Quando o assunto é investir no exterior, escolher grandes mercados já consolidados é apenas um dos caminhos possíveis. Outra opção envolve se expor a mercados emergentes — ou seja, países em desenvolvimento com potencial de crescimento significativo.
Dessa forma, você pode participar do crescimento dessas nações ou setores em expansão com uma abordagem estratégica. Para tanto, é preciso ter um plano de investimento internacional que faça sentido para o seu perfil de investidor e os seus objetivos financeiros.
Quer saber mais? Confira este artigo para entender como identificar ativos ligados a mercados emergentes e saiba como investir neles!
Por que investir em mercados emergentes?
Investir em mercados emergentes atrai a preferência de determinados investidores devido ao seu potencial de valorização e de diversificação do portfólio. Países com essa classificação geralmente oferecem oportunidades de crescimento superiores às dos mercados desenvolvidos.
A razão é que nações emergentes ainda têm ativos que não atingiram os níveis de valorização dos mercados maduros. Além disso, investir fora dos grandes mercados permite que os investidores reduzam a exposição a riscos concentrados em uma única região.
Essa diversificação ajuda a suavizar a volatilidade da carteira e a mitigar possíveis perdas. A escolha também revela oportunidades em setores com potencial de retorno. Por exemplo, se um país emergente se destaca em energia renovável, investir nele pode proporcionar ganhos.
No entanto, considere critérios adequados para acessar os mercados emergentes em seus investimentos. Afinal, existem diferentes formas de fazer isso — cada uma delas com os seus mecanismos, riscos e potenciais de retorno.
Como identificar ativos de mercados emergentes com potencial?
Como você viu até aqui, o investimento em mercados emergentes pode proporcionar benefícios para os investidores. Porém, é preciso saber como identificar oportunidades em relação aos ativos mais adequados aos seus objetivos.
A seguir, conheça os critérios que você deve analisar para identificar ativos de mercados emergentes com potencial de retorno!
Crescimento econômico
O primeiro passo para identificar ativos promissores é observar o crescimento econômico dos países emergentes. Aqueles que passam por uma expansão rápida do PIB (Produto Interno Bruto) geralmente têm economias em ascensão.
Elas são impulsionadas por fatores como aumento da população e urbanização. As características podem proporcionar um ambiente favorável a novos investimentos e oportunidades de desenvolvimento.
Estabilidade política
Outro fator fundamental é a estabilidade política do país em que você pretende investir. A razão é que mercados emergentes com Governos estáveis e políticas econômicas mais previsíveis podem ajudar a reduzir os riscos para investidores estrangeiros.
Ademais, avalie a situação macroeconômica, considerando a inflação e a dívida pública. Por exemplo, países com baixos níveis inflacionários e uma dívida pública controlada são menos propensos a enfrentar crises econômicas graves.
Oportunidades de setores específicos
Identificar setores que lideram em inovação e têm vantagens competitivas também é essencial. Optar por segmentos que se beneficiam de tendências demográficas e mudanças de mercado traz a chance de resultar em oportunidades para investidores.
Aqui, faça análises cuidadosas e periódicas. Você pode observar tendências de consumo e outros indicadores para descobrir ativos com potencial de retorno.
Inovação e adoção tecnológica
Mercados emergentes que estão investindo em pesquisa e desenvolvimento tendem a oferecer oportunidades de crescimento. Afinal, empresas nesses setores têm mais chances de criar soluções inovadoras e disruptivas, podendo ganhar destaque no mercado global.
Além disso, países que facilitam a implementação de novas tecnologias em sua economia local costumam acelerar o crescimento de empresas tecnológicas. Então vale a pena acompanhar quais regiões costumam se beneficiar desse tipo de política.
Quais as principais estratégias para investir em mercados emergentes?
Agora que você sabe como identificar oportunidades em mercados emergentes, resta entender quais investimentos fazem mais sentido para aproveitá-las.
A seguir, veja as principais alternativas para investir em mercados emergentes!
ETFs
Os ETFs (exchange traded funds) são fundos negociados na bolsa de valores que geralmente acompanham o desempenho de um índice. Optar por aqueles atrelados a ativos de economias emergentes permite que você se exponha aos resultados dessas nações em crescimento.
Aqui, existem dois caminhos principais. O primeiro é o investimento em ETFs diretamente em bolsas internacionais.
Você também pode optar por fundos de índice na bolsa brasileira que acompanhem indicadores ligados a esses mercados.
Ações de empresas
Investir em ações de empresas localizadas em mercados emergentes é outra opção para quem busca aproveitar o crescimento de setores específicos. Nesses países, muitas dessas companhias estão em rápida expansão, principalmente nas áreas de tecnologia e consumo.
Assim como no caso dos ETFs, você tem a opção de investir diretamente em bolsas estrangeiras. Há também a possibilidade de escolher american depositary receipts (ADRs), que são certificados lastreados em ativos estrangeiros e são negociados na bolsa americana.
Quem prefere investir em ações de mercados emergentes na bolsa de valores brasileira pode procurar brazilian depositary receipts (BDRs) de ações de mercados emergentes.
Fundos de renda fixa
Fundos de renda fixa que investem em títulos emitidos por Governos ou empresas de mercados emergentes são mais uma alternativa a ser considerada. Vale destacar que muitas dessas nações pagam juros mais altos para atrair investidores.
O motivo é a maior exposição ao risco de crédito que eles tendem a oferecer, já que a capacidade de pagamento dos emissores pode variar, dependendo das condições políticas e econômicas da nação. Então vale a pena pesquisar bem antes de tomar uma decisão.
Agora você conhece as diferentes formas de identificar e investir em mercados emergentes para aproveitar as suas oportunidades de crescimento. Lembre-se de que, antes de começar, qualquer decisão nesse sentido deve estar alinhada aos seus objetivos e perfil de investimentos.
Quer se aprofundar no assunto e incluir ativos estrangeiros em seu portfólio? Veja quais são as principais alternativas para investir no exterior!