Efeito Dunning Kruger: o que é e como evitar

Tomar boas decisões no mercado financeiro, especialmente com os ativos de renda variável, requer que o investidor entenda os investimentos e identifique as oportunidades e os riscos envolvidos. Ao não seguir esses passos, há mais chances de encarar o efeito Dunning Kruger.

Apesar de o nome causar estranhamento em um primeiro momento, essa situação pode estar presente em diversos cenários do seu cotidiano — não apenas nos investimentos. Desse modo, é fundamental compreender o que é esse efeito para impedir que ele aja sobre suas decisões.

A seguir, confira o que é o efeito Dunning Kruger e entenda como ele pode impactar sua estratégia de investimentos!

O que é o efeito Dunning Kruger?

Não é raro encontrar pessoas com excesso de confiança e que se posicionam como especialistas em determinados assuntos. Essas duas características, inclusive, podem ser positivas para melhorar a autoestima e forma como cada um se apresenta.

No entanto, superestimar os próprios conhecimentos também pode ser um fator de risco. A postura pode levar uma pessoa a não se atualizar sobre determinado assunto ou tomar decisões equivocadas sobre o tema.

Essa situação, que é um viés comportamental, é chamada de efeito Dunning Kruger. O nome deriva do estudo dos pesquisadores e psicólogos norte-americanos David Alan Dunning e Justin Kruger.

Eles chegaram a essa conclusão fazendo questionários gerais com os alunos. Após a aplicação de um teste, os participantes deviam responder o quão bem acreditavam que tinha se saído. No resultado, Dunning e Kruger perceberam que as pessoas mais confiantes tiveram desempenho pior.

Qual o impacto desse efeito sobre os investimentos?

As consequências do efeito Dunning Kruger podem ser bastante danosas sobre os seus investimentos no mercado financeiro — em especial aqueles feitos na renda variável. Isso acontece porque você pode se expor a mais riscos ou tomar decisões equivocadas.

Como você viu, o efeito Dunning Kruger costuma ter relação com uma confiança excessiva em torno das próprias habilidades. Portanto, um investidor que lida com esse viés comportamental pode superestimar a sua capacidade de ler o mercado ao movimentar o dinheiro.

Por exemplo, em vez de fazer boas análises fundamentalistas de ações, o investidor faz um estudo superficial e acredita que já identificou tudo o que é importante sobre determinada empresa. Outro cenário comum é quando ele deixa de ouvir outras opiniões por acreditar que sabe mais que os demais.

Esse tipo de situação pode levá-lo a investir em alternativas que não são adequadas ou estão alinhadas com seu perfil de risco e objetivos financeiros. Consequentemente, aumentam as chances de o investidor ter resultados frustrantes e até perdas.

Como evitar o efeito Dunning Kruger?

Para evitar a ação do efeito Dunning Kruger em seus investimentos, é fundamental se dedicar constantemente a aprender e se atualizar sobre o mercado. Diante das mudanças e novas tendências que surgem, é fundamental acompanhar as novidades.

Também pode ser interessante ter um tipo de checklist para orientar sua análise antes de tomar decisões de investimentos. A partir dele, você diminui as chances de fazer escolhas por impulso ou com excesso de confiança.

Finalmente, é importante se manter cético e desconfiar de movimentações que pareçam óbvias. Analisar o mercado, entender as projeções econômicas e conhecer bem os ativos será fundamental para fazer investimentos estratégicos.

Ao longo deste conteúdo, você aprendeu o que é o efeito Dunning Kruger e viu que ele pode ter impactos significativos em seus investimentos. Portanto, é necessário se manter alerta para evitar a incidência e suas possíveis consequências.

Quer entender como tomar melhores decisões para sua estratégia? Veja como escolher entre ações ordinárias e preferenciais!

André Barbirato

Formado em marketing, encontrou no mercado financeiro sua verdadeira vocação. Possui certificação ANCORD e mais de 10 anos de experiência no mercado de capitais. Atualmente é head de sales B2B e B2C em renda variável em um banco de investimentos. É também o criador do blog Eu Posso Investir!?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *