Quem tem um maior apetite aos riscos encontra diferentes oportunidades de investimento no mercado acionário. Porém, a escolha de um papel não costuma ser feita de maneira aleatória ou por mera intuição.
Na realidade, o êxito no investimento em ações pode depender da estratégia utilizada. Por exemplo, o uso do stock picking pode ser uma forma de investir em ativos descontados. Você ainda não sabe como isso funciona e quer aprender mais sobre o assunto?
Então confira este artigo até o final e entenda o que é o stock picking e como usar essa estratégia de investimentos.
Aproveite!
O que é e como funciona o stock picking?
A expressão “stock picking” pode ser traduzida como “escolha de ações”. Na bolsa de valores, ela é conhecida como uma estratégia voltada à seleção de papéis que apresentam um bom potencial de valorização.
A sua utilização demanda ter em mente que, no mercado financeiro, preço difere de valor. O preço é a quantia financeira que o investidor deve desembolsar para adquirir um ativo. Por outro lado, o valor está relacionado aos benefícios que ele oferece.
Também cabe destacar que o preço de uma ação sofre influências da lei da oferta e demanda. Assim, quanto maior a procura por um determinado papel, mais caro ele deverá ficar. Em contrapartida, com o aumento da oferta, as chances de o preço cair aumentam.
Portanto, em diferentes momentos, pode acontecer de o preço do ativo descolar do seu efetivo valor, ficando mais barata ou mais cara — em relação ao que ele pode oferecer.
Logo, o stock picking consiste em selecionar as ações de companhias sólidas que estejam desvalorizadas, visando lucrar quando houver a recuperação do preço.
Quais são as principais vantagens dessa estratégia?
Uma das principais vantagens de usar o stock picking é a possibilidade de potencializar os ganhos com a compra e venda de ações. Afinal, você estará adquirindo o papel descontado — ou seja, com um preço menor do que ele efetivamente vale.
Assim, as suas chances de êxito também tendem a aumentar. Isso porque é comum o mercado corrigir as assimetrias entre preço e valor encontradas nos ativos, considerando que diversos participantes atuam com base nessa leitura.
Outro benefício trazido é a diminuição do risco da renda variável, ainda que ele não seja totalmente eliminado. Como a ação será comprada a um preço menor, caso ele não seja corrigido ao longo do tempo, a sua perda tende a ser pequena e controlada.
Como fazer stock picking?
Depois de ver o que é, como funciona e as principais vantagens de utilizar o stock picking, ainda falta aprender como fazê-lo. O passo inicial para selecionar ações por meio dessa estratégia é verificar se esse tipo de investimento faz sentido para o seu perfil e objetivos.
É preciso ter em mente que investir em ações apresenta um risco maior que investimento de renda fixa, por exemplo — inclusive diante da possibilidade de realizar perdas financeiras. Entendendo que isso faz sentido para você, considere:
- utilizar formas de avaliar o preço e o valor de uma ação (a exemplo da análise fundamentalista);
- adquirir ações descontadas;
- buscar por companhias sólidas e com boa saúde financeira;
- investir visando o longo prazo para diminuir os riscos;
- diversificar a sua carteira.
Entendendo mais sobre o stock picking, você poderá utilizar essa estratégia para potencializar os seus ganhos com as ações. No entanto, é preciso ter em mente que o preço de um papel pode subir ou cair e, consequentemente, você pode realizar lucros ou prejuízos, sendo preciso ter cautela.
Gostou deste artigo? Assine a nossa newsletter e receba novos posts assim que forem lançados!