O que fazer com 3 milhões de reais? Aprenda a investir essa quantia!

Diagnóstico financeiro gratuito!

Você tem 3 milhões de reais, mas não sabe o que fazer com essa quantia? Um dos principais caminhos para utilizar esse montante é investi-lo no mercado financeiro. Dessa forma, você tem a possibilidade de aumentar o capital e, até mesmo, receber uma renda passiva regular.

Mas onde investir esses 3 milhões de reais? Com tantas possibilidades disponíveis, pode ser difícil fazer uma escolha. Além disso, é válido ressaltar que, para realizar qualquer aporte, você deve considerar o seu perfil de investidor, assim como os seus objetivos financeiros.

Precisa de ajuda para tomar uma decisão? Confira, ao longo deste artigo, onde e como investir 3 milhões de reais!

Onde investir 3 milhões de reais?

Para saber o que fazer com seus 3 milhões de reais, vale a pena conhecer as alternativas de investimento em renda fixa e na renda variável. A escolha dependerá do seu nível de tolerância a riscos. 

Por esse motivo, o primeiro ponto é considerar o seu perfil de investidor — se é conservador, moderado ou arrojado. Também é preciso pensar nas metas que você deseja alcançar ao investir esse dinheiro. 

O foco é aumentar o seu capital? Receber uma renda passiva? Observar esses aspectos ajudará a tomar decisões mais adequadas na hora de selecionar investimentos. 

Com base nisso, confira algumas das principais alternativas disponíveis no mercado financeiro para você investir 3 milhões de reais!

Títulos de renda fixa

A renda fixa é uma classe caracterizada por oferecer mais segurança e previsibilidade quanto aos retornos dos investimentos. Logo, se você não quiser correr muitos riscos ao investir 3 milhões, considere-a para fazer os seus aportes.

Nessa classe, você pode investir, por exemplo, em títulos do Tesouro Direto — como o Selic, Prefixado, IPCA+ ou RendA+ — ou fazer aportes em aplicações, como:

  • CDB (certificado de depósito bancário);
  • LCI (letra de crédito imobiliário);
  • LCA (letra de crédito do agronegócio);
  • CRI (certificado de recebíveis imobiliários);
  • CRA (certificado de recebíveis do agronegócio);
  • Debêntures.

Esses investimentos funcionam como um empréstimo. Na prática, ao investir neles, você estará disponibilizando o seu capital ao emissor. Em troca, você recebe juros sobre a quantia aportada.

Por serem investimentos mais previsíveis, vale mencionar que a rentabilidade deles é limitada. A razão está na relação entre risco e retorno — quanto mais altos os riscos, maior costuma ser o potencial de retorno. 

Ações

Quando o assunto é renda variável, um dos investimentos mais populares são as ações. Ao investir nelas, você se torna sócio de empresas que estão na bolsa de valores e pode aproveitar os resultados obtidos.

Inclusive, há diferentes formas de obter lucros. Por exemplo, há chances de ter ganhos por meio da valorização do preço de seus papéis na bolsa, vendendo as ações por uma cotação superior ao montante pago na compra.

Também há a possibilidade de as companhias distribuírem proventos, como dividendos, JCPs (juros sobre capital próprio) e bonificações.

É válido destacar que o potencial de ganhos com ações é mais elevado em comparação aos títulos de renda fixa. Apesar disso, é importante lembrar que esse ativo faz parte da renda variável, o que significa que ele é mais arriscado — e seu retorno não é garantido.

Portanto, na hora de decidir o que fazer com seus 3 milhões de reais, analise se o investimento em ações condiz com seu nível de aversão a riscos para não tomar decisões precipitadas.

FIIs

Outra modalidade de investimento para a qual você pode destinar os seus milhões são os FIIs (fundos imobiliários). Eles também fazem parte da renda variável, então não há garantia de retorno.

Como o próprio nome indica, esse fundo está ligado ao setor de imóveis, podendo investir em imóveis físicos, títulos do segmento imobiliário e cotas de outros fundos.

Uma de suas principais características é a possibilidade de distribuição regular de dividendos. Desse modo, se você deseja receber uma renda passiva de seus investimentos, os FIIs podem ser uma alternativa. 

Ainda, há mais alternativas que podem ser encontradas no mercado nacional, como fundos multimercados, fundos cambiais, BDRs (brazilian depositary receipts) e outros. 

Investimentos no exterior

Mais uma opção para destinar os seus 3 milhões de reais são os investimentos no exterior. Você pode fazer ao abrir uma conta global, que dê acesso ao mercado externo. Nele, há diferentes possibilidades, como:

  • Bonds (títulos de renda fixa);
  • Ações estrangeiras;
  • REITs (real estate investment trusts), ligados ao mercado imobiliário americano;
  • ETFs (exchange traded funds), também conhecidos como fundos de índice. 

Quanto rendem 3 milhões de reais?

Como você viu, existem diferentes possibilidades no mercado financeiro para investir 3 milhões de reais. Mas quanto rende essa quantia? A resposta dependerá do retorno que você conseguirá com o seu portfólio. 

Veja dois exemplos, que desconsideram taxas e o efeito dos juros compostos:

  • se você conseguir um rendimento médio anual de 7,2%, o seu dinheiro renderá 216 mil reais brutos, ou seja, sem desconto de impostos e taxas — uma média de 18 mil por mês;
  • já se você obtiver um rendimento médio anual um pouco maior, de 10%, os seus 3 milhões renderão 300 mil reais brutos, o que dá 25 mil reais por mês.

Como investir 3 milhões de reais?

Além de considerar as alternativas do mercado financeiro e suas características, seu perfil de investidor e objetivos, é importante saber como investir corretamente. Afinal, não basta escolher um investimento e destinar todo o seu capital a ele.

O motivo é que o seu capital ficará exposto aos riscos de apenas um segmento, classe e mercado. Caso haja uma crise que afete a rentabilidade da alternativa escolhida, há mais chances de perdas financeiras.

Uma opção comum entre os investidores é diversificar o seu portfólio. Com a estratégia, você tem chances de reduzir riscos e potencializar o retorno da sua carteira.

A diversificação tende a ser uma abordagem mais complexa. Para ajudar nas escolhas, você pode contar com o auxílio de uma assessoria de investimento. Com ela, você terá o suporte de profissionais do mercado financeiro que atuam de maneira personalizada, conforme suas necessidades e desejos.

Com as informações deste artigo, você viu o que fazer com 3 milhões de reais. Agora, estude bem as alternativas do mercado financeiro para montar um portfólio equilibrado e rentável.

Se você precisar de suporte para estruturar a sua carteira de investimentos, conte com a Elo Forte, assessoria parceira do portal Eu Posso Investir, e abra sua conta na XP Investimentos!

Image Not Found

Diagnóstico financeiro gratuito!

Informações exclusivas por e-mail:

Baixe seu e-book

Investir com direção é muito mais seguro

Preencha o formulário para conversar com um assessor de investimentos:

Confira outros artigos

Converse com um assessor de investimentos: