Soft Landing: o que essa estratégia significa na economia?

Receba um diagnóstico personalizado dos seus investimentos e potencialize sua carteira!

Em tempos de instabilidade econômica, autoridades monetárias ao redor do mundo recorrem a diferentes estratégias para mitigar riscos e preservar a estabilidade. Uma das possibilidades é o soft landing — você sabe o que esse termo significa?

Essa estratégia busca equilibrar o crescimento e controlar a inflação, sem provocar rupturas bruscas no ciclo econômico. Para quem já investe ou pretende começar, entender os fundamentos dessa manobra pode ser útil para proteger e rentabilizar seu capital.

Se esse é o seu caso, confira neste artigo, preparado pelo time do Portal Eu Posso Investir, o conceito de soft landing e o que essa estratégia significa na economia.

Boa leitura!

O que é soft landing na economia? 

Em tradução para o português, soft landing significa pouso suave. No mercado, esse termo se refere a uma estratégia de política econômica adotada por bancos centrais. O objetivo dessa abordagem é desacelerar a economia de maneira gradual e controlada.

Ela é adotada para evitar os impactos negativos de uma recessão e promover uma transição suave rumo a um crescimento sustentável. Na prática, o soft landing busca frear o crescimento econômico excessivo, geralmente acompanhado de pressões inflacionárias. 

Porém, o desafio das medidas adotadas está no equilíbrio, já que se o banco central agir com intensidade, ele pode criar ou aumentar a recessão — o que é chamado hard landing. Caso isso aconteça, fatores como emprego, consumo e investimentos podem ser prejudicados.

Por outro lado, se a resposta for tímida diante de um cenário de superaquecimento econômico, a inflação pode aumentar rapidamente. O problema desse cenário é a perda do poder de compra, o que prejudica consumidores e investidores. 

Como funciona a estratégia de soft landing?

Sabendo o conceito de soft landing, é válido conferir como ele funciona. O principal instrumento utilizado para implementar essa estratégia é a política monetária, em especial por meio do controle da taxa básica de juros da economia.

Ao elevar gradualmente os juros de um país, o banco central encarece o crédito, desestimulando o consumo das famílias e os investimentos das empresas. Geralmente, essa prática reduz a demanda agregada, o que tende a controlar a inflação.

No entanto, o aumento dos juros precisa ser feito de forma cuidadosa. Afinal, como você viu, elevações muito rápidas podem frear demais a economia, gerando desemprego e queda da produção. Para evitar uma resposta negativa do mercado, a comunicação se torna fundamental.

Um banco central que transmite confiança, previsibilidade e clareza em suas ações reduz a volatilidade que pode ser gerada nesses períodos. Isso porque ele permite que os participantes do mercado se ajustem de maneira mais eficiente às novas condições da economia.

Vale destacar que nem todo processo de desaceleração econômica é intencional. Em alguns casos, o soft landing é uma resposta a choques externos — como crises, guerras comerciais ou mudanças no comércio global — que pressionam a inflação e o crescimento.

Ademais, o aumento dos juros não é a única estratégia que pode ser usada para essa finalidade. Um soft landing também pode ser obtido com a redução de gastos públicos, aumento da arrecadação fiscal ou, ainda, intervenções no mercado cambial.

Quando essa estratégia foi aplicada?

Um dos exemplos mais emblemáticos do soft landing foi conduzido por Alan Greenspan, ex-presidente do Fed (Federal Reserve) — o Banco Central dos EUA. Em 1993, ele decidiu usar essa estratégia para reduzir os efeitos da recessão do início da década de 1990.

Nesse sentido, Greenspan começou a elevar os juros estadunidenses gradualmente, mas de maneira previsível. A estratégia contribui para a desaceleração da economia, promovendo uma redução controlada do PIB (Produto Interno Bruto) e da inflação, sem aumento significativo do desemprego.

O resultado foi um ciclo prolongado de crescimento econômico dos EUA sustentado durante a segunda metade dos anos de 1990. Esse período ficou conhecido como uma das fases mais estáveis da economia norte-americana nas últimas décadas.

Outro caso ocorrido nos EUA, porém, não teve o mesmo êxito. Em 2006, por exemplo, o Fed tentou novamente conduzir um processo de aterrissagem suave ao elevar os juros para conter o superaquecimento do mercado imobiliário.

No entanto, a medida acabou sendo insuficiente para evitar a crise do subprime, em 2008, que revelou falhas estruturais profundas no sistema financeiro. Os seus efeitos foram sentidos no mundo todo, trazendo prejuízos para milhares de investidores.

Esse contraste ilustra como o sucesso de um soft landing depende não apenas de política monetária adequada. Na realidade, o êxito da estratégia também está ligado a fatores externos e da saúde estrutural da economia em que ele é aplicado.

Vale destacar que, em 2022, o Fed voltou a buscar um soft landing ao elevar gradualmente os juros. Porém, até abril de 2025, a economia global permanecia instável, marcada por guerras comerciais, conflitos bélicos, altos níveis de endividamento soberano e persistente pressão inflacionária.

Qual é a importância do soft landing para o investidor?

Após ver exemplos de situações em que o soft landing foi aplicado, vale conferir qual é a importância dessa estratégia para o investidor. Seja para quem deseja ingressar no mercado ou aquele que já tem uma carteira montada, esse evento é relevante.

Durante um processo de soft landing, alguns ativos de renda variável podem sofrer ajustes de curto prazo devido à redução no ritmo de crescimento econômico e à elevação dos juros. Por outro lado, títulos de renda fixa tendem a ganhar atratividade, pois os resultados costumam estar associados à taxa de juros.

Ciente desse cenário, o investidor deve buscar maneiras de proteger a sua carteira contra a eventual volatilidade nesses cenários. Além disso, é possível aproveitar as oportunidades que surgem.

Por exemplo, é possível buscar ações, FIIs (fundos imobiliários) e outros ativos que estejam descontados — com o preço menor que seu valor. Investidores também costumam ser atraídos pela renda fixa, devido aos retornos potencialmente maiores com a alta dos juros.

O suporte de uma assessoria de investimentos contribui para encontrar as alternativas mais apropriadas para o seu perfil e objetivos. Adicionalmente, ela pode apresentar estratégias de proteção e como agir diante de um contexto de pouso suave.

Como você viu, o soft landing representa uma estratégia de política econômica, cujo objetivo é reduzir gradualmente o ritmo de crescimento sem mergulhar o país em recessão. Para o investidor, ele pode representar oportunidades ou a necessidade de proteger seu portfólio.

Você achou as informações desse post úteis? Aprenda mais sobre investimentos e leia nosso artigo sobre os ciclos de mercado!

Receba um diagnóstico personalizado dos seus investimentos e potencialize sua carteira!

Informações exclusivas por e-mail:

Baixe seu e-book

Investir com direção é muito mais seguro

Preencha o formulário para conversar com nosso time de especialistas:

Confira outros artigos

Converse com nosso time de especialistas:

Abra sua conta e tenha assessoria do time da Elo Forte para os seus investimentos. Preencha os dados abaixo e siga as orientações!

Abra sua conta e tenha assessoria do time da Elo Forte para os seus investimentos. Preencha os dados abaixo e siga as orientações!