Com a primeira versão lançada em 1999, o Porsche 911 GT3 surgiu com a proposta de reviver o clássico esportivo Porsche 911 — que se iniciou com o modelo Carrera RS de 1973. Com seus 360 cv de potência, era um dos carros mais velozes da época e fez sucesso no automobilismo.
Já em 2003 foi apresentado o Porsche 911 GT3 RS — uma versão focada para pistas de corrida que já entregava 400 cv. Vale saber que RS é a abreviação do termo alemão “rennsport” — ou “esporte de corrida”, que pode ser melhor interpretado para o português como “carro de corrida”.
Porém, em 2021, a montadora alemã trouxe a sétima geração do Porsche 911 GT3 RS. O modelo trouxe a evolução desse superesportivo sem deixar de lado o charme característico do modelo lendário.
Quer conhecer mais sobre ele? Acompanhe!
Quando o Porsche 911 GT3 RS foi lançado no mercado?
Anunciado em 16 de fevereiro de 2021, o novo Porsche 911 GT3 RS é um dos mais recentes casos de sucesso no mercado mundial entre as marcas de veículos de luxo.
A pré-venda do veículo foi disponibilizada nas concessionárias Porsche de todo o país após o seu lançamento, com entregas a partir do 2º semestre de 2021.
Qual o motor do Porsche 911 GT3 RS?
A novidade conta com um motor boxer de 4.0 litros de seis cilindros, com 510 cv de potência e 47,9 kgfm de torque. O que representa 10 cv e 1 kgfm a mais que a versão GT3 R. Além disso, o modelo disponível para o Brasil possui o câmbio de dupla embreagem PDK de 7 marchas.
Qual é a sua velocidade máxima?
Este conjunto faz com que esse superesportivo se comporte de maneira semelhante a um carro de corrida. Segundo sua ficha técnica, a aceleração vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos. Já a velocidade máxima é de 318 km/h com o câmbio PDK.
A prova do quão rápido é o novo GT3 está no tempo de volta no circuito de Nürburgring Nordschleife. O seu tempo foi 17,5 segundos mais rápido que a geração anterior, tornando-o recordista entre os carros da montadora.
Quais suas principais características?
Segundo a Porsche, o novo 911 GT3 RS adota tecnologias como aerodinâmica sofisticada, asa traseira de pescoço de cisne, que são itens originais da versão de corrida GT 911 RSR. Ele ainda tem o layout do eixo dianteiro de braços transversais duplos.
O modelo recebeu suspensão double wishbone na dianteira, melhorando as respostas e estabilidade nas curvas, enquanto a traseira tem um braço inferior com conexões uniball. Suas rodas são pretas e a cor dos cintos de segurança pode ser escolhida pelo comprador.
Esse carro também conta com dois displays digitais à esquerda e à direita do conta-giros central, exibindo pressão dos pneus, pressão do óleo, temperatura do óleo, nível do tanque de combustível e temperatura da água. Ademais, traz um assistente de mudança de marcha visual.
Quanto custa um Porsche GT3 RS?
O novo Porsche foi lançado com preços a partir R$ 1.099.000. Junto ao carro, é possível adquirir um relógio especial desenvolvido pela Porsche Design — que leva titânio na caixa e pode ser personalizado para se assemelhar ao GT3 adquirido.
Como você viu, a sétima geração do Porsche 911 GT3 RS é praticamente um carro de corrida com licença para transitar nas ruas. Além disso, representa o que há de mais moderno em design e tecnologia dentre as marcas de luxo.
Gostou do conteúdo? Aproveite e se inscreva em nossa newsletter e siga nossas redes Facebook e Instagram.