Quais são as principais certificações do mercado financeiro? Confira!

Quem está começando a jornada de investimentos precisa contar com bons profissionais para ter suporte no momento de realizar aportes. Por essa razão, quem atua na área deve ter certificações do mercado financeiro que atestem as suas capacidades.

Diversas atividades dos agentes ligados aos investimentos são exclusivas para determinadas certificações. Portanto, avaliar se o profissional é certificado para a função é fundamental para sua segurança. Além disso, você pode se interessar em seguir uma dessas carreiras.

Neste conteúdo, você entenderá o que são as certificações do mercado financeiro e quais são os principais exemplos. Não perca!

O que são as certificações do mercado financeiro e para que servem?

Antes de conhecer as principais certificações do mercado financeiro, você precisa saber o que elas são e para que servem. Nesse sentido, os certificados são atestados de capacidade para os agentes do mercado exercerem suas funções.

Cada ramo de atuação e atividade precisa de uma certificação diferente, sendo divididas conforme a complexidade e a necessidade de conhecimentos. Assim, para obter um certificado, o profissional precisa passar por uma prova.

O exame possui questões objetivas ou discursivas, de acordo com um conteúdo programático. Então ela visa determinar se o candidato realmente possui os conhecimentos necessários para exercer a função desejada.

Logo, a principal finalidade das certificações do mercado financeiro é profissionalizar e promover uma excelência de serviços, principalmente em relação aos investimentos. Afinal, ajudar outras pessoas com as suas finanças é muito delicado e envolve diversos pontos de atenção.

Tenha em mente que aspecto financeiro é um assunto que influencia a qualidade de vida, a realização de objetivos e outros fatores. Desse modo, é esperado que os profissionais relacionados aos investimentos tenham conhecimento técnico sobre o mercado financeiro, passando confiança.

Por isso, as certificações são uma maneira de garantir uma atuação responsável por meio de profissionais capacitados. Como resultado, o suporte, as indicações e a gestão de carteiras e investimentos é realizada por indivíduos qualificados e certificados por instituições competentes.

Quais são as principais certificações do mercado?

Depois de saber o que são as certificações do mercado financeiro e sua importância, você deve conhecer as principais. Como cada uma delas representa uma forma de atuação e determina conhecimentos técnicos diversos, é preciso diferenciá-las.

Dessa forma, caso você precise de ajuda com os investimentos, saberá a quem recorrer para cada função. Ademais, se você deseja se tornar um profissional certificado, poderá entender melhor a finalidade de cada uma das certificações.

Confira!

CPA-10

Uma certificação do mercado financeiro é a CPA-10, sigla para Certificação Profissional ANBIMA — Série 10. A ANBIMA é a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, um órgão autorregulador do mercado.

A associação é formada por diversas instituições e agentes do mercado de capitais. Logo, a ANBIMA não tem vinculação a entidades governamentais, servindo como uma forma de organização da atuação das instituições.

Nesse contexto, a CPA-10 é uma certificação da associação que visa capacitar os indivíduos que atuam na distribuição de produtos de investimento em plataformas de bancos de investimento. Desse modo, ela é destinada para diversos interessados.

Entre eles, estão profissionais contratados de instituições financeiras e até mesmo estudantes ou outras pessoas que desejam se certificar para começar a trabalhar nessas empresas. Portanto, a CPA-10 certifica conhecimentos sobre a área financeira de forma mais básica.

A prova para conquistá-la possui 50 questões, e o candidato precisa resolvê-las em até 2 horas. Para ser aprovado, é preciso um mínimo de 70% de acertos. Ainda, o certificado tem validade de 5 anos para profissionais de instituições associadas. Já para os não empregados, a validade é de 3 anos.

CPA-20

A CPA-20 (Certificação Profissional ANBIMA — Série 20) é outra certificação da associação. Contudo, ela é voltada para serviços mais específicos, que lidam com investimentos mais complexos ou que exigem mais capital.

Dessa maneira, os profissionais com essa certificação podem atuar na indicação e suporte em investimentos para investidores, como:

  • varejo com alta renda;
  • clientes private e corporate;
  • institucionais de agências bancárias;
  • institucionais de plataformas de atendimento.

Então a CPA-20 funciona como um passo adiante ao CPA-10, exigindo conhecimentos mais aprofundados sobre investimentos para pessoas de mais alta renda. Para ser aprovado, o candidato precisa acertar, pelo menos, 70% das 60 questões da prova, com duração máxima de 2 horas e meia.

CEA

Outra certificação importante e fornecida pela ANBIMA é a CEA (Certificação ANBIMA de Especialistas em Investimentos). Ela tem a função de habilitar os interessados para se tornarem especialistas em investimentos.

Com o título, os profissionais podem recomendar investimentos para seus clientes — que podem ser de diversas faixas de renda e segmentos. Além disso, os especialistas CEA assessoram os gerentes de contas.

Dessa forma, existem funções específicas do mercado de investimentos que só podem ser praticadas por quem tem o CEA. Assim, o profissional tem mais responsabilidades e, consequentemente, maior exigência técnica.

A prova para essa certificação contém 70 questões, sobre assuntos que vão desde o Sistema Financeiro Nacional até a gestão de carteiras e riscos. É permitida a utilização de calculadora financeira, sendo exigido um mínimo de 70% de acertos.

CGA

Também é preciso conhecer a Certificação de Gestores ANBIMA (CGA). Ela habilita os profissionais do mercado financeiro para atuarem como gestores de fundos de renda fixa, multimercado, ações, de índice e cambiais.

Logo, o gestor profissional dos fundos precisa ter a certificação CGA para atuar no cargo. Mais um ponto é que, por serem responsáveis pela negociação de ativos e títulos das carteiras coletivas, os gestores são fiscalizados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A prova CGA é composta por 45 questões, que focam em temas como gestão de carteiras, investimento no exterior, gestão de risco e avaliação de desempenho. Desse modo, o profissional garante a capacidade técnica para exercer a função de gestor.

Certificação Ancord

A Ancord é a Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários. A entidade de classe representa as diversas instituições e seus profissionais que compõem o mercado de investimentos.

Então a certificação Ancord é um requisito da Comissão de Valores Mobiliários para a atuação de profissionais como assessores de investimentos. O exame referente a essa certificação é aplicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), conhecida por organizar concursos públicos. A prova é composta por 80 questões objetivas, com um conteúdo divulgado pela Ancord.

Agora você conhece as principais certificações do mercado financeiro e já pode avaliar se os profissionais com quem você se relaciona possuem esses certificados. Ademais, é possível realizar as provas, caso deseje trabalhar na área.

Quer aumentar os seus conhecimentos sobre o mercado financeiro? Aproveite e assine nossa newsletter para receber conteúdos automaticamente!

Equipe ABContent

ABContent é uma empresa de produção de conteúdo especializado em finanças e investimentos, negócios, empreendedorismo e lifestyle. Cuidamos do seu conteúdo para você cuidar melhor do seu negócio! Visite o site: https://blog.abcontent.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *