de comprar os ativos na oferta. Quanto maior for esse interesse, mais alta tende a ser a cotação.

Definição da precificação

A etapa final do bookbuilding é a precificação do ativo que será ofertado no mercado financeiro. Ao final da análise, a empresa entenderá a viabilidade de lançar ou não essas ações na bolsa de valores.

Após os resultados encontrados no bookbuilding, o coordenador da oferta e a empresa definem em conjunto o preço mais justo para as ações. A partir disso, cria-se o book de ofertas para os investidores que tenham interesse em reservar os ativos. 

Nesse cenário, se a quantidade de ações não atender ao número demandado pelos investidores, acontecerá o rateio sobre o total disponível. Então, caso as reservas sejam maiores do que o número ofertado de ações, os interessados só poderão adquirir uma porcentagem do total. 

Qual é a importância para o mercado financeiro e o investidor?

Chegando até aqui, você entendeu que o bookbuilding tem um papel importante para o processo de precificação de ações e outros ativos no mercado financeiro. Para as empresas que lançam papéis na bolsa, por exemplo, ele contribui com a captação de recursos de forma mais estratégica.

A razão é que, ao abrir o capital e negociar as ações pela primeira vez na bolsa, o dinheiro que os investidores usarem para comprar os ativos é destinado diretamente ao caixa da companhia. Portanto, ele poderá ser usado no planejamento estratégico da empresa.

Com o bookbuilding, a companhia consegue definir uma precificação justa pensando nesse processo. Se as ações forem negociadas por um preço abaixo do esperado, os recursos obtidos poderiam ficar aquém das expectativas. Já se a precificação for exagerada, é possível haver menos interesse do mercado. 

Além disso, como o bookbuilding apresenta as ações antes mesmo de elas serem disponibilizadas na bolsa, ele tende a gerar um interesse por parte dos investidores em torno da empresa. Logo, a companhia pode equilibrar suas necessidades com o momento do mercado.

Para os investidores, um ponto positivo no envolvimento no processo de bookbuilding é facilitar a tomada de decisões. Afinal, eles poderão ter dados importantes sobre a empresa que abrirá capital e a percepção do mercado em torno dela.  

Ao longo deste conteúdo, você compreendeu a importância e o impacto que o bookbuilding representa para o mercado financeiro. Por conta disso, os investidores devem ficar atentos para o surgimento de oportunidades geradas por esse processo. 

Para entender como identificar oportunidades interessantes, você pode buscar contar com suporte profissional. Entre em contato com os assessores da Elo Forte e tire todas as suas dúvidas!

Diagnóstico financeiro gratuito!

Informações exclusivas por e-mail:

Baixe seu e-book

Investir com direção é muito mais seguro

Preencha o formulário para conversar com um assessor de investimentos:

Confira outros artigos

Converse com um assessor de investimentos:

Abra sua conta e tenha assessoria do time da Elo Forte para os seus investimentos. Preencha os dados abaixo e siga as orientações!

Abra sua conta e tenha assessoria do time da Elo Forte para os seus investimentos. Preencha os dados abaixo e siga as orientações!