Venda a descoberto: o que é, como funciona e como operar?

Receba um diagnóstico personalizado dos seus investimentos e potencialize sua carteira!

Quem não tem muito conhecimento sobre o mercado financeiro pode ter dificuldades para entender o que é a venda a descoberto. Afinal, esse é um tipo de negociação que foge do padrão e dificilmente acontece fora do ambiente de bolsa de valores.

A forma tradicional de operar no mercado se dá por meio da compra de um ativo. A lógica dessa operação é aguardar a sua valorização, visando vendê-lo por um preço mais caro. Porém, a venda descoberta traz uma alternativa para buscar resultados positivos quando há queda na bolsa de valores. 

Quer saber como isso é feito? Então prossiga com a leitura deste post e veja o que é a venda a descoberto, como funciona e como realizá-la.

Não perca!

O que é a venda a descoberto?

A venda a descoberto é uma estratégia que consiste em vender um ativo que você ainda não possui em carteira. Embora a operação pareça difícil, a bolsa de valores permite a sua realização — desde que o vendedor cumpra determinados requisitos.

Também conhecida como short selling, em inglês, a estratégia visa aproveitar os períodos de queda do mercado para obter lucros. Ou seja, trata-se de um comportamento oposto ao de muitos investidores, pois o objetivo é ganhar com a desvalorização de um ativo.

Como as operações são de curto ou curtíssimo prazo, a venda descoberta é considerada uma estratégia de especulação. Afinal, ainda que o mercado entre em ciclos de baixa, eles não costumam ser duradouros, considerando que a tendência de muitos ativos é a valorização no longo prazo.

Por conta disso, a venda a descoberto apresenta um risco que não pode ser ignorado. A razão é que os prejuízos tendem a ser potencializados, uma vez que se o ativo ingressar em uma tendência de alta, não há limites para a sua valorização.

Como a venda a descoberto funciona?

Após conhecer o conceito da venda a descoberto, você deve estar curioso a respeito do seu funcionamento. Na prática, existem dois principais meios de fazer esse tipo de venda — e ambos se assemelham a um empréstimo.

Em operações de day trade, o interessado pode se valer de um tipo de empréstimo com sua corretora de valores. Normalmente, elas permitem que seus clientes operem alavancados, ou seja, com uma quantia financeira maior do que possuem em conta.

Como a operação é aberta e encerrada no mesmo dia, o trader não precisa dispor de todo o capital que seria necessário para fazê-la. Basta ele ter uma quantia mínima (margem), exigida pela corretora como garantia contra eventuais prejuízos.

A outra hipótese se dá com o aluguel do ativo. Se você quiser carregar a posição vendida por mais tempo, terá que alugar o ativo que planeja vender. Com isso, você realiza a venda dos ativos alugados e, após atingir seus objetivos, faz a recompra para devolvê-los ao dono.

Então é necessário usar os ativos de outro investidor para conseguir fazer a venda a descoberto — e você deverá devolvê-los ao final. Ademais, o aluguel envolve o pagamento de um valor predeterminado pelo tempo que durar a locação.

Qual a diferença entre venda coberta e descoberta?

Ao estudar estratégias operacionais na bolsa de valores, você pode se deparar com a chamada venda coberta de opções e ter dúvidas sobre as diferenças em relação à venda a descoberto. Uma delas diz respeito aos mercados em que cada uma é realizada.

A venda a descoberto é feita no mercado à vista, no qual se negociam ativos e, após a conclusão do negócio, a liquidação acontece em poucos dias. Já a venda coberta é realizada no mercado de opções.

Nele, são negociados os contratos de opções que representam o direito de compra (call) ou venda (put) de um ativo em data futura, por um preço determinado. Eles são considerados derivativos, por estarem atrelados ao ativo principal.

A estratégia de venda coberta é utilizada por quem detém o ativo em carteira e deseja rentabilizá-lo. Portanto, o interessado pode vender uma call (atrelada ao seu ativo) para uma data futura a um preço fechado. Dessa forma, ele recebe o prêmio da venda — uma espécie de sinal da negociação.

Na data de vencimento do contrato, se o titular (tomador) que comprou a opção decidir exercê-la, o vendedor (lançador) será obrigado a entregar os seus ativos pelo preço combinado. Caso não haja exercício, a opção deixará de existir e o lançador ficará com prêmio.

Nesse caso, diz-se que a venda é coberta porque o vendedor da call geralmente possui o ativo em carteira. Se ele for exercido, basta entregá-lo pelo preço negociado, sem a necessidade de adquiri-lo ou alugá-lo no mercado.

Como operar a venda a descoberto?

Sabendo as diferenças entre a venda coberta e a venda a descoberto, é importante conferir como fazê-la. Se você deseja efetuar operações de venda a descoberto, comece revisitando o seu perfil de investidor e objetivos financeiros.

Afinal, a estratégia deve estar alinhada às suas características e tolerância ao risco. Lembre-se de que os prejuízos podem ser ilimitados, já que um ativo pode ficar cada vez mais caro. Vale entender bem a operação e evitar o chamado efeito Dunning Kruger.

Caso você esteja operando com ativos alugados, os prejuízos podem ser maiores se a operação não tiver sucesso. O motivo é que, além das perdas com a valorização do papel, é preciso arcar com custos do aluguel.

Quando analisar as estratégias e decidir fazer as operações, é necessário abrir conta em uma corretora de valores de sua confiança. Elas atuam como intermediárias das negociações dos ativos, derivativos e no aluguel de ativos.

Além disso, as instituições financeiras oferecem o home broker — a plataforma de negociação na bolsa de valores. Ao acessá-lo, você poderá realizar a venda a descoberto conforme as suas estratégias e planejamento.

Por fim, considere o suporte de uma assessoria de investimentos para apoiar as suas decisões no mercado financeiro. Com expertise e atenção personalizada às suas necessidades, esses profissionais contribuem para que você tenha mais confiança para operar na bolsa de valores.

Após aprender o que é venda a descoberto, você conhece mais uma estratégia para aprimorar as suas operações na bolsa de valores. No entanto, não deixe de considerar o seu perfil de investidor e objetivos antes de montar uma operação nesse sentido.

Você deseja ter suporte de uma assessoria de investimentos? Entre em contato e conheça a Elo Forte, parceira do portal e vinculada à XP Investimentos!

Receba um diagnóstico personalizado dos seus investimentos e potencialize sua carteira!

Informações exclusivas por e-mail:

Baixe seu e-book

Investir com direção é muito mais seguro

Preencha o formulário para conversar com nosso time de especialistas:

Confira outros artigos

Converse com nosso time de especialistas:

Abra sua conta e tenha assessoria do time da Elo Forte para os seus investimentos. Preencha os dados abaixo e siga as orientações!

Abra sua conta e tenha assessoria do time da Elo Forte para os seus investimentos. Preencha os dados abaixo e siga as orientações!