O mercado financeiro nacional não é a única alternativa para os investidores que desejam diversificar a carteira de investimentos. Quem acredita que vale a pena comprar dólar hoje também pode encontrar oportunidades no ambiente internacional.
Para isso, entretanto, não é preciso comprar papel-moeda. Em vez disso, existem diversos investimentos que permitem se expor ao desempenho da moeda norte-americana — até mesmo sem sair do Brasil.
Quer saber quais são as principais alternativas para dolarizar e diversificar a sua carteira? Então continue a leitura e confira 5 formas de se expor ao dólar!
1. ETFs
Os ETFs (exchange traded funds) ou fundos de índice, como são conhecidos no Brasil, são fundos de investimento negociados em bolsa. Eles têm como objetivo replicar índices de mercado — inclusive internacionais.
Portanto, essa pode ser uma forma de expor parte do seu capital ao mercado internacional sem precisar enviar dinheiro para o exterior. Ademais, como o objetivo do ETF é espelhar o desempenho de um índice de referência, a sua gestão é passiva.
Assim, o gestor faz todas as movimentações necessárias, enquanto os cotistas precisam pagar uma taxa de administração para remunerar o serviço. Contudo, a gestão passiva faz com que a taxa possa ser menor que a cobrança dos fundos de gestão ativa.
2. Fundos cambiais
Já os fundos cambiais são veículos de investimento focados em moedas estrangeiras, como o dólar. Nesse caso, as cotas são disponibilizadas nas plataformas das instituições financeiras.
Vale saber que os aportes do fundo não são feitos diretamente nas moedas internacionais, mas sim em ativos ou derivativos atrelados a elas. Vale saber, ainda, que a volatilidade dessa modalidade tende a ser alta, especialmente pelas variações do câmbio.
Então é possível que a carteira desses fundos conte também com títulos de renda fixa, a fim de equilibrar os riscos.
3. BDRs
Os BDRs (brazilian depositary receipts) são certificados que representam investimentos emitidos no exterior. Eles são negociados na bolsa de valores brasileira (B3), existindo BDRs de ações, ETFs, títulos de dívida, entre outras possibilidades.
Então, embora você não esteja comprando diretamente o investimento estrangeiro, é possível se expor ao desempenho dele. Assim, além de poder lucrar com a valorização do ativo, há como receber proventos, caso a alternativa na qual o certificado está lastreado faça essa distribuição.
4. Ações de empresas estrangeiras
Outra possibilidade para quem acha que vale a pena comprar dólar hoje é fazer a conversão do câmbio e comprar ações de empresas internacionais. Nesse caso, é preciso ter conta em uma instituição financeira do exterior.
Desse modo, você pode acessar bolsas de valores internacionais e investir diretamente em grandes empresas estrangeiras, por exemplo.
5. Mercado futuro
Outra forma de se expor à moeda norte-americana é por meio dos contratos futuros de dólar. Nesse ambiente, não são negociados dólares em si, mas sim contratos derivados da moeda, o que permite que você se posicione quanto ao desempenho do câmbio.
Nesses contratos, a liquidação é apenas financeira e se baseia nas posições assumidas. Então ocorrem ajustes diários conforme os resultados, possibilitando que você obtenha ganhos com a variação da moeda.
Se você acredita que vale a pena comprar dólar hoje, é possível analisar essas 5 alternativas para se expor à moeda norte-americana. Dessa forma, você pode diversificar a carteira de investimentos para diluir riscos e aumentar o seu potencial de rentabilidade.
Gostou do conteúdo? Então envie este artigo para um amigo que também deseja investir em dólar!